Home > Santuário organiza montagem do altar da Solenidade de Corpus Christi

Santuário organiza montagem do altar da Solenidade de Corpus Christi


Nesta quinta-feira (30/05), as igrejas de Presidente Prudente (SP) se unem para celebrar a Solenidade Corpus Christi pelo centro da maior cidade do Oeste Paulista. 

A programação tem início com a Santa Missa Campal às 8h, na Praça da Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e são esperados a participação de mais de dois mil e quinhentos fiéis. 

“Como em todos os anos, é uma grande festa onde acontece o passeio com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, entre a Catedral São Sebastião até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida”, fala a catequista e ministra da Comunhão Eucarística Nancy Breda Braga, 65.

Trajeto e procissão têm cerca de mil metros (Pascom Diocesana / Arquivo)

Diferente dos anos anteriores, no qual o Santuário Nossa Senhora do Carmo participava da montagem do tradicional tapete, este ano houve uma novidade, como explica a catequista: “O tema desta Solenidade é: ‘Somos todos irmãos e irmãs’ e nossa responsabilidade é da montagem e decoração do altar em frente a Catedral são Sebastião, onde será realizada a missa e em seguida a procissão”. 

Este ano, o Santuário ficou responsável pela montagem do altar (Pascom Diocesana / Arquivo)

Para a montagem e decoração do presbitério, a equipe do Santuário contará com cerca de 60 pessoas, incluindo catequistas e jovens da comunidade. Já os itens utilizados serão: tecido, tapetes, cortinas e flores naturais. 

Solenidade

A tradicional celebração, que significa o Corpo de Cristo, homenageia o Sacramento da Eucaristia e recorda a ‘Quinta-feira Santa’, quando Jesus esteve com seus apóstolos para comer do pão e beber do vinho como forma de selar a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado. 

A celebração é um convite à devoção a este Sacramento, como também forma de festejar a presença viva de Jesus Cristo e renovar por meio da eucaristia o sacrifício Dele no calvário.  

As tradicionais procissões surgiram em 1279, na Colônia (Alemanha). A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos como uma homenagem pública a Cristo presente no ostensório. Já no Brasil, a festa passou a compor o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Os enfeites de rua surgiram na tradicional cidade mineira de Ouro Preto (MG).

Trajeto 

Assim como no ano passado, após o momento da Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão pelo tapete até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. O trajeto seguirá pela Avenida Coronel José Soares Marcondes (de frente da Catedral São Sebastião), passará pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes até passar por baixo do pontilhão.

Montagem do tapete por membro do Santuário em 2023 (Pascom Diocesana / Arquivo)

A procissão encerra na escadaria do Santuário com a bênção do Santíssimo Sacramento. Na sequência, haverá uma nova missa no interior da Igreja para os fiéis que foram apenas para a procissão, sem antes participar da celebração.

O Tapete

Há alguns anos, a responsabilidade por esse trabalho de confecção dos tradicionais tapetes é delegada aos grupos de catequistas, que também contam com a colaboração de crianças, famílias e outras pessoas da comunidade. Neste ano, serão cerca de 1.000 metros (1km) de trajeto e tapete.

Encerramento será em frente ao Santuário da Vila Marcondes (Pascom Diocesana / Arquivo)

A montagem no local começará às 4h da madrugada. De acordo com o vigário-episcopal da Primeira Região Pastoral, padre Sandro Rogério dos Santos, os materiais utilizados serão os mais diversos: “O material base do tapete ornamental é o pó ou palha de serra (ou serralha colorida manualmente). Como a criatividade não tem limites, os grupos utilizam também TNT, tampinhas de garrafas, casca de ovo, pó (borra) de café, linhas, tintas/corantes, cartões, areia, pedra, sal, sementes, EVA, retalhos, purpurina, folhagem, papelão, etc.” 

Para toda essa solenidade, cada paróquia do município é responsável pela montagem de um painel e contará com cerca de 600 pessoas envolvidas diretamente na confecção do altar e  do tapete artístico. 

Serviço

Você e sua família estão convidados a participar desta solenidade às 8h, nesta quinta-feira (30 de maio), em frente a Catedral São Sebastião, centro de Presidente Prudente (SP).

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Formação na Paróquia aborda o exorcismo e o papel do leigo na luta espiritual

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Paixão, morte e ressurreição: conheça o significado do Tríduo Pascal

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Santa: tempo de amor, entrega e renovação na fé cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]