Home > Santuário se prepara para a Semana da Padroeira

Santuário se prepara para a Semana da Padroeira


compartilhe nas redes

Neste domingo (10/07), o Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) dá início a sua tradicional Semana da Padroeira com uma programação especial para homenagear a ‘carminha’. 

“Cada comunidade tem um santo padroeiro ou, no caso da nossa, uma devoção à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Celebrar a padroeira é agregar, nos valores da fé, ao próprio Cristo Jesus, a espiritualidade que o padroeiro, no caso a Virgem Maria, também nos impulsiona a realizar. Vamos render louvor a Deus por intercessão de Maria”, destaca o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

Imposição dos escapulários será feita no dia 16 de junho, dia da padroeira (Pascom Paroquial / Arquivo 2021)

Uma ornamentação especial foi criada para deixar o templo ainda mais bonito aos olhos dos fiéis neste período. Um dos que contribuiu nesse trabalho foi o Carlos Amaral. A decoração foi idealizada a partir das instruções do padre, que pediu que fizéssemos um altar voltado ao céu, que lembrasse o colo da Mãe.” 

A Pastoral da Ornamentação do santuário conta com cerca de 12 pessoas que ajudam em eventos e datas comemorativas. A promessa é de novidades no visual do altar que você irá conferir indo às celebrações. 

Outra área que também trabalha bastante nessas ocasiões é a parte de comunicação visual e de divulgação do evento. Haroldo Oliveira Filippi, 39, mais conhecido como Tato, foi o responsável pela elaboração e criação da identidade visual da Semana da Padroeira, baseado no tema “No colo de Maria” e a transição da paróquia para o santuário. 

“Embasei o projeto visual trazendo as cores do novo logotipo e criativamente me fundamentei no significado de Maria na minha vida particular e também nas ações e atuações da nossa Mãezinha na igreja e na vida de seus fiéis. As estrelas trazem esse significado e também o movimento e profundidade da arte. O tecido azul, além do movimento, representa a sua proteção e intercessão celestial e acolhimento aos seus filhos. O portal, o arco, representa nossa rainha intercessora que nos espera na santidade, na porta do céu! Por fim, as nuvens trazem a alusão ao céu onde Nossa Senhora foi assunta”, explica Tato.

Nos últimos dois anos, não foi possível realizar a maior festa gastronômica do Oeste Paulista, a Festa das Nações. Em 2022, o padre também optou por não realizar o evento, devido à situação sanitária. “Em vista disso, focamos ainda mais no valor espiritual tendo uma semana de dedicação a nossa Padroeira e realmente unindo, da mesma forma, as nossas pastorais e movimentos para honrar a Mãe. Por isso, convidamos todos que estejam junto conosco nos colocando no colo de Maria”, afirma o padre Rodrigo. 

Em relação à programação em preparação para o Dia da Padroeira, haverá missas, Grupo de Oração especial, momentos de espiritualidade com a Irmã Zélia e Rodrigão, Cenáculo de Oração e Luau Mariano.

Como parte das homenagens à padroeira, no dia 14 de julho, quinta-feira, cerca de 10 pessoas do Grupo de Jovens “Eu Vou Além” prepararam um Luau Mariano. Um dos responsáveis pelo momento é o Igor Akiyama, 22, coordenador do Grupo. Ele conta que haverá missa, exposição do Santíssimo Sacramento e uma homenagem a Nossa Senhora do Carmo a partir das 19h30. 

“É muito importante que os fiéis participem pois é um momento de  abastecimento na Eucaristia. O objetivo é dar uma importância a nossa padroeira e trazer os jovens de uma forma mais descontraída a uma missa, com os amigos das pastorais/acampamentos, e ainda acolher os que vierem de fora”, relata Igor. 

Luau contará com exposição do Santíssimo Sacramento (Pascom Paroquial / Arquivo 2021)

Já no dia 17 de julho, domingo, haverá o sorteio das capelinhas de Nossa Senhora do Carmo, que estavam em peregrinação pelas casas dos fiéis da comunidade. Solange Leon Moreno de Souza, 57, é uma das responsáveis pelas capelas, que passaram por mais de 15 famílias. 

“É importante receber a capelinha porque renova a nossa fé e é sempre uma alegria receber a nossa mãezinha em nossos lares. É muito lindo ver a alegria das famílias acolhendo isso”, conta Solange. 

Solange e o marido na Igreja com a Capelinha de Nossa Senhora (Solange Souza / Cedida)

Para abrilhantar ainda mais esta Semana da Padroeira, convidamos você e sua família a ouvir a música composta por fiéis do Santuário para homenagear a Mãe de Deus. 

Serviço

As missas noturnas serão transmitidas diariamente pelas redes sociais do Santuário. Não é necessário retirar senha para participar de forma presencial. A igreja fica localizada na Praça Coronel Goulart, s/nº, bairro Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP). 

Vale lembrar que todo dia 16 de cada mês ocorrerá uma Santa Missa por Cura e Libertação, onde terá o passeio do Santíssimo Sacramento, imposição dos escapulários e um momento especial com Nossa Senhora, trazendo uma catequese sobre a Mãe de Deus. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Pastoral Familiar dá início a Semana da Família nas comunidades

Durante este mês de agosto, o Santuário Nossa Senhora do Carmo vem realizando uma programação especial com missas nos lares e diversas atividades, em alusão a Semana Nacional da Família 2022. Cada capela se organizou para promover ações em alusão a este grande evento.  Assim como nos anos anteriores, “a Semana da Família foi pensada […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário acolhe projeto de dança “Magnificat”

Assim como outras maneiras de evangelização, dança também é uma forma de expressar a  alma, louvar, adorar e impactar o mundo, chamando a todos para o reino de Deus. “Porque fostes comprados por alto preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6,20) Diante disso, o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Trupalaio: jovens do Santuário levam alegria à órfãos e idosos de Presidente Prudente

Mais do que simplesmente falar de Jesus, o grupo de jovens nomeado “Trupalaio”, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, tem levado alegria, amor e carinho ao Lar Santa Filomena, Lar dos Meninos, Lar São Rafael, projetos, asilos e casas de repouso de Presidente Prudente.  Uma das coordenadoras do grupo, Caroline Lima Zavatieri, 23,  fala que […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Imagem de criança durante batismo viraliza e ganha o mundo

Durante o ano, dezenas de celebrações do Sacramento do Batismo ocorrem no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Em uma delas, a foto de uma criança ganhou repercussão e viralizou nas redes sociais do Brasil e até do mundo. Trata da Helena de menos de 1 ano, que com calma e tranquilidade, recebia a bênção do […]