Home > Paróquia vive Novena de Natal e convida fiéis a celebrar o nascimento de Jesus

Paróquia vive Novena de Natal e convida fiéis a celebrar o nascimento de Jesus


A Paróquia Nossa Senhora do Carmo iniciou no dia 1º de dezembro a tradicional Novena de Natal, reunindo famílias, pastorais e movimentos em um caminho de oração e preparação para a chegada do Menino Jesus. A novena segue até o dia 17 de dezembro, sempre às 18h, na Igreja Matriz, e integra a programação especial preparada para este tempo do Advento tão significativo para os cristãos.

Este tempo litúrgico é um período de quatro semanas, que antecede o Natal e marca, para os cristãos, um tempo de preparação espiritual, esperança e vigilância. É um convite a renovar o coração, refletir sobre a presença de Deus na história e se preparar para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que é reconhecido como a luz que vem ao mundo para trazer salvação. 

Tradicional missa no dia do Natal será às 19h na Matriz (Pascom Paroquial / Reprodução)

Tempo de união

Para o pároco Pe. Edcarlos Amorim Moreira, a Novena de Natal tem uma missão fundamental dentro da vida da comunidade: “A importância da novena de Natal é que une a comunidade, une as famílias, ajuda as pessoas a melhor celebrarem o Natal, depois de terem preparado nove dias para poder acolher o Menino Deus que nasce. A gente não pode esquecer jamais que Jesus vem e nasce no nosso coração”. 

Segundo o padre, o objetivo espiritual da novena é recordar constantemente o amor de Deus revelado na encarnação de Cristo: “A Novena ajuda toda a comunidade, principalmente o padre, a tomar sempre consciência da importância do Natal, da vinda da encarnação do Verbo no meio de nós. É lembrar esse amor de Deus para com toda a humanidade”. 

Padre Edcarlos destaca a união que o natal traz nas comunidades (Pascom Paroquial / Reprodução)

Preparação

A paróquia vive este tempo de forma intensa, tanto na igreja quanto nas comunidades.

“A paróquia se prepara realizando essa novena aqui na igreja, mas também muitas pessoas estão fazendo nos seus bairros, nas suas comunidades, com amigos ou familiares. Elas se preparam assim, por meio da novena, para fazer uma bela festa”, explica o pároco.

A programação de Natal foi organizada para acolher toda a comunidade com momentos de oração e encenações durante as missas.

Refletindo sobre a mensagem natalina, o presbítero lembra que o nascimento de Jesus é a expressão da luz de Deus que ilumina toda a humanidade: “O Natal sempre deve ser, na vida do cristão, a encarnação do Verbo. Deus veio nos salvar. Precisamos acolher Jesus para que nunca vivamos nas trevas, mas sempre conforme a luz de Jesus”. 

Testemunhos

Tatiana Zambelli Von Ah foi uma das representantes do Acampamento Sênior na Novena de Natal. Participante do primeiro dia da novena, Tatiana descreve este tempo como uma oportunidade de encontro profundo com Deus.

“Celebrar a Novena de Natal tem sido um tempo de renovação interior. A cada encontro, sinto que Deus me convida a desacelerar, ouvir Sua Palavra e preparar verdadeiramente meu coração para a chegada de Jesus”, afirma Tatiana. 

Tatiane e família reunidos durante programação na Matriz (Tatiana Zambelli / Cedida)

Ela reforça a importância espiritual deste caminho: “A Novena ajuda os fiéis a entrarem espiritualmente no clima do Advento. Fortalece a fé, une as famílias e nos lembra do verdadeiro sentido do Natal”. 

Para ela, a mensagem natalina é fonte de paz e esperança: “O Natal me lembra que Deus se aproxima de nós com ternura. Ele nasce no coração humano, trazendo luz onde há escuridão. É o anúncio de que nunca estamos sozinhos”.

Outra fiel que participou do início da novena neste ano foi a Larissa Couto Rissatto, 31, uma das representantes do Acampamento de Oração Jovem. Ela define esta espiritualidade como um momento especial de recolhimento e oração. Destaca ainda que a novena ajuda os fiéis a se voltarem para o essencial. 

“É um passo importante para nos prepararmos para o Natal, juntamente com o sacramento da confissão. A novena nos ajuda a refletir e silenciar para a chegada do Menino Jesus”, diz Larissa. 

Serviço

Participe da Novena de Natal que segue nos dias 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro, às 18h, na Igreja Matriz. Também se prepare para as celebrações da Véspera de Natal, que será às 17h e 19h30, e da noite de Natal em horário único, às 19h.

“Desejo a todos um feliz e santo Natal, que Jesus nasça no coração, no olhar, no falar, no sentir, no agir, no ouvir, no caminhar de cada ser humano. Deus abençoe a todos”, finaliza o padre. 

A paróquia convida todos os fiéis a visitarem o presépio e a apreciarem a decoração natalina da igreja e da Praça da Matriz, preparada com carinho para este tempo santo.

Presépio está instalado no fundo da Igreja Matriz (Secretaria Paroquial/ Reprodução)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia vive Novena de Natal e convida fiéis a celebrar o nascimento de Jesus

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo iniciou no dia 1º de dezembro a tradicional Novena de Natal, reunindo famílias, pastorais e movimentos em um caminho de oração e preparação para a chegada do Menino Jesus. A novena segue até o dia 17 de dezembro, sempre às 18h, na Igreja Matriz, e integra a programação especial […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia lança campanha para reforma e modernização da Igreja Matriz

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente, iniciou a Campanha do Metro Quadrado, um importante projeto que visa arrecadar recursos para uma nova etapa da reforma e modernização da Igreja Matriz, localizada na Vila Maristela. As obras incluem a instalação de um forro acústico, a construção de um mezanino, a automação dos sistemas […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Voluntários da Paróquia participam de missão em Barco-Hospital no coração da Amazônia

Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do […]