Home > Santuário completa 58 anos de criação com missa especial 

Santuário completa 58 anos de criação com missa especial 


Com uma linda história construída ao longo dos anos e muita alegria em servir, na última quarta-feira (15/01), o Santuário Nossa Senhora do Carmo completou mais um ano de criação com uma missa especial! São 58 anos de história, que tornaram a paróquia conhecida em todo Brasil por sua evangelização, principalmente, com seu trabalho com acampamentos e cursos de formação. 

A Santa Missa especial foi presidida pelo vigário paroquial, padre Thiago Calçado, e reuniu os representantes das pastorais, movimentos e diversos grupos da comunidade. Também houve um momento da entronização solene de Nossa Senhora do Carmo e a oferta de flores para a Virgem Maria. 

Flores foram colocadas em homenagem à padroeira  (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Celebrar 58 anos da paróquia é celebrar a memória de tantas graças derramadas por Deus em nossa comunidade, é celebrar a vida de tanta gente que aqui encontrou o Senhor e descobriu o sentido para a fé”, destaca o presbítero. 

Segundo ele, a comunidade participou com muito entusiasmo. “Todos se emocionaram ao recordar momentos importantes da paróquia, sobretudo lembrando de padres e leigos que construíram essa história.” 

Padre Tiago destacou a importância de recordar a história da comunidade (Pascom Paroquial / Arquivo)

O sacerdote ainda conta que celebrar essa data foi uma honra, pois é filho dessa comunidade: “Vi meus pais se casarem nesta paróquia. Além disso, meus avós ajudaram na construção da primeira igreja. Sou filho dessa comunidade também”. 


Este momento especial também foi motivo de emoção e entusiasmo para Moacir Luís Maschia da Silva, que está há 55 anos no Santuário e atualmente participa da Pastoral da Acolhida. Ele conta que pôde rever amigos da comunidade que estavam distantes e abraçá-los na Paz de Cristo o fez ficar com olhos marejados. “Devemos abraçar mais as pessoas que gostamos, isso me fez bem, fiquei muito feliz, cheguei até me arrepiar.” 

Celebração marcou a unidade e promoveu reencontros (Pascom Paroquial / Arquivo)

Moacir ainda compartilha que começou a frequentar a paróquia em 1970 e que sua família foi pioneira na comunidade, pois sua mãe e tias participavam antes mesmo de sua fundação, quando ainda era uma capela de madeira. 

Em 1970, Moacir e sua família mudaram para uma casa a apenas cinco quadras da Igreja (Moacir Silva / Arquivo Pessoal)

Ao longo destes anos que frequenta a paróquia, o que mais lhe chama a atenção é a acolhida que os fiéis que chegam na comunidade tem dos demais. “Eu participo porque amo esta comunidade. Há cristãos que mudam de paróquia quando se troca o padre. Eu não troco, pois meu Deus continua o mesmo há 55 anos.”

Moacir se manteve firme na paróquia há 55 anos  (Moacir Silva / Arquivo Pessoal)

Outra que esteve presente foi a diretora do acampamento JOAM, Maria Eduarda Jacinto. O momento mais marcante da celebração para ela foi a homilia do padre Thiago e que não teve um minuto sequer que não sentisse seu coração bater mais forte com as palavras dele. 

“O que chamou a atenção foi o sentimento que ele reafirmava no nosso coração de tudo que vivenciamos aqui! Ele falando que a beleza da nossa comunidade está em nossas diferenças e olhar ao redor vendo tantas pessoas com jeitos únicos, mas que formam essa rede toda”, relata Maria Eduarda. 

Maria Eduarda participa há 13 anos na comunidade e destaca a união  (Pascom Paroquial / Arquivo)

Ela destaca ainda o quanto a paróquia realmente tem lugar para todo mundo. “É muito lindo ver a potência desta Igreja, a forma como ela se mantém ao longo dos anos independente das intercorrências, como quando passamos pela pandemia e como ela sempre está em busca de resgatar mais e mais.”

Participante na comunidade desde 2012, quando fez o seu 3º ano de Eucaristia, ela conheceu a comunidade através do seu irmão. Desde então, afirmar que é gratificante saber que faz parte dessa história. 

“Quando entrei na paróquia, sempre via as outras pessoas, o amor que eles sentiam e o quanto eles se sentiam parte de tudo. Eu queria fazer parte disso também, aqui é o meu lugar!”, destaca Maria Eduarda. 

Outro fator importante para ela é a união que é encontrada nesta comunidade. “Foi essa união a responsável por trazer minha família para mais perto de Deus e, nesse momento que estamos enfrentando com a saúde do meu irmão, não tem como explicar a força que estão nos dando. Só fazendo parte mesmo para entender”, fala. 

Além da união, também existe um grande clima de alegria, como finaliza o padre Thiago, demonstrando gratidão em poder somar forças nesta comunidade e oferecer um pouco dele. “Pertencer a essa família nos faz nos sentir mergulhados em um Pentecostes vivo, onde Deus se derrama em amor.”

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Jovem da paróquia será voluntária no Jubileu da Juventude no Vaticano

Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novena da Padroeira celebra fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo em Prudente

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Solenidade de Corpus Christi: Paróquia é responsável pelo altar da Missa Campal

No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]