Home > Subida ao Monte Carmelo: uma caminhada de fé, silêncio e encontro com Deus

Subida ao Monte Carmelo: uma caminhada de fé, silêncio e encontro com Deus


Com paisagens marcadas pela natureza, partilhas e momentos de espiritualidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou no mês de julho a III Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, reunindo 56 participantes em um percurso de 60 km. A caminhada, que teve início no Centro de Formação da Paróquia e terminou na Igreja Matriz, nasce como uma expressão concreta de fé, devoção e busca interior.

Peregrinação deste ano contou com 56 participantes (Adriano Santo / Pascom Paroquial)

Idealizada por um grupo de casais amigos ligados ao Encontro de Casais com Cristo (ECC), a peregrinação surgiu após um encontro com o pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, em que refletiram sobre o escapulário e a devoção à Virgem do Carmo. A partir dali, perceberam que a paróquia poderia ser reconhecida como santuário se incluísse, entre outros critérios, a vivência de uma experiência de peregrinação. Foi então que nasceu a ideia de criar uma peregrinação rumo à igreja, inspirada no exemplo dos santos carmelitas.

Luiz Rotta, 67, e Maria Ângela Rotta, 64, um dos organizadores da peregrinação, recordam com emoção o início do projeto: “A primeira edição teve apenas 25 pessoas. A ideia era testar o percurso, ver como o grupo reagiria. Mas desde o primeiro instante percebemos que estava nascendo algo grande”, conta Maria Ângela.

Organizadores relatam que a peregrinação é uma forma de conexão mais forte com Deus (Maria Rotta / Cedida)

A proposta cresceu e se fortaleceu a cada edição. A caminhada tem duração de dois dias (sexta e sábado) com início logo após a Missa matinal no Centro de Formação. Após alguns quilômetros em asfalto, os peregrinos seguem pelas estradas de terra, parando em Nova Pátria para o almoço, oferecido com carinho por Dona Solange. No final da tarde, chegam a Coronel Goulart para descanso e retomam o trajeto na madrugada de sábado. Espiritualidades, reflexões sobre os santos carmelitas, confissões durante o percurso e o apoio constante do padre Edcarlos tornam a experiência única e transformadora. A chegada ocorre por volta das 14h30 na Igreja Matriz, onde uma missa solene encerra a jornada.

Evento ocorre no mês de julho, próximo do dia da padroeira (Adriano Santo / Pascom Paroquial)

“É um caminho de silêncio e superação, mas também de partilha e solidariedade. Caminhamos sozinhos, mas nunca estamos sozinhos”, explica Maria Ângela.

A participação é aberta a todos, paroquianos ou não. Os custos envolvem apenas despesas básicas como transporte, alimentação, camisetas e apoio logístico, o que torna a experiência acessível e comunitária. “A cada passo, sentimos a presença de Deus, o amparo da Virgem Maria e o apoio dos irmãos ao nosso lado”, reforça Maria Ângela.

Testemunho

Larissa Couto Rissatto, 31, diretora do Acampamento de Oração Jovem da paróquia, participou das três edições da peregrinação e relata que a experiência tem sido, ano após ano, transformadora. “É uma forma de caminhar com propósito, saindo do conforto e mergulhando na fé. Neste ano, vivi uma peregrinação mais silenciosa, colocando diante de Deus as dificuldades do dia a dia”, partilha.

Larissa participou com o noivo e amigos da peregrinação deste ano (Larissa Rissatto / Cedida)

Ela recomenda a vivência a todos os fiéis: “A peregrinação é uma chave espiritual que abre o coração para os outros encontros da nossa paróquia. Quando eu silencio e me conheço, consigo servir melhor”. Para Larissa, a devoção à Nossa Senhora do Carmo se fortaleceu a partir da peregrinação. “Hoje entendo que ela só quer ser mãe: acolher, proteger, estar perto sem precisar de holofotes. E isso me tocou profundamente”, conclui.

A devoção à Virgem do Carmelo

A peregrinação leva o nome de Monte Carmelo em referência à tradição carmelita e à própria padroeira da paróquia, Nossa Senhora do Carmo. A proposta espiritual da caminhada é também uma forma de fortalecer a devoção mariana e aproximar os fiéis de uma vivência mais concreta da fé. “Quando entendemos a história dos carmelitas e o que Maria representa, tudo faz sentido: ela nos leva até Cristo e caminha conosco”, resumem os organizadores.

Serviço

A próxima edição da Peregrinação Subida ao Monte Carmelo ocorrerá em julho de 2026, com data exata a ser divulgada. Trata-se de uma caminhada espiritual de 60 quilômetros, com saída do Centro de Formação da Paróquia e chegada na Igreja Matriz, em Presidente Prudente (SP). O evento é aberto a todos os fiéis, tanto da comunidade quanto de outras localidades, e propõe uma vivência profunda de fé, superação e devoção à Nossa Senhora do Carmo.

Ao todo, peregrinação dura dois dias para percorrer cerca de 60 quilômetros (Adriano Santo / Pascom Paroquial)

Clique aqui e assista ao vídeo com o resumo da terceira edição do evento exibindo o trajeto, testemunhos e a força de vontade dos peregrinos. A peregrinação conta anualmente com a participação do padre Edcarlos. 

Acompanhe todas as informações do evento por meio da página no Instagram @peregrinacaocarmelo. 

Venha viver essa experiência única de encontro com Deus e de caminhada ao lado de Maria. Participe da próxima Subida ao Monte Carmelo!

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Formação de catequistas destaca a importância da evangelização no mundo digital

Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG). A formação […]

486737333_1104380095066401_7021317411705291955_n

Amigos do Trekking: espiritualidade, oração e amizade todas as terças-feiras

Todas as terças-feiras, às 20h30, na Capela do Salão Paroquial, ocorre o encontro espiritual Amigos do Trekking, um momento semanal de oração, louvor e adoração, promovido por campistas do Acampamento Trekking e aberto a toda comunidade. O projeto nasceu há cerca de 15 anos, quando um grupo de campistas começou a se reunir para rezar […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Comunidade celebra Tríduo e Festa em honra a São Padre Pio

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo convida todos os fiéis para participar das celebrações em honra a São Padre Pio, padroeiro da capela localizada no Parque Furquim. O tríduo preparatório será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, com a presença de padres convidados, e a Festa do Padroeiro ocorrerá no dia 23 […]