A Capela São Brás, localizada no Parque Alexandrina, foi a primeira comunidade pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). No local, fiéis devotos deram início ao trabalho evangelizador lá em 1985.
História
Desde o início do bairro, as celebrações já ocorriam nas casas dos fiéis. Uma das primeiras moradoras que receberam a comunidade em sua casa para as missas e reuniões foram a Almerinda Silva e a Aliete Pereira Araújo.
Aliete Araújo, umas das pioneiras da comunidade São Brás (Pascom / Arquivo)
Aleite Pereira Araújo, conta que no ano de 1978 sua família se mudou para o bairro e no ano seguinte, as atividades da Capela começaram a ser desenvolvidas pelo Padre Aurélio.
“O meu Marido, Guilhermino Araújo, fazia uma espécie de tenda com lonas no nosso quintal, para servir como sala para as catequeses. Ele era funcionário da prefeitura e na época conseguiu a doação de algumas carteiras escolares usadas que serviram para a catequese das crianças. Uma das catequistas, Helena Costa, vinha semanalmente a cavalo do sítio vizinho São Pedro para ensinar a catequese às crianças do bairro.”
1ª Eucaristia celebrada Padre Aurélio (Aleite Pereira Araujo / Cedida)
Antes de ser construída a capela, Aliete compartilha que alguns anos depois, “aproximadamente em 1983, havia uma casa construída ao lado da minha, esta casa estava desocupada e o dono permitiu que ela fosse usada para as atividades da capela, a partir de então, esta casa passou a ser a nossa igreja.”
Aliete com os filhos na frente da capela em 1985 (Aleite Araujo / Cedida)
Em julho de 1986, Dom Antônio Agostinho Marochi, bispo diocesano na época, notou a necessidade de construir uma capela para essas celebrações e reuniões da comunidade. De início, foi dado o nome de São Paulo Apóstolo como santo padroeiro e a capela foi inaugurada no dia 26 de outubro do mesmo ano.
“Com o crescimento do bairro, viu-se a necessidade de realizar um aumento da Igreja. Como já havia uma paróquia dedicada a São Paulo Apóstolo na cidade, o padre Tuti, na época, achou por bem dedicar a capela a uma outra devoção popular que era São Brás”, explica o atual pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
Padre Tutti durante celebração no salão enquanto a capela era construída (Arquivo / Capela)
A devoção a São Brás começa mesmo antes da construção da nova igreja. Em 2003, a capela anterior foi demolida e, enquanto o templo ia sendo construído, as missas passaram a ser realizadas no salão ao lado do local até a conclusão da obra.
Foto da antiga capela sendo demolida. (Aleite Araújo /Cedida)
Em 2010, a capela foi reinaugurada pelo padre Antônio Girotti (Tutti) e Dom José Maria Libório Saracho, bispo diocesano na ocasião.
Capela São Brás após a nova construção (Pascom / Arquivo)
Atividades na Capela
Apesar de ser uma capela, muitas atividades são realizadas durante a semana. Às terças-feiras, a igreja conta com o Terço dos Homens. Na quarta-feira, ocorre a Celebração da Palavra e o Grupo de Oração. Aos sábados, o Grupo de Escoteiros e a Catequese promovem atividades e, aos domingos, Santa Missa. Por fim, também faz parte da programação o Apostolado da Oração que se reúne no primeiro domingo de cada mês.
Comunidade se reunindo para oração do terço (Pascom / Arquivo)
A capela também conta com atividades extras como a reunião de acólitos e coroinhas e conta com a Pastoral da Criança, que realiza visitas às gestantes e crianças para passar orientações e as acompanham, e com a Pastoral da Saúde, que visita enfermos.
Na área social, a igreja contribui com a doação de roupas e alimentos a famílias necessitadas da comunidade. Durante a pandemia, os fiéis se uniram para produzir marmitas e chegaram a entregar 350 refeições por dia.
De acordo com o padre Rodrigo, o plano é que a capela seja elevada e passe a contar com um padre exclusivamente para atender a comunidade. “A nossa pretensão é criar um Setor Pastoral onde pudéssemos ter um cuidado especial. Estamos aguardando a vinda de um novo auxiliar para que possamos ter esse cuidado a mais na comunidade.”
Sueli Aparecida Fernandes Silva, 47, é cozinheira e atua como coordenadora da capela há cerca de 25 anos. “Faço de tudo um pouco. Como faço parte dessa comunidade há muitos anos, as pessoas sempre me procuram para conversar, com dúvidas sobre liturgia, pedidos de ajuda. Também coordeno a Pastoral Vocacional, Pastoral da Acolhida e também trabalho com as famílias carentes.”
Devoção
Diversos testemunhos são relatados pelos fiéis. “São Brás livrou minha sobrinha que já estava ficando roxa engasgada com um pedaço de pão. Aqui na Capela tem vários testemunhos pela intercessão dele”, destacou a coordenadora.
Outro caso vem da Aliete Pereira Araujo, umas das pioneiras da comunidade. Com vários testemunhos e muitos livramentos pela intercessão de São Paulo Apóstolo e São Brás, ela conta que “o mais recente foi a cura de um câncer na garganta da minha vizinha e amiga, Terezinha Mesquita. Ela também é uma moradora antiga do bairro e quando descobriu a doença, entramos em oração por ela, toda a comunidade pedia a intercessão dos santos para que fosse curada e aconteceu”.
Estrutura
Com a construção da nova capela, o local ampliou sua capacidade para receber os fiéis devotos de São Brás. O espaço agora conta com salas de catequese, banheiros, cozinha e um salão, que no momento está desativado para passar por uma reforma.
Vista interna da Capela São Brás após a nova construção (Pascom / Arquivo)
Serviço
Atualmente, a comunidade do Parque Alexandrina tem missas aos domingos, às 8h30 da manhã, e também às quartas-feiras, às 19h30, a celebração que precede o Grupo de Oração. A igreja fica localizada na Rua José Elías Costa, 62, Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP).
São Brás é invocado contra os males da garganta e é celebrado no dia 3 de fevereiro, onde é realizada uma celebração religiosa com quermesse e tríduo preparatório.
Bênção da garganta no dia de São Brás é tradição (Pascom / Arquivo)
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o Vaticano será o centro das atenções de milhares de jovens católicos do mundo todo, que participarão do Jubileu da Juventude, parte das celebrações do Jubileu de 2025 da Igreja Católica. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, terá uma representante neste momento […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Novena da Padroeira, que ocorrerá de 7 a 15 de julho. Será um tempo especial de oração, gratidão e devoção à Virgem do Carmo, com missas diárias, presença de padres convidados e forte participação das pastorais da […]
No dia 19 de junho, a Igreja celebra uma das festas mais significativas para os católicos: a Solenidade de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. Em Presidente Prudente (SP), a celebração terá início às 8h, com a Santa Missa campal em frente à Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos […]
Desde o dia 1º de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), vive dias intensos de fé, adoração e busca pela presença de Deus com a realização do Cerco de Jericó. A proposta de sete dias consecutivos de oração, Santa Missa e Vigília Eucarística tem mobilizado a comunidade, que vem movimentando […]