Filho de Aldair José Alves dos Santos Junior e Célia Ferreira dos Santos, padre Aldair José Alves dos Santos Junior, 28 anos, nasceu no dia 9 de novembro de 1995, na cidade de Santo Expedito (SP). Tem uma irmã mais nova, Andressa Ferreira Alves dos Santos, e cresceu na zona rural. Com criação simples, teve uma boa educação e desde pequeno sempre cultivou a fé católica, a exemplo de sua avó, Raimunda.
Aldair nasceu no município de Santo Expedito (Aldair Junior / Cedida)
“Fui uma criança que gostava muito de brincar: bicicleta, brinquedo, escrever na lousa da escola. Passava a tarde inteira brincando. Gostava também de assistir desenhos animados e seriados e até hoje eu gosto”, relembra padre Aldair.
Sempre com sorriso no rosto, sua grande característica é a amizade e o bom humor. “Gosto de estar de bem com a vida, pois aprendi que a vida é um dom e só se vive uma vez. Procuro fazer cada dia valer a pena.” Já nas horas vagas, ele diz que gosta de dormir, assistir bons filmes e ler livros de teologia e espiritualidade.
Aldair e família durante visita no Santuário de Aparecida (Aldair Junior / Cedida)
Sua cor favorita é azul e a comida preferida fica por conta do macarrão e lasanha. Quando perguntamos qual a primeira pessoa que vem à cabeça, ele responde: Deus. Já o seu lugar de refúgio é a casa de seus pais, em seu quarto. Sobre seu maior medo, a resposta são teus pais e avós.
Em seu coração, carrega consigo os três momentos mais marcantes de sua vida: “O primeiro foi o nascimento da minha irmã em 2005, uma alegria imensa no coração, foi para nós um presente. O segundo foi meu ingresso no seminário em 2012, todos choramos. Por fim, o terceiro foi referente às minhas duas ordenações: a de diácono e a de sacerdote”, fala.
Ordenação Presbiteral ocorreu em 9 de junho de 2023 (Aldair Junior / Cedida)
Com metas para o seu futuro, como ajudar seus pais a terem uma casa própria, conhecer os lugares santos como o Vaticano e a Terra Santa, e levar o máximo de almas para Cristo que puder, o seu maior sonho de infância era ser padre e esse já foi realizado.
Sobre o despertar vocacional, padre Aldair conta que ele veio aos cinco anos de idade. “Foi em uma festa religiosa em honra ao santo padroeiro de minha cidade natal – Santo Expedito. Fiquei encantado com o sacerdote. Em 2011, através de um amigo chamado Bruno Bispo, fui conhecer o Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja.”
Chamado à vocação teve início na infância (Aldair Junior / Cedida)
Apesar de seus pais sempre sentirem e apoiarem Aldair a seguir o chamado de Deus, ele compartilha que foi difícil o início do seminário, pois não tinha uma favorável aprovação do seu pároco de origem, por conta de sua pouca idade. “Eu tinha 15 anos, mas mesmo assim entrei graças aos conselhos do monsenhor Miguel, reitor do seminário na época.”
Com diversos momentos importantes nessa vida, padre Aldair recorda o quanto o Seminário é um lugar encantador. “Ali formamos uma grande família de irmãos. Aprendi muito com o seminário e fui muito feliz. No seminário era necessário viver a disciplina, o trabalho, o estudo e a oração.”
Até chegar hoje onde está, foram três anos de Seminário Menor em Presidente Prudente, sete anos no Seminário Maior em Marília e um ano pastoral em Euclides da Cunha Paulista.
Como parte do estágio pastoral, passou dois anos na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, um ano na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai, um ano na Paróquia São José de Euclides da Cunha Paulista, um na Paróquia Santa Bibiana de Martinópolis, um ano na Paróquia São Francisco de Paula de Narandiba, um ano na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Álvares Machado e dois anos e seis meses na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó.
Amigos seminaristas reunidos em Prudente (Aldair Junior / Cedida)
Para ele, Deus é a razão do seu pensar e existir. “Ele é a minha vida. Praticamente penso em Deus 24 horas. Hoje, eu quero fazer o meu melhor, mesmo quando não estou bem. Aqui na Nossa Senhora do Carmo ou em qualquer lugar por onde passar, quero ser um bom Padre e, se for merecedor, ser salvo.”
Padre Aldair assume oficialmente como vigário na Maristela (Aldair Junior / Cedida)
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]