Momento para renovar a esperança e nos unirmo com quem amamos, o Natal é a segunda celebração mais importante para os católicos, pois marca o nascimento do menino Jesus. Com isso, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará diversas missas nos dias 24 e 25 de dezembro, na matriz e nas capelas.
“Esta data faz uma atualização daquilo que a igreja crê, celebramos o nascimento do Salvador, de alguém e esse alguém é Jesus, o filho de Deus. Logo, celebramos o nascimento do filho de Deus”, fala o pároco da comunidade, padre Edcarlos Amorim Moreira.
Padre Edcarlos orienta comunidade a participar das missas de Natal (Pascom Paroquial / Arquivo 2021)
Seguindo a Liturgia de como a igreja ensina, na véspera de Natal (24/12), na Matriz, haverá a missa da vigília às 17h, em preparação para o nascimento. No domingo, a missa de Natal será às 19h30. Também haverá missas na Capela São Brás, às 18h, e na Capela São Padre Pio, às 19h30.
Já no dia 25 de dezembro (segunda-feira), o Santuário contará com duas missas: às 10h30 e às 19h30, com a tradicional encenação de Natal, onde a comunidade assistirá a um dos momentos mais importantes da história.
Encenação de Natal realizada no Natal de 2022 (Pascom Paroquial / Arquivo 2022)
História
Durante muitos anos após o nascimento de Jesus, essa comemoração era feita em dias diferentes, porém acredita-se que a data a qual conhecemos hoje tenha sido oficializada no século IV d.C., durante o pontificado de Júlio I. Assim, mais do que um dia simples festa e presentes, esta data tem grandes significados.
“O Natal não só representa, mas é o salvador, o verbo que se fez carne, o Deus invisível que se torna um ser humano visível, palpável. Então, representa para os católicos uma manifestação de fé. Somos nós católicos que celebramos o Natal”, esclarece o sacerdote.
O padre ainda explica que, para celebrarmos bem esta data, precisamos estar junto com a comunidade, louvar como os anjos que cantavam ‘Glória a Deus nas Alturas’, levar presentes como os reis magos e se curvar como os animais, quando Jesus nasceu. “A segunda festa mais importante da igreja é o Natal. Então, devemos celebrar essa data na igreja com os irmãos, nos horários de missas, e depois, por consequência, com a família na noite da ceia.”
Primeira missa de Natal na Maristela será dia 24, às 19h30 (Pascom Paroquial / Arquivo 2021)
Celebrando pela primeira vez as missas de Natal na comunidade, padre Edcarlos se sente privilegiado. “Que eu possa partilhar com a comunidade a experiência da vivência sacerdotal celebrando o Natal de Jesus, a mensagem do Salvador.”
Ele ainda completa dizendo o que o Messias espera por todos. “Jesus espera de nós que primeiro o acolhemos, para que tenhamos fé e sejamos seus discípulos. Sendo discípulo dEle, não iremos trair, daremos testemunho em família, de amizade, na igreja, daquele que deixou Jesus nascer em cada gesto, em cada palavra, em cada ação. Feliz Natal a todos!”
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo lançou recentemente o livrinho para colorir “Colorindo com Nossa Senhora do Carmo”, uma iniciativa da Pastoral da Catequese com o objetivo de arrecadar recursos para a construção do Centro de Catequese da Capela São Luís Gonzaga, localizada no Parque Primavera. O material está sendo vendido por R$ 40,00 durante […]
No próximo dia 15 de agosto, a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, do bairro União, celebrará com alegria e devoção o dia de sua padroeira. A programação especial contará com Santa Missa, momentos de oração e outras atividades que expressam o amor e a fé dos devotos. A capela fica localizada no km 2,5 […]
De 10 a 16 de agosto, a Igreja no Brasil celebrará a Semana Nacional da Família, uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A data é um convite para que as comunidades se reúnam em oração, reflexão e ações concretas em favor da vida familiar, […]
Com paisagens marcadas pela natureza, partilhas e momentos de espiritualidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou no mês de julho a III Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, reunindo 56 participantes em um percurso de 60 km. A caminhada, que teve início no Centro de Formação da Paróquia e terminou na Igreja Matriz, nasce como […]