Home > Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração


compartilhe nas redes

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus e é  fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. 

Presente em todo o país, o Apostolado da Oração é uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra da redenção, ou seja,  é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus. Tanto é que neste mês de abril mais três fiéis da comunidade se tornaram apóstolos do movimento após receberem as faixas do padre durante uma celebração eucarística.

“Oramos pela paz do mundo, pelas famílias, pela santificação dos sacerdotes, por todo o clero, pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, pelos que sofrem perseguições e injustiças, pelo Santo Padre e pela Igreja Católica, pelas almas do Purgatório e pelos desagravos ao Santíssimo Sacramento”, explica a coordenadora do Apostolado da Oração, Jorgina Célia Corrêa Bertocco, 76.

A fita é o sinal de pertença e entrega daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus (Pascom / Arquivo)

Os participantes deste grupo se dedicam diariamente às orações, que são divididas em três momentos: ao iniciar o dia, durante o dia e à noite, sempre pedindo ao Espírito Santo que abra o coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, rezando segundo as intenções do Papa para este mês, tomando consciência de estar na presença do Senhor, agradecendo e refletindo sobre a missão. 

“Avalio a atuação desse movimento na comunidade como sempre de crescimento e melhora. As mulheres e homens, que fazem parte, são muito empenhados, desejosos e realmente fazem com que a missão do apostolado seja realizada na comunidade”, destaca o padre Edcarlos Amorim Moreira. 

As práticas vivenciadas pelo grupo são fundamentais nessa missão:

  • Crença na Eucaristia, que conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, a serviço da sua missão;
  • Amor e devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está repleto de Jesus e dos Seus projetos;
  • Participação num grupo de vida, em união com outras pessoas que vivem o AO.
  • Formação contínua, que dá conteúdo à experiência profunda de comunhão com Jesus e o ajuda a crescer como apóstolo, como formação em temas relacionados diretamente com a sua vivência do AO.
Movimento possui grupos em várias parte do país e até do mundo (Logo / Reprodução)

Para a paróquia,  o Apostolado da Oração é de grande importância, “como o próprio nome já diz, são apóstolos enviados a viverem diariamente a oração pelas vocações, pela igreja, pela conversão dos pecadores, pelo bem da comunidade e pelo aumento da santificação cada vez mais dos fiéis da Igreja”, finaliza padre Edcarlos.

Serviço

Ao todo, o grupo conta com 38 membros no Santuário. Toda primeira sexta-feira do mês, às 14h, adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz. O grupo também conta com reuniões todo segundo sábado do mês, às 16h. No final do ano reunião realizam o congraçamento para o encerramento das atividades.

Para fazer parte do Apostolado da Oração, basta entrar em contato com a coordenadora Jorgina pelo celular (18) 99729-0286. Qualquer pessoa batizada, com mais de 16 anos, pode participar desde que se comprometa a levar à sério a missão de ser membro do Apostolado.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Milhares de fiéis concluem 25ª edição do Cerco de Jericó no Santuário

Durante sete dias ininterruptos de adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do rosário e missas diárias, o Santuário Nossa Senhora do Carmo concluiu a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio, com o tema “A água viva do Espírito Santo”.  Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, milhares de fiéis […]

Capa noticia

Novidade: Pastoral Familiar promove missa especial todo 3º Domingo do mês 

Formada por Deus, a família é a base de tudo e sempre esteve no centro dos planos dEle desde quando criou Adão e Eva e ordenou que frutificassem, se multiplicassem e enchessem a Terra (Gênesis 1, 28). Com isso, pela primeira vez, a Pastoral Familiar do Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará uma programação especial, […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

3ª edição da Festa na Praça tem início no Santuário

Sucesso na comunidade desde 2022, a Festa na Praça chega à terceira edição e contará com diversas barracas típicas para reunir a família e amigos. Com início neste sábado (11/05), o evento promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo ocorrerá até dia 18 de maio, a partir das 18h, junto com o 25º Cerco de […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Santuário dá início ao 25º Cerco de Jericó no próximo dia 12

Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira e com o tema “A água viva do Espírito Santo”, o Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) realizará a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio. Serão sete dias ininterruptos de muita oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e missas […]