Pilar central da fé católica, a Santa Missa é o rito deixado por Jesus e a forma de perpetuar seu sacrifício. Assim, com o objetivo de abordá-la de forma intensa, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou do dia 2 a 4 de setembro, o curso “Apaixonar-se pela Missa”. A formação foi voltada para as equipes de trabalho do 66° Acampamento Juvenil e campistas do Sênior.
Instituída pelo próprio Cristo na passagem bíblica que marca a última ceia, a Santa Missa não é uma nova celebração, como explica o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno: “É a mesma celebração que se faz através de um pedido de Jesus: ‘façam isso em minha memória’. Não no sentido de pensar no passado, mas de memorar, trazer para o presente a figura de Cristo como alimento a cada um de nós”.
Motivado pelo atual pároco, o curso “Apaixonar-se pela Missa”, foi baseado no livro “O Banquete do Cordeiro” de Scott Hahn. A partir daí, idealizado e estruturado pelo padre Rafael Moreira Campos (na época seminarista), Eduardo Trevisani e Camila Oliveira Hamanaka.
“Vimos a necessidade, após a realização dos acampamentos, sobretudo a do Acampamento Juvenil e Sênior, sobre uma explanação melhor sobre o Santo Sacrifício da missa e então criamos o curso”, fala o padre.
Já Camila, umas das organizadoras do evento, complementa dizendo que “o curso vem abordar a beleza de cada rito dentro da Santa Missa e mostrar que o Céu desce à Terra quando celebramos a Eucaristia”.
Os participantes deste ano no primeiro dia de curso (Camila Hamanaka / Cedida)
De forma didática, durante o curso é explicado todos os ritos e partes da missa e, encerrando com uma missa itinerante no Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado. “Os participantes vão caminhando e celebrando por parte, desde a acolhida de Jesus até o Santo Sacrifício da paixão, morte e ressurreição, finalizando com a benção e envio final impulsionando para missão de evangelizar”, explica o sacerdote.
Os participantes do curso durante a missa Itinerante da edição anterior do curso (Camila Hamanaka / Arquivo)
O curso contou com 120 participantes e aproximadamente 20 pessoas na equipe de trabalho. A primeira edição do evento foi realizada em março de 2017 para os jovens e, no mês de agosto do mesmo ano, para todos do acampamento Sênior. Já em 2019, voltou a acontecer para o público jovem.
Uma das participantes deste ano, a catequista Andreia dos Santos Espinoza Silva, foi motivada a participar do curso como forma de aprofundar seus conhecimentos. Para ela, a Santa Missa “é o momento em que temos de estar na presença do Deus vivo, participar da Santa Missa trás abastecimento para alma”.
Andreia é uma das participantes do evento (Andreia dos Santos Espinoza Silva / Cedida)
Andreia concluiu dizendo que o curso é “maravilhoso, uma maneira de enxergar a missa como ela realmente é”. Ficou querendo participar do evento? Quando houver novas inscrições, contamos para vocês nas redes sociais do santuário.
A Capela São Brás, localizada no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP), inicia a partir deste sábado, 31 de janeiro, uma programação especial em honra ao seu padroeiro, São Brás, celebrado pela Igreja no dia 3 de fevereiro. O Tríduo e o Dia Festivo contarão com missas, procissão e a tradicional bênção das gargantas, reunindo […]
Nesta semana em que celebramos os 59 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, convidamos a comunidade a recordar uma história marcada pela fé, pela união e por um intenso trabalho de evangelização. Conhecida carinhosamente como ‘Igreja da Maristela’, a paróquia é referência nacional pela realização de acampamentos católicos, cursos de formação e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo dá início neste sábado (10/01) às inscrições para a Catequese, um dos pilares da evangelização e da missão da Igreja Católica. O período marca um momento importante para as famílias que desejam inserir crianças e adolescentes na caminhada da fé, proporcionando uma formação cristã sólida, fundamentada no amor a […]
O ano de 2025 ficará marcado na história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo como um tempo de intensa vivência da fé, fortalecimento pastoral e comunhão entre clero e fiéis. Ao longo dos meses, a comunidade foi conduzida por um calendário repleto de celebrações, formações, grandes eventos e momentos de profunda espiritualidade, reafirmando sua missão […]