Home > centro de formação

centro de formação

centro de formação Um dos elementos mais eficazes para a prática da Nova Evangelização é a realização dos Acampamentos Católicos. Estes retiros foram especialmente acolhidos e desenvolvidos na região de Presidente Prudente a partir da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no seu centro de formação.

“Foi uma ideia de propor algo com uma linguagem atualizada”, explica Eduardo Trevisani, responsável pela formação jovem da paróquia e ex-coordenador de acampamento. O acampamento propõe um retiro espiritual dos cristãos da vida corrida. É um tempo de interiorização, de criar um “deserto interior” (a exemplo de Cristo no deserto durante a Quaresma) para que as atitudes em relação à vida em geral (áreas afetivas, profissional, pessoal) sejam revistas e uma aproximação maior com Jesus Cristo seja feita em nome de uma renovação ou transformação da fé católica.

Em uma instância mais profunda, observa-se no acampamento o anúncio do querigma (o conteúdo mais importante de uma mensagem de teor cristão) de Deus. Este acontecimento é previsto, inclusive, na Bíblia. Em Gênesis 32,1s está escrito: “Jacó prosseguiu seu caminho e encontrou uns anjos de Deus. Ao vê-los, exclamou: É aqui o Acampamento de Deus! Por isso deu aquele lugar o nome de Maanaim.” Nesta ocasião, Deus prometeu ainda que os locais de acampamento seriam sempre abençoados e protegidos por se tratarem de espaço santo.

Assim, observa-se que os participantes dos acampamentos ganham a oportunidade de uma experiência muito profunda. “Ao realizar os desafios, as partilhas e as espiritualidades os campistas desenvolvem um senso comum de comunidade e de amor, reorganizando o seu interior e entregando a Deus todas as suas alegrias e tristezas”, explica o pároco da Maristela, Rodrigo Gomes de Moreno.

Ainda, em um clima de muito louvor, oração e amizade, as palestras e os testemunhos reforçam a mensagem de Deus, o reconhecimento do pecado, abertura do corpo ao Espírito Santo e à vida em comunidade, além da concretização da certeza da fé e da Salvação. É uma forma livre de tomar decisões.

As adorações ao Santíssimo Sacramento e a efusão do Espírito Santo promovem curas e libertações, além de propósitos firmes para mudança de vida. “A partir deste conceito, os acampamentos católicos passaram a recuperar famílias, casais em separação, jovens usuários de drogas, alcóolatras e também pessoas sem muitos problemas, mas que precisam de novo impulso em suas vidas”, diz Trevisani.

E para que este momento aconteça em plenitude, a programação dos acampamentos é sempre inteligente e dinâmica e requer espaço e estruturas adequadas. Tudo é simples e daí a opção por fazê-lo parecer muito mais um camping (barraca, banheiros coletivos, alimentação em família e entre irmãos etc.)

História de fé

A experiência dos acampamentos católicos na região de Presidente Prudente, em especial na paróquia Nossa Senhora do Carmo, na vila Maristela, teve como personagens o então padre Aurélio da Silva Ribeiro e um jovem, ex-jogador de futebol e recém-chegado da paróquia de Santa Rita, Astromar Miranda.

Em verdade, esta ação de desenvolveu no âmbito do projeto “Evangelização 2000”, idealizada no Vaticano pelo padre redentorista norte-americano Tom Forrest. No Brasil, tudo começou no estado do Rio de Janeiro e depois Minas Gerais.

A terceira região a receber o trabalho foi Presidente Prudente e assim, em 1996 foi realizado o 1º Acampamento Juvenil da diocese de Presidente Prudente. Deste, surgiram os demais como o Sênior, destinado a adultos; o Mirim, para crianças que acabam de terminar a catequese; o FAC, para adolescentes entre 12 e 15 anos; o JOAM, garotos e garotas de 16 a 18 anos; o Master, voltado para a 3ª idade; o acampamento da família; o de professores; o de oração, o de crisma, além do PHN (Por Hoje não), destinado a dependentes químicos. No fundo, todos envolvem aqueles que são responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa.

O sucesso com a evangelização oriunda dos acampamentos rapidamente se espalhou pela Diocese de Presidente Prudente e hoje, mais de 50 cidades realizam os mesmos acampamentos.

Em 2017, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo organiza, no centro de formação, um total de 18 acampamentos, sendo dois deles abertos para fiéis de todo território nacional. São eles:

Acampamento Mirim (Preparatório para a 1ª. Eucaristia);
Acampamento CES (Preparatório para a Crisma – “Confirmados no Espírito Santo”)
Acampamento de Casais (Para casais);
Acampamento de Noivos (Para noivos);
Acampamento da Família (Para pais e filhos);
Acampamento Retorno (Realizado de 2 em 2 anos para campistas que já fizeram os acampamentos FAC, JOAM e Juvenil);
Acampamento FAC – (Formando Adolescentes Cristãos – 12 a 15 anos);
Acampamento PAC – (Pais de Adolescentes Cristãos);
Acampamento JOAM – (Jovens e Adolescentes em Missão – 15 a 17 anos);
Acampamento Juvenil – (Para Jovens de 18 a 30 anos);
Acampamento Sênior – (Para adultos de 30 a 60 anos);
Acampamento Magnificat – (Espiritualidade com Nossa Senhora);
Acampamento de Oração Adulto e Jovem – (Espiritualidade voltada à oração por cura interior);
Acampamento Trekking – (Espiritualidade através de atividades radicais);
Acampamento Nacional – Trekking, Juvenil e Sênior (para pessoas de outros estados do Brasil)

missas

capelas