Com o tema “Trata bem dele! A compaixão como exercício sinodal de cura”, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebe o V Congresso Diocesano da Pastoral da Saúde de Presidente Prudente, neste domingo (27/08).
Destinado aos Párocos/Administradores Paroquiais, Coordenadores e Coordenadoras Paroquiais da Pastoral da Saúde da região, o congresso é organizado anualmente pela Diocese de Presidente Prudente.
O objetivo do evento é “reunir os agentes para um dia de espiritualidade, formação, informação e confraternização”, explica a coordenadora da Pastoral da Saúde Diocesana, Helena Corrêa Cassiano, 72.
Dom Benedito, bispo diocesano, Helena Cassiano, coordenadora, e padre Marcos Paulo, atual diretor eclesiástico (Pastoral da Saúde / Cedida)
“Todos os participantes poderão esperar por uma boa acolhida; uma boa espiritualidade; subsídios para que levem e façam um bom trabalho com sua equipe paroquial”, enfatiza Helena.
Com mais de 600 inscrições, esse é o primeiro congresso dessa pastoral a ser realizado depois da pandemia. “Nesse ano de 2023, o evento acontecerá no nosso Salão Paroquial. Ele conta com inscrição de 30 reais por participante, onde haverá café da manhã e almoço”, fala uma das coordenadoras da Pastoral da Saúde do Santuário, Gislayne Maria Badan Ferreira, 57.
Ativa na pastoral há 23 anos, essa não é a primeira vez que Gislayne participa do congresso. “É uma forma de nos conhecer, confraternizar e trocar experiências com as outras paróquias da Diocese de Presidente Prudente.”
Encontro da Pastoral da Saúde no auditório do Santuário (Gislayne Ferreira / Cedida)
Neste ano, 46 participantes estão inscritos no evento. “É muito importante a participação no Congresso para nos manter informados, atualizados e receber formação a respeito de nossa pastoral”, afirma Gislayne.
Além de Gislayne, a Pastoral da Saúde no Santuário conta com mais três coordenadoras: Rosângela Oshida, Vera Fedato e Regina Theodoro.
Programação
8h: Chegada e café
8h30: Oração Inicial e animação;
9h: 1ª Palestra – “Prevenção: um ato de amor”
10h30: Intervalo;
11h: 2ª Palestra: – “A espiritualidade do agente de Pastoral: Vida, Morte e Luto” (Pe. Marcos Paulo Cestare – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Teodoro Sampaio);
12h30: Almoço;
13h45: Animação;
14h: 3ª Palestra” – “Saúde Mental: Falar e agir com sabedoria”
15h30: Santa Missa de Encerramento.
“O objetivo prático [da Pastoral da Saúde] é levar a Palavra de Deus para o mundo da saúde e dar assim uma forma de opção para pobres e enfermos. É uma das pastorais mais procuradas em seus serviços e daí decorre também a grande responsabilidade”, destaca Gislayne.
Atualmente, dentro da comunidade Nossa Senhora do Carmo, participam 142 ministras da Pastoral da Saúde, além de agentes que se juntam para visitação dos enfermos e membros da Igreja.
O Natal é uma das celebrações mais profundas da fé cristã. Mais do que uma data marcada por encontros familiares e símbolos tradicionais, ele recorda o mistério central do cristianismo: Deus que se faz homem, nasce em Belém e entra na história humana para trazer salvação, luz e esperança. Como recorda o Evangelho de São […]
O Acampamento Juvenil realizará, no dia 20 de dezembro, das 9h às 11h, sua tradicional Ação Social de Natal, desta vez levando alegria, acolhimento e presença fraterna aos idosos atendidos pela Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente (SP). A atividade contará com a participação de cerca de 50 jovens, que promoverão um momento de convivência, […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo iniciou no dia 1º de dezembro a tradicional Novena de Natal, reunindo famílias, pastorais e movimentos em um caminho de oração e preparação para a chegada do Menino Jesus. A novena segue até o dia 17 de dezembro, sempre às 18h, na Igreja Matriz, e integra a programação especial […]
Após alguns anos de pausa, um dos eventos mais esperados pela juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo está de volta: o Altas Horas na Igreja. Criado em 2015, o projeto surgiu para abrir espaço a temas relevantes e muitas vezes polêmicos, sempre com uma linguagem leve, dinâmica e próxima da realidade dos jovens. O […]