Home > Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa


compartilhe nas redes

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por todos nós, na matriz e capelas. 

Pela primeira vez à frente desta “Semana Maior”, o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, considera que “foi uma semana de bençãos, o envolvimento das pessoas, a alegria das pessoas, a entrega das pessoas, a participação todos os dias, em cada horário das atividades”.

Missas e celebrações reuniram milhares de fiéis durante esta semana (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

O padre destaca o esforço da comunidade nesses dias. “O que mais me chamou atenção foi a dedicação e o empenho dos jovens. Não posso esquecer do esforço da Nancy aqui da paróquia, super dedicada em todas as atividades, sempre humilde, servindo,  não gosta de se aparecer, é para glorificar o Senhor mesmo”. 

A Programação 

No catolicismo, a Semana Santa não tem uma data fixa, ou seja, é uma data móvel, celebrada na última semana da Quaresma, com todos os eventos que levaram à crucificação de Cristo, terminando com o Domingo de Páscoa. 

O pároco explica a importância de todos participarem desses dias e vivenciarem um pouco do que aconteceu com Jesus  em seus últimos momentos na Terra. “É nela que celebramos o mais sagrado na fé católica, que é a ressurreição de Jesus Cristo”, completa. 
Neste ano, a programação iniciou com distinção, no dia 24 de março, com o Domingo de Ramos, quando a comunidade recriou a entrada de Cristo, em Jerusalém, e reconheceu mais uma vez Jesus como “Aquele que vem em nome do Senhor”.  Esse dia não é uma repetição apenas da cena, mas um sacramento da fé cristã, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Domingo de Ramos: é nesse dia em que Jesus vem como o Príncipe da paz, para restaurar Israel e a humanidade inteira (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Na segunda-feira (25/03), ocorreu a Celebração Eucarística seguida da “Procissão do Encontro” pelas ruas do bairro. Nesse dia, a comunidade reviveu o momento que marca o encontro de Maria (Nossa Senhora das Dores) com o seu Filho (Nosso Senhor do Passos), Jesus Cristo, carregando a cruz no caminho do calvário, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. 

Procissão do Encontro: momento em que a comunidade pôde meditar no doloroso encontro entre mãe e filho (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Na Terça-feira Santa (26/03), houve a Reflexão sobre as 7 Dores de Nossa Senhora, junto com a Celebração Eucarística, quando a comunidade pôde meditar sobre o doloroso encontro de Mãe e Filho, assim refletir sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o seu nascimento até a Sua morte na Cruz. Jesus sofreu a Paixão; a Virgem sofreu a compaixão por nós.

Grupo de teatro da paróquia encenou em várias celebrações (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

“Modificamos algumas coisas como a Procissão do Encontro, que passou a ser segunda-feira, e as 7 Dores de Nossa Senhora na terça-feira, porque é o dia em que celebramos os mistérios dolorosos”, explica padre Edcarlos. 

Na Quarta-feira Santa (27/03), além da Celebração da Palavra, teve ainda a Via Sacra Meditada com a participação do pregador Astromar Braga, durante o Grupo de Oração. Com o tema “Ele morreu por nós”, foram projetadas as imagens no telão da igreja de cada uma das 14 estações. 

Imagens das estações iam aparecendo no telão (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

“O objetivo foi viver a paixão e morte de Jesus Cristo. É algo muito forte na qual nós podemos dizer: experimentamos novamente as dores de Cristo. Não é ter um servo sofredor apenas, mas saber e descobrir que foi por cada um de nós que Jesus sofreu tudo isso, para me resgatar do pecado e para me dar o perdão de tudo, de todas as minhas faltas”, explica Astromar. 

Dando início ao Tríduo Pascal, na quinta-feira (28/03), ocorreu a Missa da Ceia do Senhor e, logo após, os fiéis puderam participar da Vigília Eucarística realizada este ano na própria Igreja Matriz, com a participação de centenas de pessoas.

Esse dia foi marcado pela Instituição da Eucaristia e o tradicional rito de lava-pés, em memória ao ato de Cristo lavar os pés de seus discípulos. Além disso, Jesus narra aos seus discípulos tudo o que aconteceria com Ele (a traição cometida por Judas Iscariotes e a negação de Cristo realizada por Pedro) e termina com sua prisão. 

Celebração da Ceia contou com encenação bíblica (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Na sequência, a Igreja fez referência à crucificação e morte de Jesus ao celebrar a Sexta-feira da Paixão, no dia 29 de março. 

As atividades começaram  às 16h, com o primeiro dia da Novena da Divina Misericórdia seguida da Celebração da Santa Cruz.

Rito conta com adoração à Santa Cruz (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Logo depois, Procissão do Senhor Morto em direção ao IBC, onde ocorreu a tradicional encenação da Paixão de Cristo, com um público estimado de mais de 2.500 pessoas.

