Home > Inscrições abertas: 2ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo” tem início dia 11 de julho

Inscrições abertas: 2ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo” tem início dia 11 de julho


O Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará a 2ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”,  entre os dias 11 a 13 de julho, com direção espiritual do padre Edcarlos Amorim Moreira. O grupo percorrerá aproximadamente 55 quilômetros em oração, saindo do Centro de Formação até a paróquia, com objetivo de reflexão sobre a vida e obra da padroeira da igreja, assim como crescimento espiritual.

Percurso  inicia no Centro de Formação da paróquia (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Os fiéis, principalmente da nossa comunidade, devem participar pelo motivo e amadurecimento espiritual mental e físico. Muitos já passaram pelo Centro de Formação e foi lá onde tivemos momentos de cura. Então, esse evento tem o intuito também de agradecer, desde onde fomos curados até o local onde nos mantém firme na caminhada, nossa paróquia”, explica um dos organizadores, André Rotta. 

Programação 

Para começar essa jornada, o grupo se encontrará, na noite de quinta-feira (11/07), na praça da paróquia, onde irão de ônibus até o local de início do trajeto. Neste primeiro dia, os peregrinos terão um momento de espiritualidade com o tema “São Simão Stock” e pernoitaram no local. 

Momentos de oração ocorrem durante toda peregrinação (Pascom Paroquial / Arquivo)

Ao despertarem, no segundo dia, terão um momento de espiritualidade com o tema “Escapulário” e sairão com destino à Nova Pátria, cujo percurso de 12,6 km representa o Primeiro Carimbo. Após participarem do almoço feito pela comunidade local e da espiritualidade com o tema “Santa Teresa D’ávila”, seguirão  9,4 km até a Capela Nossa Senhora Aparecida, marcando assim o Segundo Carimbo. 

Ainda naquela tarde e rumo até o Terceiro Carimbo, percorrerão 7,2 km até o Distrito de Coronel Goulart. No local, além de encontrarem toda uma estrutura para banho, cuidados pessoais, jantar e descanso, terão uma missa e espiritualidade. 

 Participantes contam com vestimenta, água e apoio durante o percurso (Pascom Paroquial / Arquivo)

Já o terceiro dia começará com o despertar às 4h30 e espiritualidade às 5h, com o tema “São João da Cruz”. Após o café da manhã, os peregrinos percorreram 12,5 km até a Capela São José Operário, onde ganharão o Quarto Carimbo e terão mais um momento de oração. 

Trajeto passa por capelas da região (Pascom Paroquial / Arquivo)

Dando continuidade à subida ao Monte Carmelo, o grupo seguirá para o Quinto Carimbo, cujo trajeto será de cerca de 2,7 km, até chegarem ao Cemitério Parque da Paz. Participarão de uma espiritualidade com o tema “Santa Teresinha do Menino Jesus”, almoçarão e seguirão mais 7,3 km até à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, recebendo assim, o Sexto Carimbo. 

Depois de um momento de oração e faltando pouco para concluir a peregrinação,  o grupo seguirá para o Sétimo Carimbo, que finaliza no Santuário Nossa Senhora do Carmo, caminhando mais 3,9 km. Ao chegarem no Santuário, participarão da espiritualidade “Monte Carmelo” e ganharão o Oitavo Carimbo.

“No caminho, teremos várias paradas, espiritualidades e pontos de apoio. Chegaremos por volta de 15h em nossa paróquia, onde haverá uma missa de chegada somente para os peregrinos e finalizaremos nossa peregrinação”, explica André. 

Encerramento ocorre na Igreja Matriz (Pascom Paroquial / Arquivo)

Tradição

A tradição de fazer a subida para o alto da montanha é algo marcante na história do Cristianismo, já que o monte é símbolo da habitação do Altíssimo (Sl 23/24) e representa o lugar de encontro com o Senhor onde se opera o extraordinário. 

Deste modo, a Virgem Santíssima elegeu o Monte Carmelo (onde, segundo a tradição, o profeta Elias havia operado grandes feitos em nome do Senhor) para irradiar, a partir daquele lugar célebre e sagrado, uma nova devoção mariana, hoje conhecida como Nossa Senhora do Carmo.

Por inspiração divina, no século XI, os primeiros carmelitas, seguindo um modelo de vida eremítica, estabeleceram-se ali e ergueram uma capela dedicada à Mãe do Senhor. Já o escapulário, popular entre os cristãos, foi entregue por Nossa Senhora ao superior dos carmelitas, São Simão Stock, em 16 de julho de 1251, como sinal da proteção e intercessão da Virgem do Carmo contra os inimigos e na busca pela salvação.

Para André, que estará presente pela segunda vez, o evento representa uma grandiosidade. “Fomos os pioneiros a fazer essa peregrinação e sei que só tende a crescer, sempre lembrando que no Centro de Formação fui curado e na Igreja Matriz me mantenho firme.” 

Inscrições

Com vagas limitadas de 100 pessoas e um custo de R$250,00, as inscrições podem ser feitas até no dia da  Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”. Cada participante terá o direito a um cajado, camiseta, duas jantas, dois cafés da manhã, dois almoços, banho, hospedagem, comida e água no trajeto, com ponto de apoio 24 horas.

Sejam paroquianos da comunidade ou não, qualquer pessoa que tenha o desejo pode participar. Lembrando que a inscrição pode ser feita até o dia 11 de julho, entretanto é necessário realizá-la o quanto antes devido as camisetas e aos cajados ficarem prontos. Clique aqui para se inscrever.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia promove Semana da Família com missas diárias e curso sobre São José

De 10 a 16 de agosto, a Igreja no Brasil celebrará a Semana Nacional da Família, uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A data é um convite para que as comunidades se reúnam em oração, reflexão e ações concretas em favor da vida familiar, […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Subida ao Monte Carmelo: uma caminhada de fé, silêncio e encontro com Deus

Com paisagens marcadas pela natureza, partilhas e momentos de espiritualidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou no mês de julho a III Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, reunindo 56 participantes em um percurso de 60 km. A caminhada, que teve início no Centro de Formação da Paróquia e terminou na Igreja Matriz, nasce como […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Paróquia fortalece a solidariedade com a Pastoral Social e implanta Pastoral da Pessoa Idosa

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, vive um tempo especial de renovação do compromisso com os mais necessitados por meio do fortalecimento de ações sociais. Duas frentes têm se destacado: a reorganização da tradicional Pastoral Social, antes conhecida como “Vicentinos”, e a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa, que já começa a […]