Home > Santuário dá início ao 25º Cerco de Jericó no próximo dia 12

Santuário dá início ao 25º Cerco de Jericó no próximo dia 12


compartilhe nas redes

Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira e com o tema “A água viva do Espírito Santo”, o Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) realizará a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio. Serão sete dias ininterruptos de muita oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e missas diárias com vários padres da Diocese.  

“O tema remete ao Espírito Santo, que é essa água viva. Os dons dele fazem as pessoas se tornarem limpas e vivas. Que o Espírito Santo derrame em cada um dos nossos corações essa água pura”, afirma o padre Edcarlos. 

Toda comunidade está convidada a participar dessa experiência de oração (Pascom Paroquial / Arquivo)

Nesse período, a paróquia seguirá com duas missas diárias, além das orações do Santo Rosário durante 24h por dia. Três  momentos de adoração estão previstos: das 2h às 3h30, com música e adoração silenciosa das 6h30 às 7h15 e das 19h15 às 19h30. Pastorais, movimentos e acampamentos do Santuário estão divididos em escalas para rezarem os rosários durante todo o período do cerco (ver escala abaixo).

A entrada da Arca da Aliança é a marca principal do evento. O encerramento será no dia 19 de maio, Dia de Pentecostes, com a Santa Missa às 19h, toque da trombeta e a queda das muralhas. Nesse período, a igreja permanecerá aberta 24h para acolher os fiéis. 

“É muito importante celebrar o Cerco de Jericó. Cada dia teremos um padre diferente para celebrar, haverá o toque da trombeta e uma volta com o Santíssimo Sacramento”, destaca o pároco. 

Padres diocesanos foram convidados a celebrar em cada dia do cerco (Pascom Paroquial / Arquivo)

Por que celebramos o Cerco de Jericó? 

Baseado no Antigo Testamento, quando Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu para atravessar o rio Jordão e tomar posse da Terra Prometida, o Cerco de Jericó consiste em uma semana “incessante de batalha espiritual” para derrubar as muralhas, cercar os inimigos com orações e louvores, e esperar que Deus haja.

Mesmo que a cidade de Jericó fosse uma fortaleza praticamente invencível, Deus estava cuidando deles. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, que lhe deu ordens concretas e detalhadas para que durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel dessem uma volta em torno da cidade e, no sétimo dia, sete voltas tocando trombetas, rezando e clamando. Assim, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram. 

Então, inspirado nessa passagem bíblica, a experiência que as igrejas seguem até hoje foi remontada pela primeira vez na Polônia em 1979, quando o recém-eleito papa João Paulo II devia ir pela primeira vez à sua nação para celebrar o martírio de Santo Estanislau. 

Apesar de importantíssima, a visita era difícil, já que a Polônia estava sob o regime comunista. Assim, uma alma privilegiada recebeu uma ordem vinda de Nossa Senhora do Rosário, para que durante a primeira semana de maio daquele ano, rezasse ininterruptamente o rosário, ou seja, sete dias e seis noites consecutivas, diante do Santíssimo Sacramento exposto, em preparação à visita do Papa. A partir daí, a tradição continuou e continua por vários lugares do mundo. 

“O Cerco de Jericó muda a vida das pessoas fazendo com que elas acolham a ação do Espírito Santo em sua vida, juntamente com Maria Santíssima. Na oração do Rosário, o cerco leva os fiéis a uma proximidade com Deus, a necessidade da oração diária, de estar Diante do Santíssimo Sacramento, de confiar e ter esperança em Cristo”, explica o padre. 

Santíssimo Sacramento dará uma volta em todos os dias (Pascom Paroquial / Arquivo)

Festa na Praça

Sucesso na comunidade, a tradicional Festa na Praça chega a sua terceira edição e estará atendendo em todos os dias do Cerco, a partir das 18h. Ela iniciará no dia 11 de maio e contará com diversas opções de refeições, como: pastel, cachorro quente, pão com linguiça, espetinho, doces e bebidas. 

“O objetivo da festa é proporcionar a nossos paroquianos um momento de confraternização junto aos demais membros da comunidade e como também àqueles que farão seu turno no Cerco de Jericó no período noturno, lhes fornecendo alimentação e bebidas”, destaca Celso Marques Caldeira, 57, coordenador geral da festa.

Festa na Praça chega a sua 3ª edição este ano (Pascom Paroquial / Arquivo)

Ao todo, são mais de 150 voluntários que ajudarão na organização, produção e venda dos alimentos. Os voluntários contam com doações dos itens necessários como óleo, carvão, gelo, linguiça toscana e pão francês. Para ajudar e obter mais informações, as pessoas podem entrar em contato com o Nilson ou João Celso pelo telefone da paróquia. 

É esperado pela organização em torno de três mil pessoas durante esses dias de festa. Para fechar com chave de ouro, no dia 18 de maio, às 22h, ocorrerá o primeiro sorteio do Show de Prêmios. A rifa custa R$10,00 e poderá ser adquirida com os coordenadores de pastorais e movimentos, na Secretaria da Igreja e com as entidades beneficentes. Haverá sorteios todos os meses, até dezembro, quando será sorteado um carro 0Km.

Serviço 

A programação completa do evento já está disponível. Abaixo você confere os padres que irão celebrar e os horários de cada dia. Haverá transmissão online das missas noturnas pelas redes sociais do Santuário todos os dias do cerco. Baixe a arte e compartilhe com amigos e familiares. 

leia também

00 capa

FESTA DAS NAÇÕES: Maior festa gastronômica da região completa 25 anos

Promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo, o evento oferece pratos típicos de 11 países, além de atividades para crianças, barracas de doces e diferentes bebidas; são mais de 50 itens no cardápio e 1.000 voluntários envolvidos A 25ª edição da Festa das Nações está chegando e ocorrerá de 5 a 7 de julho, no […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Banda Colo de Deus participa de duas noites especiais na Maristela

Nas últimas terça-feira (04/06) e quarta-feira (05/06), pela primeira vez, o Santuário Nossa Senhora do Carmo foi palco para o show com a Comunidade ‘Colo de Deus’, um dos mais famosos grupos musicais e de evangelização da Igreja Católica. A primeira noite contou com diversos louvores, adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo padre Edcarlos Amorim […]

01 Capa

Santuário organiza montagem do altar da Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira (30/05), as igrejas de Presidente Prudente (SP) se unem para celebrar a Solenidade Corpus Christi pelo centro da maior cidade do Oeste Paulista.  A programação tem início com a Santa Missa Campal às 8h, na Praça da Catedral São Sebastião, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e são esperados a […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Milhares de fiéis concluem 25ª edição do Cerco de Jericó no Santuário

Durante sete dias ininterruptos de adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do rosário e missas diárias, o Santuário Nossa Senhora do Carmo concluiu a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 a 19 de maio, com o tema “A água viva do Espírito Santo”.  Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, milhares de fiéis […]