“Essa encenação é muito importante para fortalecer ainda mais a nossa fé, crer no poder da cruz que nos leva para a vida eterna. Nós não devemos jamais esquecer do amor de Deus para conosco, esse amor que foi derramado para nos salvar, a fim de que nós possamos também dar a vida pelos nossos irmãos, no perdão e na misericórdia”, destaca o pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira. 

Encenação ocorreu pela primeira vez no IBC (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Aberto ao público, o teatro contou com cerca de 150 voluntários divididos em atores, manutenção e apoio. “São sete integrantes na coordenação do teatro e uma média de 60 atores. Existe ainda uma equipe de montagem, estrutura, iluminação e figurino, além do mistério de música e pregação, todos orientados pelo padre Edcarlos”, diz uma das diretoras de elenco, Ana Raquel Ersina Navarro. 

No penúltimo dia, no Sábado Santo (30/03), a comunidade participou de uma única celebração noturna, a Vigília Pascal, com a Crisma de 13 adultos, dos quais três deles também foram batizados, e os outros receberam a primeira eucaristia. O Sábado Santo é rico nos sinais, nos gestos e símbolos. Como também é quando Jesus trava uma batalha espiritual,  desce ao inferno e triunfa sobre a morte. Esse é um dos momentos mais aguardados durante a Semana Santa, pois representa o cerne da fé cristã: a vitória sobre a morte. 

Círio Pascal representa a luz de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)

Na Vigília Pascal, até as luzes da Igreja são apagadas e todos se reúnem na escuridão na qual ocorreu a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso representando o fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história. 

Por fim, a Igreja chegou ao dia mais importante da Semana Santa, o Domingo de Páscoa (31/03), ou seja, dia de celebrar a ressurreição do filho de Deus.  

Mais do que chocolate, ovos e doces, a Páscoa representa o caminho que liberta dos pecados, leva para uma vida de santidade e relembra, principalmente, a crucificação e ressurreição de Jesus, motivo esse para crer na vida eterna. 

O termo Páscoa deriva de ‘pessach’, oriundo do hebraico e dos termos pascha (latim), e paskha (grego). A festividade foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com um novo sentido, após a vinda de Jesus. 

A Igreja Católica inseriu a Páscoa no calendário durante o Concílio de Nicéia, em 325 d.C., e determinou que a primeira lua cheia, após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte, seria a data para se iniciar a comemoração, ou seja, que ocorresse  todos os anos durante o período que fica entre 22 de março e 25 de abril.

Por fim, padre Edcarlos compartilha que: “a  mensagem que fica para os cristãos é que a Igreja Católica é viva, é a Igreja de Jesus Cristo. Todos aqueles que realmente vivem o que ela ensina certamente serão ressuscitados com Cristo,  passarão por dores, por dificuldades, carregarão a cruz, cairão,  mas o Senhor sempre vai nos levantar. O Senhor está vivo e  ressuscitado no meio de nós, creiamos e obedeçamos a Ele todos os dias. Que Deus dê a todos uma Santa Páscoa”. 

Tempo Pascal

A partir do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, a Igreja dedica cinquenta dias para celebrar com grande júbilo este período que marca a vitória de Cristo sobre a morte. 

leia também

01CAPA

Pastoral Familiar retoma espiritualidades e fortalece vínculo a nível diocesano 

Na última terça-feira (03/09), a Pastoral Familiar do Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou a primeira espiritualidade para as famílias conduzida pelo assessor eclesiástico da Pastoral Familiar Diocesana, padre Tiago da Silva Carvalho. Com encontros mensais marcados ao longo do ano, cerca de 25 famílias estiveram presentes neste primeiro evento espiritual. “A espiritualidade com o […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário realiza 1º retiro em devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus

Nos dias 4 e 5 de outubro, ocorrerá pela primeira vez no Santuário Nossa Senhora do Carmo o retiro de Santa Teresinha do Menino Jesus, com a presença confirmada dos pregadores: Padre Edcarlos Moreira, Padre Tiago Medeiros, Irmã Zélia Garcia da Copiosa Redenção, juntamente com os cantores Amanda Vieira, Ana Moreira e da dupla Álvaro […]

01CAPA

Amor ao próximo: Trupalaio prepara nova formação para voluntários

No próximo sábado (31/08), o  grupo nomeado “Trupalaio”, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, preparou uma tarde de formação para os voluntários. Mais do que simplesmente falar de Jesus, eles têm levado alegria, amor e carinho a hospitais, asilos e casas de repouso de Presidente Prudente (SP).   “Na formação, faremos alguns momentos em que explicaremos […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Pastoral Familiar promove Semana da Família com programação especial na paróquia

O Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou, entre os dias 11 a 18 de agosto, a Semana da Família com uma programação especial que trouxe o tema: “A família é o coração de Deus aqui na Terra”.  Célula vital da sociedade onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração, a família é […]