Tradição no mundo, todas as igrejas realizam novenas para preparar seus fiéis, reunir famílias e, principalmente, vivenciar momentos importantes com Deus. Neste mês de agosto, o Santuário Nossa Senhora do Carmo promove a Novena em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus e à Nossa Senhora do Sorriso. Já a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós realiza a novena em honra à sua padroeira, que será celebrada no dia 15 de agosto.
A novena é um encontro para orações, realizado durante o período de nove dias, que deve ser realizado por mais de uma pessoa. “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt, 18, 20).
Normalmente são realizadas como manifestação de devoção a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) ou à Virgem Maria, anjos e santos. Têm sempre objetivos muito bem definidos como: em busca de alcançar uma graça, agradecimento por uma graça recebida, pedido de discernimento em alguma situação, oração pela família, pelo país, intercessão por algo que tenha acontecido, entre outros.
São nove dias de oração, devoção e espiritualidade (Pascom Paroquial / Arquivo)
A prática das novenas começou entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a descida do Espírito Santo, quando passaram-se nove dias (cf. Atos 1,3; 2,1). Deste modo, a primeira novena ocorreu quando a comunidade cristã ficou reunida em torno de Maria e dos Apóstolos por este período.
Novena a Santa Teresinha e a Nossa Senhora do Sorriso
Realizada mensalmente de 9 a 17 de cada mês, a Novena Santa Teresinha reúne fiéis em Adoração ao Santíssimo, oração, recitação de 72 glórias (rosário de Santa Teresinha), desde 2002. Já a novena em honra à Nossa Senhora do Sorriso ocorre uma vez por ano, de 7 a 15 de agosto, desde 2020.
“Ambas são feitas com o objetivo de fortalecer a fé, buscar a intercessão divina e encontrar consolo e esperança nas dificuldades da vida”, explica Daniela Baruta, coordenadora da novena.
Daniela continua dizendo que, para os católicos, realizar as novenas como a de Santa Teresinha e a de Nossa Senhora do Sorriso são importantes para: “fortalecimento da fé, intercessão dos santos, esperança, consolação, disciplina espiritual, comunidade e tradição, pedidos e ações de graça”.
Novena de Santa Teresinha ocorre desde 2002 (Pascom Paroquial / Arquivo)
De acordo com a organizadora, o motivo de realizar essas duas novenas no Santuário, possui significados específicos e profundos. “Rezar pela intercessão de Santa Teresinha e Nossa Senhora do Sorriso é buscar orientação espiritual, intercessão em momentos de necessidade e inspiração para viver uma vida de fé, amor e simplicidade”, destaca Daniela.
Tanto é que Santa Teresinha do Menino Jesus é exemplo de simplicidade e amor. Já Nossa Senhora do Sorriso é conhecida por ser fonte de alegria e consolo.
Fiéis buscam orientação espiritual, intercessão e inspiração para viver a fé (Pascom Paroquial / Arquivo)
“A devoção à Nossa Senhora do Sorriso se originou da experiência de Santa Teresinha, que sentiu consolo e alívio de sua depressão ao ver uma imagem da Virgem Maria sorrindo para ela. Esta devoção é particularmente significativa para aqueles que buscam consolo em tempos de tristeza ou depressão”, fala Daniela.
Exemplo de devoção à Santa Teresinha está a agente da Pastoral da Saúde, Miriam Oliveira Hamanaka, 59. Participante da novena há mais de 20 anos, ela fala que é “um momento único e maravilhoso estarmos ali aos pés de Jesus adorando com a intercessão de Santa Teresinha”.
Já em relação à
motivação em participar desse evento, ela destaca: “Estar em oração e adoração junto com as demais missionárias, onde também rezamos umas pelas outras, isso nos fortalece cada dia mais”.
Miriam ainda cita que Santa Teresinha dizia: “’O caminho mais breve para chegar a Deus é o caminho do amor’, que ela chamava de ‘pequena via’. É o caminho do abandono, da confiança, da certeza de que o amor de Deus nunca pode nos faltar. Essas são as graças que buscamos”.
Novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Devotos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós na Capela que leva o nome da Santa realizam do dia 6 a 14 de agosto, às 20h, a novena em honra a sua padroeira. Durante os nove dias, a capela vem meditando um tema diferente e conta com diversos pregadores. A novena ocorre uma vez ao ano, desde a fundação em 2004, por meio de grupo que rezava os terços.
Novena ocorre na capela do bairro União (Pascom Paroquial / Arquivo)
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é um dos títulos que os fiéis deram à Virgem Maria com toda fé e carinho, originado na Alemanha, por volta do ano 1700. Na época, o pároco da capela de St. Peter, na cidade de Augsburg, encomendou um quadro de Nossa Senhora ao pintor e cristão fervoroso, Johann Schmittdner, que encontrou inspiração nas palavras de Santo Irineu, que diz: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, Maria por sua obediência o desatou”.
A coordenadora da novena, Valquíria Maria Felizardo, 36, explicou que “recorrer à intercessão dos céus, por Maria, com Maria, em Maria e para Maria. onde ela apresenta cada um e suas intenções a Jesus. Peça à mãe que o filho atende. Temos que divulgar essa linda devoção”.
Sobre a importância de participar da novena, ela diz: “Precisamos nos dedicar à prática de oração recorrendo à intercessão de Nossa Mãe Maria, permitindo que ela tome a nossa vida em suas mãos, mostrando com toda a sua docilidade, amor materno e poderosamente vem desatando cada nó, um a um, basta confiarmos e nos entregarmos sem reservas”.
Título Mariano surgiu por volta de 1700 (Pascom Paroquial / Arquivo)
A organização finaliza pontuando que cada um dos fiéis tem problemas. “Quem não tem nó a desatar em suas vidas? Em determinados momentos de nossas vidas, passamos por certas situações que nos parecem impossíveis de resolver, mas temos uma Mãe no céu mostrando que pode desatá-los.”
Serviço
A Novena de Santa Teresinha e Nossa Senhora do Sorriso estão ocorrendo diariamente, até o dia 17, na Igreja Matriz. Já a Novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós segue até o dia 14 de agosto, às 20h, na Capela localizada no bairro União.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]