Home > Capela São Padre Pio celebra Dia do Padroeiro e completa 6 anos de criação

Capela São Padre Pio celebra Dia do Padroeiro e completa 6 anos de criação


compartilhe nas redes

Todo 23 de setembro, celebramos o dia de São Padre Pio, padroeiro da capela do Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP), que agora em  2021 completa seis anos de fundação. O Santo, que dá nome a comunidade, é conhecido por viver uma vida de muita entrega e intensidade a Deus, ao ponto de receber os estigmas do Cristo.

História da capela

Até o ano de 2007, a comunidade do Parque Furquim pertencia ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes. Após uma redivisão das paróquias feita por Dom José Maria, bispo diocesano na ocasião, a região passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, por questões de proximidade.

De acordo com o sacerdote da época, padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti), a decisão foi acolhida e começaram a celebrar missas em um local alugado. Após um tempo, as celebrações foram ocorrendo nas casas dos moradores da região. 

“Foi uma experiência muito boa e assim a comunidade começou a crescer, se envolver. Quando a gente começou a rezar as missas nas casas, surgiu a ideia de que nós precisaríamos de um local para construir a capela. Foi onde a comunidade começou a se unir, fazer a campanha, vender pizzas e foi arrecadando dinheiro”, destaca o padre. 

Com a ajuda da Igreja Matriz, o sacerdote comprou os terrenos e deu início, em 2009, à construção da capela, que segundo ele, foi por meio de muito sacrifício, luta e oração.

Terreno no início das obras da capela do Parque Furquim (Paróquia Nossa Senhora do Carmo / Arquivo)

A ideia de dedicar a capela a São Padre Pio veio de uma fiel frequentadora da Maristela. Muito devota do Santo, a mulher procurou o padre Tutti, contou a história de Pio e deu a ideia de colocar o nome na comunidade. 

“Levamos a fiel devota na capela para dar testemunhos e contar a história do Santo. A comunidade foi se interessando e gostando. Assim, nós resolvemos dedicar aquela capela a São Padre Pio 

Quando a capela estava praticamente prestes a finalizar, o sacerdote foi transferido, sendo substituído pelo padre Rodrigo Gomes de Moreno, que finalizou a obra. 

Capela completa seis anos de criação em 2021 (Paróquia Nossa Senhora do Carmo / Arquivo)

A inauguração da capela ocorreu em 2015 com a presença do padre idealizado, o atual pároco e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atual bispo diocesano, na qual foi celebrada uma Missa Solene. 

“Foi um momento muito importante tanto para mim, quanto para a Maristela. A comunidade foi crescendo com essa experiência de missas em casa, o que foi nos fortalecendo para chegarmos até aqui”, afirma o padre Tutti. 

Em 2009, começaram as obras e em setembro de 2015 foi celebrada a Inauguração e Dedicação da capela, presidida pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos e padre Rodrigo Gomes de Moreno. ​

Missa Solene de fundação da capela ocorreu em 2015 (Paróquia Nossa Senhora do Carmo / Arquivo)

Quem foi São Padre Pio?

Seguidor de São Francisco de Assis e canonizado Santo em 16 de julho de 2002, pelo Papa João Paulo II. Francesco Forgione nasceu no dia 25 de maio de 1887, na Itália. Foi um frade capuccino, que pertencia à ordem de Frades menores Capuchinhos, e viveu uma vida muito dedicada a Cristo, ao ponto de receber marcas das chagas de Jesus.

São Padre Pio recebeu as chagas de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Um exímio pregador da Palavra de Deus, sempre atento a tudo o que era de convívio dentro da Fraternidade e foi muito intenso naquilo que fazia”, compartilha padre Rafael Sotocorno, atual vigário na Maristela. 

Para os cristão, ele é um exemplo de testemunho, principalmente, no que se refere a intimidade com Deus e a vida espiritual. “Nós aprendemos justamente que padre Pio nos ensina a termos uma intimidade profunda com Deus. Quando nós olhamos para os estigmas que ele recebeu, nós olhamos exatamente para essa doação do seu próprio ser naquilo que era próprio das coisas de Deus”, aponta o Padre Rafael. 

Testemunho 

Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia na Capela São Padre Pio desde 2015, Clarice Munhoz Vieira, 71, agradece todos os dias as graças recebidas e a intercessão de São Padre Pio.

Clarice compartilha que essa é a sua comunidade e que Deus a chamou para servir (Clarice Munhoz Vieira / Cedida) 

“Fazia cerca de dois meses que eu estava com fibromialgia, muita dor no corpo e os médicos diziam que era estresse. Foi me passado um medicamento, porém eu vi que não estava resolvendo. Então, comecei a fazer uma novena para Santo Padre Pio. No quarto dia, fui tomar um comprimido, ele escapou da minha mão e caiu. Senti uma luz muito grande dentro de mim, algo me dizendo para não tomar mais. Joguei o comprimido fora e falei ‘Padre Pio, o senhor pediu para Jesus me curar e  eu não vou tomar mais remédio’. Nunca mais tive dor e nem fibromialgia”, conta Clarice sobre um testemunho que ocorreu em 2012. 

Sônia Maria Pádua de Castro Oliveira , 66, também é Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia expressa sua admiração a São Padre Pio. 

“Sua vida é um grande legado para nós. Já tive muitas experiências místicas e pedidos alcançados através da intercessão do Santo. Sou apaixonada pelo legado que nos deixou. Ele sempre atendeu imediatamente meus pedidos, na doença da minha mãe, quando passei por quimioterapia, ele sempre esteve comigo”, afirma Sônia. 

Atualmente 

Responsável por coordenar a Capela São Padre Pio hoje em dia, Hélio Braga Vanderlei, 71, atua desde 1979 na comunidade como Ministro Extraordinário da Eucaristia e participou desde a compra do terreno. Morador ativo na Vila Marcondes, Hélio conta que São Padre Pio o impulsiona e dá forças para chegar até Jesus. 

Hélio carrega no peito o amor por São Padre Pio (Hélio Braga Vanderlei / Cedida)  

“Eu sou apaixonada por ele. Onde eu vou, levo o santinho dele e distribuo. A vida dele é um exemplo para todos nós. O que me motiva a participar é o grande amor que ele teve quando esteve entre a gente e isso nos dá força na nossa caminhada. Padre Pio foi uma pessoa exemplar”, fala o coordenador. 

A celebração solene desta quinta-feira teve um peso maior para o padre Rafael Sotocorno. Desde que se tornou sacerdote, em dezembro de 2020, será a primeira vez que presidirá uma Missa em honra a Padre Pio. 

Padre Rafael com os ministros após a celebração na Capela (Clarice Munhoz Vieira / Cedida) 

“Presidir uma Eucaristia em honra a São Padre Pio me faz olhar para os estigmas dele, que nos lembram Jesus na cruz que entrega sua vida. Justamente, na Santa Missa, nós atualizamos esse mistério. Com padre Pio, eu aprendo a fazer a vontade de Deus” destaca o vigário. 

Serviço

Atualmente, a Capela São Padre Pio do Parque Furquim conta com missas aos domingos, às 8h30. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]