Home > Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário

Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário


compartilhe nas redes

Todas as quartas-feiras, o Santuário Nossa Senhora do Carmo fica repleto de fiéis de toda região que participam do tradicional Grupo de Oração. Mas você sabia que, paralelamente a isso, jovens da comunidade atuam com os doutores da alegria no Salão Paroquial? 

De maneira simplificada, os “doutores” são uma pastoral criada para evangelizar as crianças enquanto seus pais estão ouvindo a Palavra de Deus, louvando e rezando no grupo dentro da Igreja. 

Cerca de 60 voluntários ajudam no doutores da alegria (João Pedro Rodrigues / Cedida)

“Somos uma pastoral na qual tem como maior missão, evangelizar as crianças da forma mais pura de amor que Jesus ensinou, através de gestos e cuidados. Os doutores nos mostram muito mais do que palavras bonitas, simples atitudes de amor e carinho, mas faz com que desde pequenos esses recebam o amor de Deus”, explica um dos coordenadores do grupo, João Pedro de Sousa Rodrigues, 22.

A cada semana, os “doutores” possuem uma programação que envolve dança de músicas da Igreja, brincadeiras, teatro que tem a ideia de evangelizar e uma partilha da Palavra de Deus, de forma simples, com as crianças. “Fora isso, nós sempre procuramos trazer novas ideias para o momento e, todo final de encontro, fazemos algo especial com um tema”, afirma o coordenador.

Encontros contam com teatros, músicas, dinâmicas e partilha da Palavra (João Pedro Rodrigues / Cedida)

São cerca de 60 voluntários divididos em duas equipes: criação e mídia. Isabela Soares de Melo, 16, faz parte da equipe de criação desde 2018, contribuindo para a organização das brincadeiras e dos teatros. “Nosso trabalho é muito importante. Eu amo ficar dentro da igreja e das crianças.”

Isabela [na ponta da direita] junto com as voluntárias do doutores da alegria (Isabela Melo / Cedida)

“Os adolescentes da nossa comunidade realizam um trabalho imprescindível junto às crianças, onde também servem e se encontram, uma dupla finalidade: celebrar, através da alegria, o servir junto a cada um, acolhendo as crianças, onde os pais estão também se abastecendo”, destaca o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

Serviço 

Os “doutores” ocorrem todas às quartas-feiras, no Salão Paroquial, localizado na rua lateral da Igreja, ao lado da secretaria. As crianças podem ser levadas durante o horário do Grupo de Oração, por volta das 20h até o encerramento da espiritualidade. O serviço voluntário é gratuito. 

“Todos os jovens a partir do CES, FAC, JOAM, são convidados a dar sequência a este chamado que receberam, este amor de Deus que experimentaram em nossos acampamentos e, por isso, os doutores também são uma porta de entrada para seguirem aquilo que vivenciaram nos acampamentos”, diz padre Rodrigo Gomes.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Grupo de Oração terá Via-Sacra Meditada na Semana Santa

A partir do dia 24 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo  dará início  a Semana Santa, momento sagrado e tradicional do calendário litúrgico católico. Entre as atividades especiais na Matriz, haverá na quarta-feira (27/03), a Via-Sacra meditada com o pregador Astromar Braga, dentro do Grupo de Oração.  “O objetivo é viver a paixão […]