Home > Dia Nacional Mariano: Santuário Nacional convida a rezar pelo Brasil

Dia Nacional Mariano: Santuário Nacional convida a rezar pelo Brasil


santuário nossa senhora aparecida 1A partir deste mês de janeiro, o Santuário Nacional de Aparecida celebrará em todo dia 12 de cada mês o “Dia Nacional Mariano”. A iniciativa é considerada um fruto dos festejos dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrados em 2017, e pretende convocar todos os fiéis para um dia de oração pelo Brasil.

Segundo o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, o dia 12 já é considerado uma data especial de oração. “Começou com a cerimônia do manto em uma capela reservada, depois esta cerimônia foi trazida para o altar central com a celebração da coroação de Nossa Senhora – em preparação para a grande coroação do mês de outubro – e, a partir daí, nós tivemos esta inspiração de continuarmos, em cada dia 12, com um momento de oração”, contou o sacerdote.

O grande diferencial, o ano eleitoral, é o que marcará o projeto do Santuário Nacional. “Neste ano, nós temos esta situação especial de Brasil, que é o ano eleitoral, ano em que o povo brasileiro pode começar a mudar a sua história (…). Nosso objetivo será rezar por essa realidade”, afirmou o sacerdote.

Padre João Batista comentou ainda sobre a programação desta sexta-feira, o primeiro Dia Nacional Mariano do ano. “Nós teremos a missa das 9h, seguido de um momento oracional — o momento ‘Maria que nos leva a Jesus’ —, depois um momento celebrativo, exposição do Santíssimo (…) e outras ações em intenção pelo Brasil”.

A iniciativa a ser concretizada na Basílica Nacional foi criada, segundo o reitor do Santuário, para ser expandida e espalhada por todo o país, nas dioceses, comunidades e nas famílias brasileiras. A intenção, de acordo com o padre João Batista, é que as pessoas se reúnam para rezar no dia oficial de Nossa Senhora Aparecida.

Dois projetos, uma mesma intenção

O “Dia Nacional Mariano” estará ligado a outro projeto iniciado também neste mês de janeiro no Santuário Nacional, a campanha “Eu sou o Brasil Ético”. A iniciativa convoca os cristãos a refletirem sobre os valores que pautam suas ações e, assim, tomar atitudes concretas para construir um país diferente. De acordo com o padre João Batista, enquanto o dia 12 incentivará a oração, o outro projeto do Santuário irá além.

 

canção nova

 

“Nós queremos mais do que rezar pelo Brasil, provocar no povo brasileiro o desejo de ser de fato ético, referência. (…) A sociedade, como um todo, precisa olhar para um devoto de Nossa Senhora Aparecida e sentir: ‘Opa, este aqui é um devoto de Nossa Senhora’. Nós temos que ser éticos e ser ético é contribuir para que outra pessoa também tenha uma vida de qualidade”, afirmou o sacerdote.

A cada mês, os dois projetos do Santuário abordarão juntos as mesmas temáticas. Segurança, saúde, educação, fé, esperança, caridade, honestidade, ordem e progresso, voto, mudança e futuro serão assuntos contextualizados nos 12 meses de 2018 por meio de palestras, pregações, momentos de oração, debates, e outras atividades.

Brasil restaurado

Neste ano, além das iniciativas lançadas em janeiro, o Santuário Nacional celebrará os 40 anos do restauro da imagem de Aparecida. Quebrada em maio de 1978 em mais de 200 pedaços, a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encaminhada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde a artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni, a reconstituiu.

 

Santuário Nossa Senhora Aparecida

 

A data é, de acordo com o padre João Batista, além de uma oportunidade de celebrar o “reencontro” da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma chance de todos os fiéis também se restaurarem. “Este elemento histórico, factual de Aparecida, também nos obriga a convocar o Brasil para um processo de restauração, a imagem do Brasil está desfigurada”, sublinhou.

“Assim como naquele evento, naquele fato ruim, a imagem foi totalmente quebrada, o povo brasileiro também está em pedaços, então agora é a hora de nós sermos os artistas da restauração, por isso nos meses de maio, junho, julho e agosto nós teremos algumas ações pontuais para dizer: ‘Olha nós temos esperança, porque a imagem de Nossa Senhora também passou por este processo, ela também foi restaurada!”, concluiu o reitor do Santuário Nacional.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário implanta totens de autoatendimento para facilitar acesso dos fiéis aos serviços da comunidade

Buscando oferecer mais praticidade, autonomia e agilidade aos fiéis, o Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com totens de autoatendimento. Atualmente, três equipamentos já estão disponíveis para utilização da comunidade: dois instalados na Igreja Matriz e um na secretaria do Santuário. A novidade permite que os fiéis realizem diversos serviços de forma rápida […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Servir a Jesus no altar: conheça a missão dos coroinhas do Santuário Nossa Senhora do Carmo

Entre as diversas pastorais e serviços que ajudam a tornar as celebrações mais belas e organizadas no Santuário Nossa Senhora do Carmo, um grupo chama a atenção pela dedicação, alegria e testemunho de fé: os coroinhas. Presentes nas missas, procissões e celebrações especiais, eles desempenham uma importante missão junto ao altar, auxiliando os sacerdotes e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Vozes do Carmelo: grupo vocal une fé, música e tradição no Santuário

A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]