Home > Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário

Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário


compartilhe nas redes

Todas as quartas-feiras, o Santuário Nossa Senhora do Carmo fica repleto de fiéis de toda região que participam do tradicional Grupo de Oração. Mas você sabia que, paralelamente a isso, jovens da comunidade atuam com os doutores da alegria no Salão Paroquial? 

De maneira simplificada, os “doutores” são uma pastoral criada para evangelizar as crianças enquanto seus pais estão ouvindo a Palavra de Deus, louvando e rezando no grupo dentro da Igreja. 

Cerca de 60 voluntários ajudam no doutores da alegria (João Pedro Rodrigues / Cedida)

“Somos uma pastoral na qual tem como maior missão, evangelizar as crianças da forma mais pura de amor que Jesus ensinou, através de gestos e cuidados. Os doutores nos mostram muito mais do que palavras bonitas, simples atitudes de amor e carinho, mas faz com que desde pequenos esses recebam o amor de Deus”, explica um dos coordenadores do grupo, João Pedro de Sousa Rodrigues, 22.

A cada semana, os “doutores” possuem uma programação que envolve dança de músicas da Igreja, brincadeiras, teatro que tem a ideia de evangelizar e uma partilha da Palavra de Deus, de forma simples, com as crianças. “Fora isso, nós sempre procuramos trazer novas ideias para o momento e, todo final de encontro, fazemos algo especial com um tema”, afirma o coordenador.

Encontros contam com teatros, músicas, dinâmicas e partilha da Palavra (João Pedro Rodrigues / Cedida)

São cerca de 60 voluntários divididos em duas equipes: criação e mídia. Isabela Soares de Melo, 16, faz parte da equipe de criação desde 2018, contribuindo para a organização das brincadeiras e dos teatros. “Nosso trabalho é muito importante. Eu amo ficar dentro da igreja e das crianças.”

Isabela [na ponta da direita] junto com as voluntárias do doutores da alegria (Isabela Melo / Cedida)

“Os adolescentes da nossa comunidade realizam um trabalho imprescindível junto às crianças, onde também servem e se encontram, uma dupla finalidade: celebrar, através da alegria, o servir junto a cada um, acolhendo as crianças, onde os pais estão também se abastecendo”, destaca o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

Serviço 

Os “doutores” ocorrem todas às quartas-feiras, no Salão Paroquial, localizado na rua lateral da Igreja, ao lado da secretaria. As crianças podem ser levadas durante o horário do Grupo de Oração, por volta das 20h até o encerramento da espiritualidade. O serviço voluntário é gratuito. 

“Todos os jovens a partir do CES, FAC, JOAM, são convidados a dar sequência a este chamado que receberam, este amor de Deus que experimentaram em nossos acampamentos e, por isso, os doutores também são uma porta de entrada para seguirem aquilo que vivenciaram nos acampamentos”, diz padre Rodrigo Gomes.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Pastoral Familiar dá início a Semana da Família nas comunidades

Durante este mês de agosto, o Santuário Nossa Senhora do Carmo vem realizando uma programação especial com missas nos lares e diversas atividades, em alusão a Semana Nacional da Família 2022. Cada capela se organizou para promover ações em alusão a este grande evento.  Assim como nos anos anteriores, “a Semana da Família foi pensada […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário acolhe projeto de dança “Magnificat”

Assim como outras maneiras de evangelização, dança também é uma forma de expressar a  alma, louvar, adorar e impactar o mundo, chamando a todos para o reino de Deus. “Porque fostes comprados por alto preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6,20) Diante disso, o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Trupalaio: jovens do Santuário levam alegria à órfãos e idosos de Presidente Prudente

Mais do que simplesmente falar de Jesus, o grupo de jovens nomeado “Trupalaio”, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, tem levado alegria, amor e carinho ao Lar Santa Filomena, Lar dos Meninos, Lar São Rafael, projetos, asilos e casas de repouso de Presidente Prudente.  Uma das coordenadoras do grupo, Caroline Lima Zavatieri, 23,  fala que […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Imagem de criança durante batismo viraliza e ganha o mundo

Durante o ano, dezenas de celebrações do Sacramento do Batismo ocorrem no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Em uma delas, a foto de uma criança ganhou repercussão e viralizou nas redes sociais do Brasil e até do mundo. Trata da Helena de menos de 1 ano, que com calma e tranquilidade, recebia a bênção do […]