Home > Assunto educativo > Partes de uma missa

Partes de uma missa


compartilhe nas redes

Olá amiguinhos! Todos nós vamos à missa certo? Mas será que todos entendem as partes de uma missa? Hoje nós vamos aprender!

RITOS INICIAIS

Os ritos iniciais, como o próprio nome já diz, dão início a celebração. Nos ritos iniciais acontecem:

  • Procissão de entrada: acolhemos os sacerdotes, ministros, leitores, coroinhas, acólitos, etc; para começar a missa
  • Saudação: o presidente da celebração dá início a missa dizendo: ‘Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo’.
  • Ato penitencial: momento em que pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados
  • Glória: glorificamos a Deus Pai e ao Espírito Santo. Sentimos o perdão e o abraço fraterno de Deus.
  • Oração da coleta: neste momento colocamos os nossos pedidos e damos sentido a celebração do dia, por tudo aquilo que estamos rezando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Momento de ouvir a Palavra de Deus. As leituras são iguais no mundo todo. Nas missas de domingo são 3 leituras e o Salmo Responsorial:

  • Primeira Leitura: geralmente a primeira leitura é do Antigo Testamento, para mostrar que já se previa a vinda de Jesus.
  • Salmo Responsorial: na maior parte das vezes é retirado do livro dos Salmos. Ele nos ajuda a entender melhor a Primeira Leitura.
  • Segunda Leitura: passagem do Novo Testamento, tirada da carta do apóstolos, mostra o ensinamento dos apóstolos para os cristãos.
  • Aleluia: momento de saudar o Evangelho, com o cântico “Aleluia”. A palavra aleluia vem do hebraico e significa louvar.
  • Aclamação ao Evangelho: preparamos para a mensagem de Jesus.
  • Evangelho: o texto do Evangelho é retirado dos livros canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Através do Evangelho Deus nos apresenta o Reino de Deus.
  • Homilia: é o momento em que o sacerdote se dirige a todos que estão presentes para explicar as leituras e o Evangelho.
  • Profissão de fé: como cristãos, nesse momento confirmamos a nossa fé em Deus. Confira aqui a Oração do Creio.
  • Apresentação das preces: “Senhor, escutai a nossa prece”. Momento em que as pessoas apresentam os pedidos pela Igreja, pelos governantes, pela salvação do mundo e pela comunidade.

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

Preparação das Oferendas: o padre e o povo oferecem o pão e o vinho. As pessoas podem levar ao altar as ofertas. O pão e o vinho vão se tornar o corpo e o sangue de Cristo.

 

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

É a principal parte da missa, onde recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

  • Prefácio: cantamos em agradecimento e louvor a Deus por toda a obra da salvação.
  • Invocação do Espírito Santo: invocamos o Espírito Santo para que seus dons sejam oferecidos.
  • Consagração: O sacerdote repete as palavras que Jesus pronunciou na última ceia e depois consagra o vinho. O mistério do amor de Deus é renovado em nós.
  • Anamnese: a igreja relembra a Paixão de Cristo, a gloriosa Ressurreição e a Ascensão aos céus.
  • Oblação: oferecemos a Deus a hóstia imaculada.
  • Intercessões: a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja e se recordam os que já faleceram.
  • Doxologia: O padre eleva o pão e vinho consagrados, Corpo e Sangue do Senhor, glorificando a Deus.
  • Pai Nosso: essa oração resume os desejos mais profundos do coraçãozinho de cada um de nós. Veja aqui um vídeo da Oração do Pai Nosso.
  • Gesto do Paz: através de um abraço ou aperto de mão, firmamos o compromisso de lutar sempre pela Paz. Quando apertamos a mão de uma pessoa desejamos “a paz de Cristo”.
  • O Cordeiro de Deus: momento em que rezamos ou cantamos o cordeiro de Deus. Enquanto isso o sacerdote reza em silêncio.
  • Fração do Pão: O sacerdote parte a hóstia e lembramos da fração do pão por Jesus.  Comunhão: Momento em as pessoas recebem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
  • Ação de Graças: Momento de silêncio contato com Jesus recebido na Comunhão.

 

RITOS FINAIS

  • A Oração depois da Comunhão: o sacerdote de pé reza a “Oração Depois da Comunhão.
  • Bênção Final: Momento em que o sacerdote finaliza a missa e os fiéis recebem a “Bênção Final”. Aqui na Casa da Mãezinha, antes da Bênção Final, nós rezamos também a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

 

Agora quando você for a missa vai se lembrar o que significa cada momento da celebração. 

Quem quiser saber mais clique aqui e veja um conteúdo completo preparado para coroinhas.

Qual igreja você costuma frequentar? Conta aqui nos comentários!

Grande abraço,

Tijolinho

 

Por Devotos Mirins

leia também

Design sem nome (67)

Partes de uma missa

Olá amiguinhos! Todos nós vamos à missa certo? Mas será que todos entendem as partes de uma missa? Hoje nós vamos aprender! RITOS INICIAIS Os ritos iniciais, como o próprio nome já diz, dão início a celebração. Nos ritos iniciais acontecem: Procissão de entrada: acolhemos os sacerdotes, ministros, leitores, coroinhas, acólitos, etc; para começar a missa Saudação: o presidente da […]

Design sem nome (7)

Os Símbolos Natalinos

Árvore, sinos, presépio.. são muitos os símbolos natalinos. Mas você sabe o que eles significam? Presépio: A palavra “presépio” em hebraico significa manjedoura, que é o lugar onde se coloca comida para o gado. Como Jesus nasceu na manjedoura, a palavra presépio é usada para dar nome ao cenário da noite de seu nascimento. São Francisco de […]

como-e-sua-catequese

Como é a sua catequese?

Olá amiguinhos! Já aprendemos aqui no site, que a Catequese é o ensinamento da fé em comunidade e o estudo da Palavra de Deus e das verdades cristãs. A catequese começa em casa, com a participação dos pais, incentivando os filhos a viverem uma vida cristã. Através da vida em Deus nos tornamos pessoas melhores, […]

pais

Pais: o nosso maior tesouro!

►Importância da Família Em agosto celebramos a vocação de ser Família ! Bom tempo para nos lembrar e pensar sobre coisas importantes. Afinal, falando de mãe, nos lembramos do pai. Falando dos dois, estaremos conversando sobre a família: o nosso maior tesouro!   ►Honrar Pai e Mãe Honrar Pai  e Mãe é o quarto mandamento […]