Home > Formação na Paróquia aborda o exorcismo e o papel do leigo na luta espiritual

Formação na Paróquia aborda o exorcismo e o papel do leigo na luta espiritual


A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e leigos de outras igrejas participaram do curso, que teve como objetivo aprofundar o entendimento dos fiéis sobre a ação do demônio e o papel da fé cristã no combate espiritual.

Monsenhor Rubens é doutor em Direito Canônico, professor, escritor e membro da Associação Internacional de Exorcistas. Seu ministério é marcado pelo serviço à Igreja por meio da evangelização, da formação e da missão exorcística. Ao final da formação, ele incentivou os participantes a buscarem uma vida sacramental autêntica e uma espiritualidade sólida como forma de proteção contra qualquer influência maligna.

Formação foi realizada durante 4 dias no Salão Paroquial (Adriano Sato / Pascom Paroquial)

Ao longo da formação, que ocorreu no Salão Paroquial, foram abordados conteúdos fundamentais como a Teologia da Criação, a obra da Redenção, a ação ordinária e extraordinária do maligno e os meios que a Igreja oferece para enfrentá-la. Segundo monsenhor Rubens, conhecer esses aspectos é essencial para todos os fiéis. 

“Esse conteúdo faz parte do patrimônio teológico da Igreja. Não é algo reservado apenas ao clero. Quando compreendemos melhor como o mal atua e, principalmente, como já foi vencido por Cristo, vivemos a fé com mais consciência e confiança”, explicou.

Exorcismo é um sacramental instituído pela Igreja (Adriano Sato / Pascom Paroquial)

Durante os encontros, o presbítero também esclareceu a natureza e o propósito do exorcismo, destacando que se trata de um sacramental instituído e regulado pela Igreja. “Jesus não apenas nos deu o exemplo, mas também, a ordem de expulsar os demônios. O exorcismo é aplicado em situações de ação extraordinária do maligno, como obsessão, vexação ou possessão. Também pode ser necessário quando há influência maligna sobre lugares, objetos ou até mesmo animais”, destacou.

O monsenhor criticou ainda a forma como o tema é retratado pela cultura popular. “A maioria dos filmes apresenta o demônio como um ser onipotente, quase um deus do mal, o que é totalmente falso. O demônio é uma criatura decaída, limitada e que só pode agir dentro daquilo que Deus permite. Cristo já o venceu na cruz, essa é a grande verdade que deve guiar nossa fé”, afirmou. Ele indicou filmes que conseguiram se aproximar dessa realidade espiritual: “O Exorcismo” de Emily Rose e “Nefarious”.

Monsenhor Rubens é membro da Associação Internacional de Exorcistas (Adriano Sato / Pascom Paroquial)

A formação “O Leigo e o Exorcismo” foi uma oportunidade única para os paroquianos aprofundarem o entendimento sobre a realidade espiritual à luz da fé católica e reforçarem a confiança no poder salvador de Cristo, especialmente no contexto pascal em que se celebra a vitória do Senhor sobre o pecado e a morte.

“Esquecem-se também de um aspecto muito importante: ele [o demônio] já está vencido, derrotado por Jesus, que o venceu e superou na Cruz e levou cativo o seu cativeiro na ressurreição. Essa vitória pascal já é a nossa vitória!”, conclui o monsenhor. 

Para quem participou da formação, como é o caso de Vanessa Iliana Mendes Cintra, 48 anos, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, faz parte do grupo de coordenadoras da Pastoral da Saúde e atua como agente da Pastoral dos Agentes Protetores de Animais, o evento foi excelente e trouxe um conteúdo que ela considera extremamente relevante.

Vanessa avalia o evento como excelente e necessário (Vanessa Cintra / Arquivo)

Vanessa destacou que “aprender sobre verdades e mitos relacionados ao tema e, principalmente, a confirmação de que o mais importante é manter os olhos fixos em nosso Senhor Jesus Cristo, buscando segui-Lo e viver uma vida cristã autêntica”.

Por fim, a ministra afirmou que o curso contribuiu significativamente para o seu discernimento: “Aprendi mais sobre o que podemos e não podemos fazer, o que realmente procede ou não, além de aprofundar meu conhecimento e minha vivência da fé católica em sua essência”.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Jovem da paróquia será voluntária no Jubileu da Juventude no Vaticano

Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novena da Padroeira celebra fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo em Prudente

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Solenidade de Corpus Christi: Paróquia é responsável pelo altar da Missa Campal

No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]