Com o objetivo de acolher, confortar e integrar os doentes e idosos na vida da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza, toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, a Missa da Saúde. A celebração, iniciada em 2024, é organizada com carinho e dedicação pela Pastoral da Saúde, e conta com a presença de fiéis que buscam consolo, força e renovação espiritual, especialmente aqueles que enfrentam doenças ou limitações físicas.
Coordenada por Maria Cristina Cerazi Sartori, Vanessa Iliana Mendes Cintra e Ângela Arcanjo dos Santos, a Missa da Saúde é um convite à comunidade para se aproximar de Cristo por meio da oração e da solidariedade.
Atual equipe de coordenadores da Pastoral da Saúde (Maria Cristina Sartori / Cedida)
“Nosso propósito é integrar os enfermos e idosos à vida paroquial. Incentivamos os familiares a trazê-los sempre que possível e, caso necessário, buscamos em suas casas para que possam participar”, explicam as coordenadoras.
Durante a celebração, também é administrado o sacramento da Unção dos Enfermos, destinado àqueles que enfrentam enfermidades, estão em idade avançada ou passarão por intervenções cirúrgicas.
A escolha da primeira sexta-feira de cada mês está ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “Colocamos todos os enfermos e idosos no coração amoroso e misericordioso de Jesus, pedindo por sua cura, fortalecimento e paz interior”, destacam as responsáveis pela organização.
Missa da Saúde ocorre toda primeira sexta-feira do mês (Pascom Paroquial / Arquivo)
A Missa da Saúde é uma expressão concreta do carisma da Pastoral da Saúde, que se propõe a cuidar da pessoa em sua totalidade — corpo, mente e espírito. Além da celebração mensal, os agentes da pastoral realizam visitas domiciliares e hospitalares, levando a Eucaristia e a Palavra de Deus. Também mantem presença ativa em casas de repouso, com missas mensais e celebrações semanais. “Nosso carisma é ser uma Igreja samaritana, que vai ao encontro dos mais necessitados”, afirmam.
Para a agente da acolhida e integrante da Pastoral do Dízimo, Claudia Sapia, 59, a Missa da Saúde tem um valor especial. Desde a primeira celebração, ela participa ativamente, inicialmente como agente da acolhida e, agora, também como fiel assídua. “Sempre coloco as intenções de saúde para amigos e familiares. É engraçado, eles já até me pedem, porque sabem que acontece na primeira sexta do mês. Acho essa missa muito forte, muito especial”, relata.
Claudia destaca o momento da oração de São Camilo como um dos mais emocionantes da celebração. “É uma oração muito linda, que toca profundamente. Tenho certeza de que traz muitas graças para quem participa com fé. A missa é um verdadeiro bálsamo para quem busca consolo e esperança”, afirma. Para ela, a oportunidade de servir e, ao mesmo tempo, viver a fé de forma tão intensa é uma grande bênção. “Sou muito grata por poder estar ali, tanto ajudando quanto rezando.”
Claudia Sapia frequenta assiduamente as celebrações (Pascom Paroquial / Arquivo)
Em relação ao horário e a frequência das celebrações, Claudia também elogia: “A ideia de fazer todo mês foi excelente. O horário é acessível, a missa é linda e a Unção dos Enfermos traz muito conforto. Fica o convite: participem, tragam seus idosos. Vale muito a pena viver esse momento de fé e cuidado”, conclui.
Serviço
Toda a comunidade é convidada a participar e a colaborar com essa iniciativa de amor e fé que ocorre sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A próxima Missa da Saúde ocorrerá neste dia 2 de maio, às 15h, na Igreja Matriz.
Com o objetivo de acolher, confortar e integrar os doentes e idosos na vida da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza, toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, a Missa da Saúde. A celebração, iniciada em 2024, é organizada com carinho e dedicação pela Pastoral da Saúde, e conta com a presença de […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]