Home > Santuário organiza montagem do altar da Solenidade de Corpus Christi

Santuário organiza montagem do altar da Solenidade de Corpus Christi


compartilhe nas redes

Nesta quinta-feira (30/05), as igrejas de Presidente Prudente (SP) se unem para celebrar a Solenidade Corpus Christi pelo centro da maior cidade do Oeste Paulista. 

A programação tem início com a Santa Missa Campal às 8h, na Praça da Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e são esperados a participação de mais de dois mil e quinhentos fiéis. 

“Como em todos os anos, é uma grande festa onde acontece o passeio com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, entre a Catedral São Sebastião até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida”, fala a catequista e ministra da Comunhão Eucarística Nancy Breda Braga, 65.

Trajeto e procissão têm cerca de mil metros (Pascom Diocesana / Arquivo)

Diferente dos anos anteriores, no qual o Santuário Nossa Senhora do Carmo participava da montagem do tradicional tapete, este ano houve uma novidade, como explica a catequista: “O tema desta Solenidade é: ‘Somos todos irmãos e irmãs’ e nossa responsabilidade é da montagem e decoração do altar em frente a Catedral são Sebastião, onde será realizada a missa e em seguida a procissão”. 

Este ano, o Santuário ficou responsável pela montagem do altar (Pascom Diocesana / Arquivo)

Para a montagem e decoração do presbitério, a equipe do Santuário contará com cerca de 60 pessoas, incluindo catequistas e jovens da comunidade. Já os itens utilizados serão: tecido, tapetes, cortinas e flores naturais. 

Solenidade

A tradicional celebração, que significa o Corpo de Cristo, homenageia o Sacramento da Eucaristia e recorda a ‘Quinta-feira Santa’, quando Jesus esteve com seus apóstolos para comer do pão e beber do vinho como forma de selar a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado. 

A celebração é um convite à devoção a este Sacramento, como também forma de festejar a presença viva de Jesus Cristo e renovar por meio da eucaristia o sacrifício Dele no calvário.  

As tradicionais procissões surgiram em 1279, na Colônia (Alemanha). A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos como uma homenagem pública a Cristo presente no ostensório. Já no Brasil, a festa passou a compor o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Os enfeites de rua surgiram na tradicional cidade mineira de Ouro Preto (MG).

Trajeto 

Assim como no ano passado, após o momento da Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão pelo tapete até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. O trajeto seguirá pela Avenida Coronel José Soares Marcondes (de frente da Catedral São Sebastião), passará pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes até passar por baixo do pontilhão.

Montagem do tapete por membro do Santuário em 2023 (Pascom Diocesana / Arquivo)

A procissão encerra na escadaria do Santuário com a bênção do Santíssimo Sacramento. Na sequência, haverá uma nova missa no interior da Igreja para os fiéis que foram apenas para a procissão, sem antes participar da celebração.

O Tapete

Há alguns anos, a responsabilidade por esse trabalho de confecção dos tradicionais tapetes é delegada aos grupos de catequistas, que também contam com a colaboração de crianças, famílias e outras pessoas da comunidade. Neste ano, serão cerca de 1.000 metros (1km) de trajeto e tapete.

Encerramento será em frente ao Santuário da Vila Marcondes (Pascom Diocesana / Arquivo)

A montagem no local começará às 4h da madrugada. De acordo com o vigário-episcopal da Primeira Região Pastoral, padre Sandro Rogério dos Santos, os materiais utilizados serão os mais diversos: “O material base do tapete ornamental é o pó ou palha de serra (ou serralha colorida manualmente). Como a criatividade não tem limites, os grupos utilizam também TNT, tampinhas de garrafas, casca de ovo, pó (borra) de café, linhas, tintas/corantes, cartões, areia, pedra, sal, sementes, EVA, retalhos, purpurina, folhagem, papelão, etc.” 

Para toda essa solenidade, cada paróquia do município é responsável pela montagem de um painel e contará com cerca de 600 pessoas envolvidas diretamente na confecção do altar e  do tapete artístico. 

Serviço

Você e sua família estão convidados a participar desta solenidade às 8h, nesta quinta-feira (30 de maio), em frente a Catedral São Sebastião, centro de Presidente Prudente (SP).

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Edcarlos: conheça a história do nosso pároco que completou 49 anos

Nesta semana, o padre Edcarlos Amorim Moreira completou 49 anos de vida e mais de um ano à frente do Santuário Nossa Senhora do Carmo. Nesta matéria, você irá conhecer um pouco mais de suas raízes e história construída ao longo dos anos.  Filho de Manoel Moreira Neto e Ilza Amorim de Souza Moreira e […]

00CAPA

Novidade: Novena da Padroeira conta com teatros e homenagens

Dos dias 7 a 15 de julho, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realiza a Novena em homenagem à Padroeira. São nove dias que antecedem o dia da santa, que é celebrada em 16 de julho, com celebrações especiais. Convidamos você para conhecer um pouco de como tem sido esses dias e descubra mais sobre […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

25ª edição da Festa das Nações tem início nesta sexta (5)

O maior evento gastronômico de Presidente Prudente, promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo, chega à 25ª edição. O evento tem início nesta sexta-feira (05/07) e segue até o almoço de domingo (07/07). A famosa Festa das Nações, além de contar com diversos pratos típicos de 11 países, terá muitas novidades, como shows de prêmios […]