Home > Batismo: saiba mais sobre sacramento, curso e como proceder

Batismo: saiba mais sobre sacramento, curso e como proceder


compartilhe nas redes

Sinal visível de uma graça invisível, o batismo é o nascimento e a porta de entrada para uma vida cristã. Considerado um rito de passagem, ele é o primeiro dos sete sacramentos, no qual cada criança inicia a sua fé e seu caminho para a salvação. 

Anualmente, em torno de 600 crianças são batizadas na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). Muito mais do que uma simples tradição, o batismo é o momento que ganham o direito de chamar Deus de Pai. 

“O batismo confere, em primeiro lugar, o perdão dos pecados, nos torna uma nova criatura e gera dentro de nós um vínculo sacramental. Então, quando a criança nasce, traz consigo o pecado original. Quando ela é batizada, esse pecado é apagado e ela é incorporada dentro do Mistério de Deus e se torna membro da Igreja”, afirma o padre Rafael Sotocorno, atual vigário da comunidade. 

O padre explica ainda que, com a instrução dos pais e dos padrinhos, a criança irá continuar a sua vida dentro do Mistério da Fé e da graça de Deus. Conforme vai crescendo e criando consciência e entendimento, ela vai buscando as graças que vem de Deus por meio dos sacramentos da Igreja.

Não existe idade mínima para se batizar. A Igreja orienta que quanto antes, melhor (Pascom Paroquial / Arquivo)

Para que o batismo seja considerado válido, o sacerdote explica que são necessárias quatro condições: ministro, matéria, forma e intenção. 

“Quando nós falamos de ministro, falamos de padres, diáconos e bispos. A matéria é a água utilizada, que simboliza o ato de lavar-se pelo mistério da morte e ressurreição de Jesus. Já a fórmula deve conter ‘Eu te batismo no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Por fim, a intenção refere-se ao querer do ministro em batizar a criança ou adulto”, destaca o padre Rafael. 

Padre Rafael afirma que batismo válido é constituído pelo ministro, matéria, forma e intenção (Pascom Paroquial / Arquivo)

Guilherme Ramos, 34, e Mariana Galvão, 30, são os pais de João Guilherme Gomes Ramos, de 5 meses, que será batizado em breve na comunidade. Eles reconhecem a importância de batizar as crianças desde cedo. “Somos católicos praticantes e esse desejo em batizá-lo cedo vem de inseri-lo na comunidade de uma maneira mais espiritual, pois buscamos os dons e o entendimento do Espírito Santo. Assim, queremos que nosso filho siga este mesmo caminho, começando com o batismo.”

João Guilherme sendo apresentado durante a celebração da missa. (Guilherme Ramos / Cedida)

Curso de Batismo

O primeiro passo para batizar uma criança é receber a formação necessária por meio de um curso oferecido pelas paróquias do mundo todo. Mensalmente, com exceção de dezembro, a Maristela realiza o curso de Batismo voltado para pais e padrinhos possam entender o papel que exercem na caminhada religiosa de seus filhos e afilhados. 

Atualmente, a Pastoral do Batismo conta com uma equipe com cerca de 20 membros. Durante o curso, são abordadas questões Kerigmáticas, o amor de Deus, o pecado, a salvação, a vivência do sacramento e a vida em comunidade. 

Parte da Pastoral do Batismo reunida na Maristela (Denis Oliveira / Cedida)

“O objetivo do curso é orientar as famílias sobre a importância do Sacramento do Batismo. Qualquer pessoa católica poderá ser padrinho ou madrinha. São eles que precisam orientar sobre as questões espirituais e ajudar na formação religiosa da criança”, explica Rogerio Mescolote, 50, membro da Pastoral do Batismo, atual coordenador do Terço dos Homens e Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia. 

De acordo com o agente da pastoral, os padrinhos escolhidos devem ter uma vida religiosa ativa e sirvam de exemplo para seus afiliados.  O curso e o batismo podem ser feitos em qualquer paróquia e não existe idade mínima para uma criança ser batizada. 

Um dos coordenadores da Pastoral do Batismo, Denis Aparecido de Oliveira, 46, afirma que: “a orientação da igreja é que o batismo seja feito o mais depressa possível. Contudo, isso fica a critério dos pais. É claro que se a criança chegar à idade da razão, aos 7 anos ou mais, é aconselhável que ela passe a frequentar a catequese para que possa ser batizada e passe por todo um processo de iniciação cristã (catequese, batismo, crisma etc…)”. 

Batismo pode ser realizado em qualquer idade (Pascom Paroquial / Cedida)

Denis ainda afirma que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, não se pode negar o direito ao batismo a ninguém, independente da vida que os pais da criança levam e lembra que os padrinhos ou madrinhas serão um guiador para o afilhado na ausência dos pais. 

Tradicionalmente, os pais que desejarem, ao final do batismo, podem consagrar os filhos à Nossa Senhora. Esse momento pode contar com outra madrinha ou a mesma pessoa e não é necessário curso para participar. 

Serviço 

Para realizar o curso de preparação para o Batismo na Maristela é necessário o envio de alguns documentos para a Secretaria Paroquial: 

  • 1 foto da certidão de nascimento da criança;
  • 1 foto de qualquer documento dos padrinhos que possua nome completo (sem estar abreviado);
  • Se forem fazer o curso na Maristela e batizar em outra igreja, informar nome da igreja e cidade;
  • Informar sempre a data que pretendem batizar (enquanto durar a pandemia).

Existe uma contribuição, se possível, de R$50,00 por criança batizada, a ser paga no dia do curso. Os pais e padrinhos participam da formação e os padrinhos devem ser batizados e católicos. Uma observação: caso pais e/ou padrinhos já tenham feito o curso e desejam somente batizar, enviar uma foto do comprovante.

As informações e os documentos devem ser enviados para o WhatsApp da secretaria: (18) 99773-4719. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado das 9h às 12h. As vagas são limitadas, portanto pede-se antecedência mínima de uma semana antes do curso para inscrição.

Os batismos estão ocorrendo todo primeiro domingo na missa das 8h30 e também no terceiro domingo, às 11h30 da manhã. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Grupo de Oração terá Via-Sacra Meditada na Semana Santa

A partir do dia 24 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo  dará início  a Semana Santa, momento sagrado e tradicional do calendário litúrgico católico. Entre as atividades especiais na Matriz, haverá na quarta-feira (27/03), a Via-Sacra meditada com o pregador Astromar Braga, dentro do Grupo de Oração.  “O objetivo é viver a paixão […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário organiza Semana Santa 2024 com novidades

Momento sagrado e tradicional do calendário litúrgico católico, a Semana Santa está chegando para celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Além das atividades e celebrações especiais, neste ano o Santuário Nossa Senhora do Carmo preparou diversas novidades. “A importância da Semana Santa é nós vivenciarmos o que realmente aconteceu com […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Novidade: Encenação da Paixão de Cristo ocorrerá pela primeira vez no IBC

Um dos momentos mais aguardados durante a Semana Santa é a encenação da “Paixão de Cristo”, um evento que representa o cerne da fé cristã: a ressurreição de Jesus. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o grupo de teatro está se preparando para um espetáculo inovador que ocorrerá no dia 29 de março, marcando sua […]