Home > o padre

o padre

Edcarlos Amorim Moreira

Em maio de 2023, com aproximadamente 17 anos de sacerdócio, o Xapuriense (quem nasce no município de “Xapuri / AC) disse sim a um novo desafio e se tornou o atual pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Filho de Manoel Moreira Neto e Ilza Amorim de Souza Moreira e integrante de uma grande família composta por um irmão, cinco irmãs e vários sobrinhos, padre Edcarlos Amorim Moreira nasceu no dia 19 de julho de 1975, na cidade de Xapuri, no estado do Acre. Com essas raízes, se mudou para Presidente Prudente (SP) há mais de 30 anos, mais precisamente no dia 11 de fevereiro de 1993.

Como um ser humano feliz em Deus e que ama a família, ele afirma ser sincero, honesto, orante, ama a Igreja Católica, ama Nossa Senhora, ama os sacramentos e, principalmente, a liturgia. Gosta de rezar e dar formação, pois com isso aprende ainda mais com as pessoas, daí vem o seu hábito de ler.

Somado a isso, o padre conta que ama praticar esportes como: pedalada, voleibol, Beach tennis, academia, entre outros. Ama estar junto com as pessoas (conviver), gosta muito de viajar (faz bem para o corpo e para a alma) e ama redes sociais (Instagram, YouTube) e está se organizando para iniciar um podcast, que irá se chamar “Padrecast”.

Em sua infância já brincava de celebrar missas. Entretanto, o seu chamado só ocorreu em agosto de 1997, aos 22 anos, quando participava do grupo de Jovens Deus de Israel, na Paróquia Santa Rita de Cássia. “Eu realizei três encontros vocacionais, uma semana de experiência vocacional. Em todos os domingos, a partir de agosto de 1997, eu estava no seminário visitando os seminaristas.”

A partir do seu “sim”, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente no dia 17 de fevereiro de 1998. Passado nove anos de estudos, foi ordenado diácono no dia 18 de fevereiro de 2007, às 10h, no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente.

Depois de dois meses, no dia 21 de abril, no mesmo local e horário, foi então ordenado sacerdote, pelas mãos do bispo diocesano, Dom José Maria Libório Camino Saracho (in memóriam).

Depois deste marco em sua vida e servindo diversas comunidades e paróquias, ele conta que seu maior desafio foi ser nomeado pelos padres da diocese como Representante de Presbíteros, pela primeira vez em novembro de 2014 e novamente em novembro de 2022, cuidando das questões relacionadas à vida dos padres, buscando ajudar, corrigir, visitar, conversar.

Antes de vir para o Santuário, padre Edcarlos esteve atuando na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Álvares Machado (SP) e, mais recentemente, em setembro de 2023, foi escolhido como Vice Presidente da Diretoria da Comissão Regional de Presbíteros – Regional Sul 1 do Estado de São Paulo.

No dia 2 de maio de 2023, tomou posse oficialmente na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, sendo recebido por toda a comunidade.

Admirador de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, seu maior sonho é ver os padres conquistando o Reino de Deus, juntamente com o bispo e o povo de Deus. Ele também compartilha: “Não descarto o desejo de fazer mestrado e doutorado em Liturgia, na Faculdade Santo Anselmo, em Roma na Itália.

“Que todos nós, padre e paroquianos, sigamos o exemplo da Virgem Maria e tenhamos sempre a coragem, garra, determinação, com o ‘sim’ verdadeiro, em subir o monte carmelo, no dia a dia, pela oração, participação da Santa Missa, trabalhos pastorais, vivência familiar exemplar, vida social digna, até encontrarmos o Cristo, Senhor, e descermos o Monte para ajudarmos os irmãos e irmãs a fazerem o mesmo! Que a Virgem do Carmo interceda por nós!”, conclui o padre.