Home > Em sua 30ª edição, Acampamento JOAM completa 25 anos de criação na Maristela

Em sua 30ª edição, Acampamento JOAM completa 25 anos de criação na Maristela


Entre os dias 27 a 30 de junho, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará mais uma edição do Acampamento “Jovens e Adolescentes em Missão” (JOAM). Destinado a jovens e adolescentes de 17 e 19 anos, o acampamento tem como temática um clima de guerra contra as maldades enfrentadas por cada campista.

Edição de número 30 será marcada por homenagens (Pascom Paroquial / Arquivo)

Com o lema: “Tropa de Cristo, qual é sua missão? Pregar o Evangelho e anunciar a salvação!”, seu objetivo é tornar os campistas novas “sentinelas da manhã”, ou seja, cristãos que anunciam a vinda do Novo Sol, que é Jesus Cristo. 

JOAM foi o primeiro acampamento no Centro de Formação da paróquia (Pascom Paroquial / Arquivo)

O JOAM ocorre na Paróquia Nossa Senhora do Carmo desde 1999, chegando em sua 30ª edição e completando 25 anos de história. Em torno de 3 mil jovens já se tornaram joanistas em todos esses anos. Normalmente, conta com mais de 200 voluntários trabalhando e o número de campistas varia de 100 a 130.

Centenas de jovens vivenciam esta experiência todos os anos (Pascom Paroquial / Arquivo)

A atual coordenadora do JOAM, Lauriana Paião dos Santos Lima, 46, conta que essa será uma edição especial, com festa comemorativa e muitas homenagens para reviverem essa história.

“Para a comemoração, buscamos reviver essa história trazendo, de alguma forma, as pessoas que ajudaram a escrevê-la dentro do acampamento, como os diretores e coordenadores que já deixaram suas marcas, com a intenção de mostrar a importância desse legado e darmos continuidade à essa obra tão linda!”, compartilha Lauriana. 

Acampamento é marcado por dinâmicas, reflexões, pregações e espiritualidade (Pascom Paroquial / Arquivo)

Durante esses oito anos do qual faz parte, a coordenadora fala que se apaixonou pelo JOAM de primeira quando ela e o marido, Marcelo, conheceram o acampamento. “Todas as pessoas que passaram por essa experiência durante a nossa estadia, desde campistas, pais, equipe, coordenadores e diretores deixaram de alguma forma uma marca em nós e muitos ensinamentos!”, diz. 

Para celebrar com carinho esses 25 anos, Lauriana antecipa que o acampamento seguirá normalmente com os horários, dinâmicas, desafios e momentos normais. Entretanto, haverá um dia especial de homenagens, que promete grandes emoções e surpresas para as pessoas que fizeram parte dessa história, como os coordenadores, diretores e diretores espirituais.

JOAM é voltado a jovens de 17 a 19 anos, mas por causa da pandemia, também atendeu, nos últimos anos,  jovens com 20 anos (Pascom Paroquial / Arquivo)

Passado

Mario Antonio Zanutto, 62, pecuarista, foi um dos idealizadores e fez parte do grupo de coordenadores que deram início ao JOAM. Ele ficou por volta de cinco anos conduzindo as atividades. De acordo com ele, o surgimento desse acampamento foi por meio da ida de Fernando Godoy e sua então esposa, Nancy, até Petrópolis, no Rio de Janeiro, quando trouxeram o FAC. Logo após, receberam apostilas do que seria o JOAM. Após um estudo, começaram a criar este acampamento na comunidade. 

“Fernandinho foi muito importante, pois ajudou a pensar. Criamos mais desafios, tínhamos vários integrantes, usamos os materiais. Foi um processo de entrega mútua, grande experiência, várias pessoas ajudaram, inclusive meus filhos”, afirma Mario. 

Segundo ele, o sentimento é de gratidão a Deus por tudo que Ele os ajudou e permitiu experimentar. “A gente teve dificuldades, como todos os pais têm com os filhos na adolescência, com eles tentando entender como é viver num mundo que tem mil escapes para as situações. Então, a gente aprendeu com o JOAM como ajudar os filhos no caminho de início da maturidade. Esse acampamento foi um divisor de águas.” 

O JOAM foi o acampamento que inaugurou o atual Centro de Formação da paróquia.

Futuro

Para as próximas edições, Lauriana costuma dizer que o JOAM melhora, aprimora, amadurece e se renova a cada ano. “Cada um de nós, que fez, faz e fará parte do acampamento, deixa a sua marca de forma muito evidente contribuindo para que esse legado se propague e se fortaleça em Deus, acima de tudo! Numa comunidade com tantos acampamentos e pastorais, é lindo ver o quanto crescemos juntos, todos se ajudando, se desdobrando para servir em cada um deles e ver essa obra crescer a cada dia!”

Missa na Matriz marca o encerramento do evento em 2023 (Pascom Paroquial / Arquivo)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Formação na Paróquia aborda o exorcismo e o papel do leigo na luta espiritual

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Paixão, morte e ressurreição: conheça o significado do Tríduo Pascal

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Santa: tempo de amor, entrega e renovação na fé cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]