Durante sete dias ininterruptos de adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do rosário e missas diárias, o Santuário Nossa Senhora do Carmo concluiu a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio, com o tema “A água viva do Espírito Santo”.
Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, milhares de fiéis participaram presencialmente e mais de 21.900 pessoas foram alcançadas pelas transmissões on-line, nesses dias.
A programação seguiu com duas missas diárias, além das orações do Santo Rosário durante 24h por dia. A comunidade ainda participou de três momentos de adoração das 2h às 3h30, com música e adoração silenciosa das 6h30 às 7h15 e das 19h15 às 19h30.
O padre Edcarlos explicou que o tema escolhido para esse ano remeteu ao Espírito Santo, que é essa água viva. “Os dons dele fazem as pessoas se tornarem limpas e vivas. Que o Espírito Santo derrame em cada um dos nossos corações essa água pura.”
Padre Edcarlos presidiu a missa de encerramento e queda das muralhas (Pascom Paroquial / Arquivo)
O Cerco de Jericó tem como base uma passagem do Antigo Testamento, quando Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu para atravessar o rio Jordão e tomar posse da Terra Prometida. Assim, o Cerco de Jericó consiste em uma semana “incessante de batalha espiritual” para derrubar as muralhas, cercar os inimigos com orações e louvores, e esperar que Deus haja.
O marco principal destes dias é a entrada da Arca da Aliança, o toque da trombeta e a queda das muralhas, que aconteceu no último dia do evento, durante a celebração de Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos).
Esse ano, durante toda a semana, a comunidade pode ter a graça de receber um padre diocesano diferente a cada dia para celebrar o Cerco de Jericó. Entre eles, estava o padre Thiago Calçado, que é diretor acadêmico de formação de Jundiaí.
Mesmo tendo presidido essas celebrações em outras paróquias, essa foi a primeira vez que o sacerdote esteve no Cerco do Santuário. “Foi uma experiência enriquecedora, onde o Espírito se fez presente em cada momento, iluminando os corações”, fala.
Padre Thiago celebrou pela primeira vez no Cerco da Maristela (Pascom Paroquial / Arquivo)
O padre ainda destaca o quão excepcional foi o Cerco de Jericó. “Essa edição foi especial, pois ao mesmo tempo em que nos deixamos tocar pelos dons do Espírito, fomos sensibilizados pelo auxílio aos irmãos necessitados do Rio Grande do Sul”.
Entre os fiéis participantes está Lene Oliveira, que, desde 2019, frequenta esse evento para pedir e agradecer pelas bênçãos recebidas. “Cada ano uma bênção. Neste ano, Deus me livrou de uma dívida financeira que estava tirando meu sono e minha paz.”
Lene destaca que alcançou uma graça neste ano (Pascom Paroquial / Arquivo)
Para ela, é um privilégio poder participar e ter a graça de contemplar Jesus 24 horas por dia. “O primeiro Cerco foi em busca de voltar-se para Deus, buscar o perdão por ter me afastado de tudo, por ter abandonado o servir.”
Outra participante que frequenta o Cerco há três anos com a família e amigos foi Valéria Oliveira Scardazzi Silva. Ela conta que durante esses sete dias é possível, por meio da oração, ter momentos dedicados à muita entrega e confiança em Deus e na intercessão da Virgem Maria. “O Cerco aviva a nossa vida espiritual e nos provoca a ter mais comunhão com Deus e me faz refletir muito sobre as muralhas que me impedem de ter mais intimidade com Ele. A experiência que tive me fortalece.”
Valéria conta que participou durante todos os dias (Valéria Silva / Cedida)
Marcando presença todos os dias, Valéria conta que a edição deste ano foi de muita entrega e que se sentia transbordando do Espírito Santo de Deus, assim que saía da igreja.
“O Cerco tem um poder de resgate e cura muito grande. Eu vejo como um chamado para uma vida de mais oração. Ao mesmo tempo que aproxima mais as pessoas da igreja, nos traz a esperança das pessoas serem mais igreja na comunidade onde estão inseridas. Testemunhar a sua fé onde quer que estejam.”
Festa na Praça e Show de Prêmios
Durante os oito dias, a comunidade ainda pode se deliciar com um cardápio de dar água na boca na Festa da Praça. No último dia de sua realização ocorreu o primeiro sorteio do Show de Prêmios.
Lembrando que a rifa custa R$10,00 e ainda pode ser adquirida com os coordenadores de pastorais e movimentos, na Secretaria da Igreja e com as entidades beneficentes. Haverá sorteios todos os meses, até dezembro, quando será sorteado um carro 0Km.
Festa na Praça deu apoio aos fiéis que participaram do Cerco (Pascom Paroquial / Arquivo)
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]
No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]
Desde o dia 1º de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), vive dias intensos de fé, adoração e busca pela presença de Deus com a realização do Cerco de Jericó. A proposta de sete dias consecutivos de oração, Santa Missa e Vigília Eucarística tem mobilizado a comunidade, que vem movimentando […]