Neste sábado, 3 de fevereiro, a Capela São Brás, do Parque Alexandrina, celebrará a Santa Missa em honra ao padroeiro, que será presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. Haverá procissão e bênção das gargantas.
Capela dedicada a São Brás fica localizada no Parque Alexandrina (Pascom / Arquivo)
“Esse santo representa um papel importante no contexto cristão, como um exemplo de fé e devoção, além de ser um intercessor venerado por sua proteção contra doenças da garganta e problemas relacionados aos animais. Sua história de sacrifício durante as perseguições aos cristãos também o torna um símbolo de coragem e resistência à fé”, destaca o padre Edcarlos Amorim Moreira, atual pároco da Maristela.
Santo é celebrado todo dia 3 de fevereiro (Pascom / Arquivo)
Sueli Aparecida Fernandes Silva, 48, é coordenadora geral da capela e participa há mais de 30 anos. “São Brás é um grande exemplo de fé para nós. É um privilégio servir aqui onde passei minha infância, casei e criei minha filha.”
Protetor dos males da garganta, a devoção ao santo ocorre em várias partes do mundo e aqui na região não é diferente. “Sempre recebemos aqui na capela pessoas que vêm participar das missas e dar testemunho, até de cura de câncer já tivemos conhecemos.”
História
O padre Edcarlos conta que São Brás foi um santo cristão do século III, conhecido por ser o padroeiro dos enfermos da garganta e dos animais. Segundo a tradição, ele foi um bispo em Sebaste, na Armênia, e foi martirizado durante a perseguição de Diocleciano.
Uma das histórias mais famosas associadas a ele é a de ter salvado uma criança engasgada com uma espinha de peixe, o que lhe atribui a proteção contra doenças da garganta. Ele é frequentemente representado segurando um báculo e uma palma, símbolos de seu episcopado e martírio. O dia de São Brás é comemorado anualmente em 3 de fevereiro.
Santo é conhecido por ser o protetor contra os males da garganta (Pascom / Arquivo)
Bênção
A bênção da garganta é importante para os fiéis católicos porque é vista como uma forma de buscar a proteção de São Brás contra doenças e problemas relacionados à garganta.
“Receber a bênção é um ato de fé e devoção, pois ajuda a prevenir, aliviar e/ou curar enfermidades da garganta. Além disso, a bênção da garganta também é um momento de comunhão e renovação espiritual para os fiéis que participam dela durante a festa de São Brás em 3 de fevereiro”, destaca o sacerdote.
Programação
Neste sábado, 2 de fevereiro, ocorre a Missa do Dia do Padroeiro. Todos estão convidados a participar desse momento de fé e devoção. Será às 19h30, iniciando com a procissão na Avenida João Marques Nogueira, em frente a casa da Ana Maria. A celebração especial será presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e haverá bênção da garganta.
A capela fica localizada na Rua Raimundo Sebastião Fonseca, 385, Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP).
Desde o dia 31 de janeiro, foram celebradas missas especiais, no Tríduo em preparação para o Dia do Padroeiro. Na quarta-feira (31), a missa foi presidida pelo padre Paulo de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Álvares Machado). Já na quinta-feira (01), o convidado foi o padre Sérgio Bonini (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Álvares Machado). O tríduo encerrou com a presença do padre Armando Nochetti na sexta-feira (02) (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Distrito de Montalvão).
Padre Paulo foi o primeiro a iniciar o tríduo em honra ao santo (Pascom / Arquivo)
Com o objetivo de acolher, confortar e integrar os doentes e idosos na vida da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza, toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, a Missa da Saúde. A celebração, iniciada em 2024, é organizada com carinho e dedicação pela Pastoral da Saúde, e conta com a presença de […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]