No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, seguida de procissão até o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.
Este é o único dia que o Santíssimo obrigatoriamente sai em procissão pelas ruas (Pascom Diocesana / Arquivo)
O evento é organizado pelas paróquias da Primeira Região Pastoral e, neste ano, tem como tema: “Eucaristia, Pão de Esperança para o Caminho.” O padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da Primeira Região Pastoral, é o responsável por coordenar a celebração.
Paróquias de toda a cidade se unem para confeccionar 1km de tapete (Pascom Diocesana / Arquivo)
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo terá participação especial nesta grande festa da fé. Segundo Nancy Breda Braga, catequista e ministra extraordinária da Sagrada Comunhão, a paróquia ficou responsável pela preparação do altar onde será celebrada a Missa campal, bem como pela organização de mil cadeiras para acolher os fiéis.
“O altar será montado em frente à Catedral e decorado com flores naturais. Também vamos confeccionar um painel com o tema ‘Peregrinos de Esperança’, feito com tampinhas de garrafas, em um trabalho conjunto da Pastoral da Catequese e do Grupo de Jovens da paróquia”, destaca Nancy.
É o segundo ano que a paróquia ficará responsável pela montagem do altar (Pascom Diocesana / Arquivo)
A confecção dos tapetes neste ano foi definida por sorteio e dividida entre as paróquias da Primeira Região Pastoral, cada uma ficando responsável por um trecho. Ao todo, três reuniões foram realizadas para alinhar os detalhes da celebração, ficando acordado que a Paróquia Nossa Senhora do Carmo concentrará seus esforços na ambientação do altar, pelo segundo ano consecutivo.
Montagem do altar começará durante a madrugada (Pascom Diocesana / Arquivo)
Para o padre Reginaldo Barbosa da Silva, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Corpus Christi é um momento de reafirmação da fé na Eucaristia, sacramento central da vida católica:
“A celebração de Corpus Christi reforça a centralidade da Eucaristia na vida dos católicos. É um lembrete de que ela é fonte de comunhão com Deus e com os irmãos. Ao participar dessa solenidade, renovamos nosso amor e respeito pelo Santíssimo Sacramento”, afirma o sacerdote.
Milhares de fiéis são esperados para a celebração (Pascom Diocesana / Arquivo)
História
A Solenidade de Corpus Christi foi instituída no século XIII para celebrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A festa surgiu a partir das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon e do milagre de Bolsena, quando um sacerdote, ao celebrar a Missa, viu a hóstia sangrar, evidenciando a presença real de Cristo. Em 1264, o Papa Urbano IV oficializou a celebração para toda a Igreja por meio da bula “Transiturus de hoc mundo”.
A tradição das procissões e dos tapetes ornamentais, comuns em muitas cidades brasileiras, é uma forma de expressar reverência e adoração ao Santíssimo Sacramento. De acordo com padre Reginaldo, os tapetes decorativos expressam “reverência e beleza ao Cristo Eucarístico que passa pelas ruas, sendo adorado pelos fiéis”.
Serviço
Participe da Solenidade de Corpus Christi no próximo dia 19 de junho (quinta-feira), feriado nacional, às 8h, tendo início com a Santa Missa Campal em frente à Catedral São Sebastião, seguida de procissão até o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Vila Marcondes, Presidente Prudente.
A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]
A celebração de Corpus Christi reunirá milhares de fiéis de toda a Diocese de Presidente Prudente no próximo dia 4 de junho (quinta-feira), em uma das manifestações públicas de fé mais tradicionais da Igreja Católica. Como já é tradição, as paróquias da 1ª Região Pastoral se reúnem para organizar uma única celebração solene no centro […]
O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]
A comunidade do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Carmo viveu um momento histórico e inesquecível neste sábado, 16 de maio de 2026. Às 11h, fiéis, pastorais, movimentos, religiosos e autoridades participaram da Santa Missa de Criação e Instalação do Santuário Diocesano, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. A celebração marcou oficialmente a […]