Home > Mesmo em pandemia, paróquia vence as muralhas com oração e participação dos fiéis

Mesmo em pandemia, paróquia vence as muralhas com oração e participação dos fiéis


compartilhe nas redes

Com sete dias ininterruptos de adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do rosário e missas diárias, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, encerra neste domingo (23/05), a 22ª edição do Cerco de Jericó “Celebrando Pentecostes”

“Sem sombras de dúvidas, superou as expectativas! Mesmo diante da pandemia, nós tivemos uma avaliação positiva com relação à realização deste Cerco”, avalia o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.

Padre Rodrigo  avalia evento de forma positiva (Pascom Paroquial / Arquivo)

Diferentemente de 2020, o Cerco retornou com a participação presencial dos fiéis em todos os horários neste ano, sempre respeitando os 30% da capacidade local e os protocolos sanitários. 

“Tivemos uma excelente participação tanto que pudemos observar até pessoas oriundas de outras comunidades que passaram por aqui e realmente fizeram destes momentos de oração, um abastecimento na fé”, enfatiza o atual pároco da comunidade. 

O evento também contou com a participação de padres e pregadores convidados da Diocese de Presidente Prudente para tornar esse momento um encontro ainda mais profundo com Deus. A cada dia, um tema e um lema conduziram a espiritualidade do evento, destacando a participação de Maria e os dons do Espírito Santo para evangelização dos fiéis.

“Celebrar a espiritualidade do Cerco de Jericó é saber que temos um Deus que ‘luta’ as nossas batalhas cotidianas. Deus é nosso aliado. Um Deus que nos cerca de coragem para derrubarmos as muralhas de tudo aquilo que nos divide”, afirma o recém-ordenado sacerdote, padre Rafael Moreira Campos, que presidiu pela primeira vez uma Missa durante um Cerco de Jericó. 

Padre recém-ordenado celebra pela primeira vez em um Cerco de Jericó (Pascom Paroquial / Arquivo) 

24 horas de oração 

De acordo com a bíblia, a queda das muralhas só ocorreu por meio da força da oração de forma ininterrupta. Na paróquia, durante todo o evento, pastorais e movimentos se revezaram para rezar o rosário e celebrar as missas diárias, sempre em adoração. Diariamente, foram rezados 15 rosários e celebradas três missas, além de momentos de adoração e louvor com grupos musicais da paróquia.

Rosa Mescoloti, 56, agente da Pastoral da Saúde, integrante do Ministério de Cura e Libertação e uma das coordenadoras do AOJ (Acampamento de Oração Jovem), foi também uma das responsáveis por conduzir o rosário. Ela destaca que “a oração é o segredo para derrubar todas as muralhas e o rosário traz à frente nosso maior triunfo, que é Maria, aquela que intercede por nossas necessidades”.

Rosa atuando como intercessora durante o Cerco 2021 (Pascom Paroquial / Arquivo) 

De acordo com Rosa, várias graças foram alcançadas nas edições do Cerco de Jericó. Uma delas foi a recuperação da filha mais nova, após uma cirurgia para retirada de tumor no seio em 2019. Na ocasião, a operação médica estava marcada para uma terça-feira, durante o Cerco. Rosa fez questão de participar todos os dias e rezar pela filha.

“O que mais me surpreendeu é que o médico passou remédio para a dor, porque foi uma cirurgia grande e teve que mexer bastante, mas a Carol nunca tomou nenhum. Foi uma cirurgia abençoada e tranquila, graças às orações durante o Cerco”, relata a mãe.  

A coordenadora ainda aponta que sua maior motivação durante o evento é a alegria e a honra de poder servir a Deus. “É uma questão de fidelidade e obediência, sem isso o meu servir não tem sentido, assim como é amor e gratidão por tudo o que Jesus significa na minha vida e na minha casa.”

Para Rodrigo Naldi, 31, um dos pregadores do evento deste ano, o Cerco representa um momento de entrega e confiança e ao mesmo tempo é voltado para  direcionar a fé na oração. 

“Deus nos ensina a sermos persistentes, a mantermos a esperança de que mesmo as muralhas, os desafios maiores de nossas vidas, podem ser vencidos através do poder da oração e de um coração cheio de esperança, assim como foi com o povo de Deus no Antigo Testamento”, explica o pregador. 

Pregador Rodrigo diz que Cerco é momento de entrega e confiança (Rodrigo Fabrício / Cedida)

Além disso, Naldi reforçou a objetivo que o evento tem: “O Cerco de Jericó, assim como foi há milhares de anos, vem nos trazer uma esperança: através da oração, podemos em Deus ter nossas forças renovadas e o grande milagre que necessitamos, a queda da muralha, desde que façamos nossa parte como quem segue e serve ao Deus do Impossível”. 

Cerco em números

Em cinco dias de transmissões ao vivo (16 a 21 de maio), a Pastoral da Comunicação da paróquia conseguiu alcançar mais de 38 mil visualizações nos vídeos da página do Facebook e no canal do YouTube. Ao todo, foram 43 lives veiculadas e centenas de voluntários se revezando dia e noite para celebrar o Cerco. O evento finalizará com cerca de 168h de oração ininterrupta e a participação de seis padres de paróquias da diocese. 

Bastidores

Pensando em cada detalhe do evento, a paróquia conta com uma Pastoral da Ornamentação, responsável pela decoração do presbitério. Ela é constituída por cerca de 15 membros que se reúnem com o padre para discutir ideias, montar projetos e colocar em prática. 

Pastoral da Ornamentação reunida para preparar o Cerco 2021. Carlos aparece em primeiro plano (Carlos Amaral / Cedida) 

Carlos Amaral, 52, é um dos integrantes dessa pastoral e está desde 2017, quando tudo começou. Segundo ele, o grupo procurou inovar nesta edição. “O diferencial foi a muralha que fizemos de tijolo natural e o Espírito Santo, a pomba, feita em madeira com uma metragem de 2,5m. Deu todo um efeito especial pro tema deste ano.”

Pomba, representando o Espírito Santo, possui mais de dois metros (Pascom Paroquial / Arquivo) 

No ponto de vista de Carlos, a decoração vai além do olhar humano e tem a função de evangelizar. “O que me motiva é a fé. Essa é a coisa gostosa de estar junto com a comunidade e exercer esse meu ministério de colocar em prática, de transformar algo que é de decoração, de forma evangelizadora. Então é muito compensador e tudo é feito com muito amor.”

Próxima edição 

De acordo com o padre Rodrigo, a 23ª edição do Cerco de Jericó já tem data marcada para acontecer e será dos dias 29 de maio a 5 de junho de 2022. 

“Para o próximo ano, optamos por criar uma tradição em vincular o evento com a Solenidade de Pentecostes. Isso realmente será para nós de grande alegria podermos esperar a vinda do Espírito Santo, reunidos em comunidade, celebrando o Cerco de Jericó”, conclui o sacerdote. 

Você e sua família são convidados para viver esse momento em comunidade. Para participar da celebração de encerramento da 22ª edição do Cerco de Jericó desse domingo (23/05), às 19h, retire sua senha no site: senha.igrejamaristela.com.br. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]