Pilar central da fé católica, a Santa Missa é o rito deixado por Jesus e a forma de perpetuar seu sacrifício. Assim, com o objetivo de abordá-la de forma intensa, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou do dia 2 a 4 de setembro, o curso “Apaixonar-se pela Missa”. A formação foi voltada para as equipes de trabalho do 66° Acampamento Juvenil e campistas do Sênior.
Instituída pelo próprio Cristo na passagem bíblica que marca a última ceia, a Santa Missa não é uma nova celebração, como explica o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno: “É a mesma celebração que se faz através de um pedido de Jesus: ‘façam isso em minha memória’. Não no sentido de pensar no passado, mas de memorar, trazer para o presente a figura de Cristo como alimento a cada um de nós”.
Motivado pelo atual pároco, o curso “Apaixonar-se pela Missa”, foi baseado no livro “O Banquete do Cordeiro” de Scott Hahn. A partir daí, idealizado e estruturado pelo padre Rafael Moreira Campos (na época seminarista), Eduardo Trevisani e Camila Oliveira Hamanaka.
“Vimos a necessidade, após a realização dos acampamentos, sobretudo a do Acampamento Juvenil e Sênior, sobre uma explanação melhor sobre o Santo Sacrifício da missa e então criamos o curso”, fala o padre.
Já Camila, umas das organizadoras do evento, complementa dizendo que “o curso vem abordar a beleza de cada rito dentro da Santa Missa e mostrar que o Céu desce à Terra quando celebramos a Eucaristia”.
Os participantes deste ano no primeiro dia de curso (Camila Hamanaka / Cedida)
De forma didática, durante o curso é explicado todos os ritos e partes da missa e, encerrando com uma missa itinerante no Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado. “Os participantes vão caminhando e celebrando por parte, desde a acolhida de Jesus até o Santo Sacrifício da paixão, morte e ressurreição, finalizando com a benção e envio final impulsionando para missão de evangelizar”, explica o sacerdote.
Os participantes do curso durante a missa Itinerante da edição anterior do curso (Camila Hamanaka / Arquivo)
O curso contou com 120 participantes e aproximadamente 20 pessoas na equipe de trabalho. A primeira edição do evento foi realizada em março de 2017 para os jovens e, no mês de agosto do mesmo ano, para todos do acampamento Sênior. Já em 2019, voltou a acontecer para o público jovem.
Uma das participantes deste ano, a catequista Andreia dos Santos Espinoza Silva, foi motivada a participar do curso como forma de aprofundar seus conhecimentos. Para ela, a Santa Missa “é o momento em que temos de estar na presença do Deus vivo, participar da Santa Missa trás abastecimento para alma”.
Andreia é uma das participantes do evento (Andreia dos Santos Espinoza Silva / Cedida)
Andreia concluiu dizendo que o curso é “maravilhoso, uma maneira de enxergar a missa como ela realmente é”. Ficou querendo participar do evento? Quando houver novas inscrições, contamos para vocês nas redes sociais do santuário.
Após alguns anos de pausa, um dos eventos mais esperados pela juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo está de volta: o Altas Horas na Igreja. Criado em 2015, o projeto surgiu para abrir espaço a temas relevantes e muitas vezes polêmicos, sempre com uma linguagem leve, dinâmica e próxima da realidade dos jovens. O […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente, iniciou a Campanha do Metro Quadrado, um importante projeto que visa arrecadar recursos para uma nova etapa da reforma e modernização da Igreja Matriz, localizada na Vila Maristela. As obras incluem a instalação de um forro acústico, a construção de um mezanino, a automação dos sistemas […]
Entre os dias 23 e 30 de outubro de 2025, quatro profissionais da saúde ligados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), embarcaram em uma das experiências missionárias mais transformadoras de suas vidas: a 20ª Expedição do Barco-Hospital São João XXIII, que levou atendimento médico, odontológico e espiritual a comunidades ribeirinhas do […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um momento de fé, ternura e gratidão no último domingo, 26 de outubro, durante a Santa Missa com bênção dos animais, celebrada pelo pároco, Pe. Edcarlos Amorim Moreira, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A celebração, que já se tornou uma […]