Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG).
A formação teve como objetivo refletir sobre os novos desafios e oportunidades da evangelização no mundo contemporâneo, marcado pelas tecnologias digitais e pela presença cada vez maior da inteligência artificial no cotidiano das pessoas.
Em entrevista, Dom Edson Oriolo destacou a importância da Igreja utilizar os recursos digitais como aliados na missão catequética: “A Catequese é uma preocupação da Igreja em falar sobre as verdades de Jesus Cristo, a Igreja e o homem. No contexto da sociedade contemporânea, precisamos de novas metodologias, metas e estratégias para anunciar cada vez mais essas verdades. O mundo digital também precisa receber a mensagem revelada”.
Dom Edson Oriolo debateu sobre a importância da IA na evangelização (Pascom Diocesana / Cedida)
Ao ser questionado sobre a inteligência artificial, o bispo reforçou a prudência e a sabedoria da Igreja: “A Igreja é sempre prudente na sua ação evangelizadora. Jesus Cristo não perdeu a oportunidade de evangelizar, e hoje também não podemos perder. O mundo digital precisa ser evangelizado, para que a mensagem revelada chegue ao coração de tantas pessoas”.
Dom Oriolo deixou ainda uma mensagem especial aos catequistas:
“A Igreja não pode perder oportunidade para evangelizar. O mundo digital também precisa ser evangelizado, mas é preciso lembrar que a vivência sacramental é fundamental. Os sacramentos são a presença real de Cristo e devem estar no centro da vida cristã.”
“Catequese é a pastoral do amor”
Para a catequista Vanessa Soares Rodrigues Simões, que atua na evangelização desde 2020, a formação foi um momento de renovação e aprendizado. Ela reforça que os recursos digitais, quando bem utilizados, são ferramentas importantes para a missão evangelizadora.
“Na evangelização e catequese, o uso da inteligência artificial tem crescido e acrescentado muito como forma de pesquisa e complementação de métodos e ideias. A catequese hoje utiliza o recurso digital como meio de evangelizar, atrair, divulgar e catequizar por meio das diferentes plataformas”, destaca Vanessa.
Vanessa Simões é catequista há 5 anos e avaliou positivamente a formação (Pascom Paroquial / Arquivo)
No entanto, a catequista ressalta que nada substitui a vivência comunitária: “Assim como Jesus usava todos os recursos que possuía para evangelizar, a Igreja hoje tem ao seu lado as redes sociais e aplicativos, mas não podemos esquecer que é a presença, o contato humano e principalmente a participação nas celebrações que fortalecem nossa fé e a vida em comunidade”.
Ao falar sobre sua vocação, ela completou com emoção: “Escolhi ser catequista porque acho maravilhosa a missão de levar Jesus aos pequeninos e ver a sede e o amor que eles têm pelas coisas de Deus. A catequese é a pastoral do amor!”
Um passo à frente
A formação mostrou que, diante dos avanços tecnológicos, a catequese é chamada a dialogar com o mundo atual sem perder sua essência: levar Jesus Cristo a todos. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo segue firme em sua missão de preparar catequistas cada vez mais comprometidos, criativos e preparados para anunciar a Boa Nova com entusiasmo e amor.
Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um momento de fé, ternura e gratidão no último domingo, 26 de outubro, durante a Santa Missa com bênção dos animais, celebrada pelo pároco, Pe. Edcarlos Amorim Moreira, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A celebração, que já se tornou uma […]
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo deu início a um novo projeto pastoral que tem fortalecido os laços de fé e trazido proximidade entre os fiéis: a visita dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística às casas da comunidade para momentos de oração, bênção e celebração da Palavra. A iniciativa, idealizada pelo pároco, Pe. Edcarlos […]