Durante a semana especial de comemoração em honra à Padroeira, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou a 1ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, entre os dias 13 e 15 de julho. Liderados pelo Pe. Edcarlos Amorim Moreira, 30 fiéis percorreram aproximadamente 55 quilômetros.
Padre participou durante todo o trajeto (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Com objetivo de reflexão sobre a vida e obra da padroeira Nossa Senhora do Carmo, nesses dois dias, o grupo se encontrou no Centro de Formação do Santuário e seguiu com destino à Casa da Mãe, na Igreja Matriz.
Durante a caminhada, os peregrinos contaram com momentos de espiritualidade com os seguintes temas: escapulário, Santa Teresa D’ávila, São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus. Durante o percurso, também houve pausas para alimentação e descanso na casa de moradores locais.
Peregrinos caminharam por mais de 50 km entre trecho rural e urbano (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Programação
Para começar essa jornada, o grupo se encontrou na quinta-feira (13/07), no Centro de Formação, à noite. Neste primeiro dia, os peregrinos tiveram um momento de espiritualidade com o tema “São Simão Stock” e pernoitaram no local.
Ao despertarem, no segundo dia, tiveram um momento de espiritualidade com o tema “Escapulário” e saíram com destino à Nova Pátria, cujo percurso de 12,6 km representou o Primeiro Carimbo. Após participaram do almoço feito pela pela comunidade local e da espiritualidade com o tema “Santa Teresa D’ávila”, seguiram 9,4 km até a Capela Nossa Senhora Aparecida, marcando assim o Segundo Carimbo.
Ainda naquela tarde e rumo até o Terceiro Carimbo, percorreram 7,2 km até o distrito de Coronel Goulart. No local, além de encontrarem toda uma estrutura para banho, cuidados pessoais, jantar e descanso, tiveram uma missa e espiritualidade.
Já o terceiro dia começou com o despertar às 4h30 e espiritualidade, às 5h com o tema “São João da Cruz”. Após o café da manhã, os peregrinos percorreram 12,5 km até a Capela São José Operário, onde ganharam o Quarto Carimbo e tiveram um momento de oração.
Dando continuidade a subida ao Monte Carmelo, o grupo seguiu para o Quinto Carimbo, cujo trajeto foi de 2,7 km até chegarem ao Cemitério Parque da Paz. Participaram da Espiritualidade com o tema “Santa Teresinha do Menino Jesus”, almoçaram e seguiram 7,3 km até à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, recebendo assim, o Sexto Carimbo.
Depois de um momento de oração e faltando pouco para concluir a peregrinação, o grupo seguiu para o Sétimo Carimbo, ou seja, com destino ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, caminhando 3,9 km. Ao chegarem no Santuário, participaram da espiritualidade “Monte Carmelo” e ganharam o Oitavo Carimbo.
Devotos de Nossa Senhora do Carmo durante encerramento (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Para acompanhar esse trajeto, o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, convidou o fiel, voluntário e fotógrafo da Pastoral da Comunicação (Pascom), Adriano Sato, 27. “Acredito que, por estar servindo constantemente na Pascom, em acampamentos e outros eventos de nossa paróquia, Deus possa ter me dado este presente, essa oportunidade única de poder acompanhá-los nesta caminhada, realizando este trabalho incrível e maravilhoso, que é servir ao propósito de Deus.”
Adriano conta que é a primeira vez que documenta e participa de uma peregrinação. “Deus estava me preparando para este momento, apesar de ter pouco tempo na Pastoral e na Paróquia, pois Ele me guiou em meu servir, e me mostrou o que eu deveria fazer para estar aqui.”
O fotógrafo ainda conta que foi uma honra e alegria fazer parte desse grupo que estava unido em Cristo, caminhando e orando juntos em direção ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, o Monte Carmelo.
Uma das participantes da 1ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo” foi a devota e paroquiana, Maria Angela Negraes, 62. “A decisão em participar foi que, além de ser algo marcante para a paróquia, foi por se tratar de uma experiência maravilhosa e repleta de reflexões sobre a vida de Nossa Senhora do Carmo e que podem trazer para a realidade de cada um”.
Para Maria Angela, Nossa Senhora do Carmo representa o seu aconchego. “Hoje tenho consciência que foi através dela que eu e minha família estamos nesta caminhada cristã. A paróquia que leva o nome dela hoje é nossa casa, é onde buscamos força e abastecimento para nossa vida seja familiar ou no trabalho. Amo minha comunidade e Nossa Senhora do Carmo.”
Com diversas graças alcançadas por meio de Nossa Senhora do Carmo, a paroquiana conta que a Mãe tem grande importância na sua vida. “Ela representa o amor, acolhimento, aconchego, carinho de mãe. Procuro me espelhar nela, em especial, em seu silêncio, pois hoje com ‘o barulho’ que a vida moderna nos traz, precisamos praticar este silêncio de Maria em nossos relacionamentos e no nosso cotidiano. Ela faz parte da minha vida com muita força.”
Outro peregrino que participou foi o Luiz Cláudio Miguel Ferreira, 65, coordenador da Pastoral do Dízimo, MECE e Pastoral da Liturgia. “Essa peregrinação nasceu numa conversa com a nossa turma do ECC e Nossa Senhora foi passando na frente e ajeitando tudo. Ela representa um laço de intimidade, uma mãe, uma amiga e o caminho certo que nos leva a Jesus.”
Tradição
A tradição de fazer a subida para o alto da montanha é algo marcante na história do Cristianismo, já que o monte é símbolo da habitação do Altíssimo (Sl 23/24) e representa o lugar de encontro com o Senhor onde se opera o extraordinário.
Deste modo, a Virgem Santíssima elegeu o Monte Carmelo (onde, segundo a tradição, o profeta Elias havia operado grandes feitos em nome do Senhor) para irradiar, a partir daquele lugar célebre e sagrado, uma nova devoção mariana, hoje conhecida como Nossa Senhora do Carmo.
Por inspiração divina, no século XI, os primeiros carmelitas, seguindo um modelo de vida eremítica, estabeleceram-se ali e ergueram uma capela dedicada à Mãe do Senhor. Já o escapulário, popular entre os cristãos, foi entregue por Nossa Senhora ao superior dos carmelitas, São Simão Stock, em 16 de julho de 1251, como sinal da proteção e intercessão da Virgem do Carmo contra os inimigos e na busca pela salvação.
1ª Peregrinação foi concluída neste sábado (15/07) (Adriano Sato / Pascom Paroquial)Durante o trajeto, sacerdote promoveu momentos de espiritualidade (Adriano Sato / Pascom Paroquial)Caminhada saiu do Centro de Formação até a Igreja Matriz (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]
Com o propósito de aproximar a juventude da Igreja e fortalecer a vivência da fé, o Grupo “Entre Nós” ocorre todas às terças-feiras, às 20h15, no auditório 1 da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). Voltado para jovens a partir dos 17 anos, o grupo, fundado em agosto deste ano, tem como […]
Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG). A formação […]