Home > Ano de São José: a importância de falar sobre o pai de Jesus

Ano de São José: a importância de falar sobre o pai de Jesus


compartilhe nas redes

Instituído pelo papa Francisco, 2021 é considerado o ano de São José. O Santo escolhido por Deus para ser o pai de Jesus, na Terra, tem grande importância na história da Igreja. Na bíblia, é destacado por ser um homem justo, modelo de santidade para os cristãos. 

“Ter José como patrono da igreja, como nós assim temos, é lembrar que não estamos desamparados e não estamos órfãos, mas nós temos uma mãe [Maria] e um pai [José], que cuida de cada um de nós”, explica o pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

De acordo com o sacerdote, Deus participa da justiça daqueles que observam as leis dEle e as colocam em prática na sua vida, como José o fez. “Este ano dedicado ao Santo é para nos lembrarmos da importância do zelo de José, patrono da igreja, patrono das famílias.” 

Por ocasião do 150° aniversário da declaração do esposo de Maria como padroeiro universal da Igreja, feita pelo Beato Pio IX em 1870, o Santo Padre escreveu a carta apostólica “Patris Corde – Com coração de Pai”, publicada em 8 de dezembro de 2020. 

No texto, o papa destaca a história bíblica de José e o refere-se como Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra. “Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”, destaca o pontífice. 

Em ocasião do Ano de São José, papa Francisco escreveu a carta “Patris Corde – Com coração de Pai” (AFP PHOTO / POOL / Alessandra Tarantino)

Clique aqui para ler a carta na íntegra. O ano de São José segue até o dia 8 de dezembro de 2021. 

Formação na Igreja

Para homenagear e entender mais sobre ele, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo e o grupo Acampamento Sênior realizarão, pela primeira vez, um curso formativo sobre a vida do Santo, chamado “Sabedoria – O Caminho de São José”. Após poucos dias de divulgação e com cerca de 135 participantes, as inscrições já foram encerradas.  

De acordo com o coordenador, Mário Zanutto, 59, “o objetivo do curso é aprender essa sabedoria de São José. Um homem que no seu silêncio consegue ouvir perfeitamente a vontade de Deus e a preenche, a realiza e a satisfaz plenamente”. 

O curso está sendo preparado pelos coordenadores do Acampamento Sênior,  Mário e Bernadete Zanutto e Daniel e Tatiana Von Ah e acontecerá nos dias 21 e 25 de setembro. Os pregadores convidados serão: Cássio Oishi e Luís Otávio Livero.

Coordenadores do Acampamento Sênior junto com o padre Rodrigo (Tatiana Von Ah / Cedida) 

“A gente precisa tentar entender qual a importância de São José. Se nós não tivéssemos ele, nós não teríamos Jesus, porque Maria com certeza teria sido apedrejada por não ter marido. Falar de São José é entender quão importante é um homem que se submete à vontade de Deus”, diz o coordenador, Mário. 

Outro ponto importante sobre José é o silêncio. “Vivemos num mundo em que ganha normalmente aquele que fala mais alto e São José, em toda a história bíblica, é alguém que basicamente não fala, é um homem do silêncio. Nós temos tanta necessidade de aprender com o silêncio, o que é tão difícil nos dias de hoje”, destaca Mário Zanutto. 

Expectativa 

Rosangela Rosimara de Souza Cruz, 50, agente da Pastoral da Família, compartilha que ao saber do curso pelo WhatsApp, logo buscou mais informações e se inscreveu. 

“Eu me interessei porque sei muito pouco sobre a vida de São José. Minha expectativa é que eu saia devota dele, pois sei que o significado de ser devoto é onde há encontro com a divindade privilegiadamente através da fé, mesmo quando há o uso da razão”, conta Rosangela. 

Rosangela buscar conhecer São José e sair do curso sendo devota do Santo (Rosangela Cruz / Cedida)

“Todos podem encontrar em São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida, um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão”, afirma o Papa Francisco.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Capela São Padre Pio celebra Dia do Padroeiro e completa 6 anos de criação

Todo 23 de setembro, celebramos o dia de São Padre Pio, padroeiro da capela do Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP), que agora em  2021 completa seis anos de fundação. O Santo, que dá nome a comunidade, é conhecido por viver uma vida de muita entrega e intensidade a Deus, ao ponto de receber os […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (4)

Grupos de mulheres se reúnem para rezar pelos filhos e entes queridos na Maristela

Toda mãe, por graça de Deus, tem um pouco de Maria, que viveu por excelência o exercício da maternidade. Assim, semanalmente, o Grupo do Terço “Mães Orantes” e, quinzenalmente, o Grupo do Terço “Mães de Anjos” se reúnem  na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, para orar pelos seus filhos, partilhar e trocar experiências.  “A oração […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (4)

Ano de São José: a importância de falar sobre o pai de Jesus

Instituído pelo papa Francisco, 2021 é considerado o ano de São José. O Santo escolhido por Deus para ser o pai de Jesus, na Terra, tem grande importância na história da Igreja. Na bíblia, é destacado por ser um homem justo, modelo de santidade para os cristãos.  “Ter José como patrono da igreja, como nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Pastoral da Acolhida: a missão de acolher com amor e dedicação os fiéis

Diariamente, fiéis são recebidos pela Pastoral da Acolhida da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ao chegarem no templo, como forma de carinho e compaixão com o próximo, que vem ao encontro de Deus.  Como está escrito na bíblia: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7). Mas, afinal, […]