Home > Santuário acolhe novo seminarista para estágio pastoral em 2025

Santuário acolhe novo seminarista para estágio pastoral em 2025


Todos os anos, o Santuário Nossa Senhora do Carmo acolhe novos seminaristas, que realizam um estágio pastoral entre as paróquias da diocese. O objetivo é permitir que conheçam melhor a realidade de cada região, proporcionando momentos de crescimento espiritual tanto para os seminaristas quanto para os fiéis da comunidade.

Para 2025, a paróquia acolhe Gustavo Henrique Brito Barbosa, 19, que cursa o primeiro ano de Filosofia. A apresentação oficial ocorreu no dia 01 de fevereiro.

Gustavo durante a Santa Missa de Apresentação no Santuário.  (Pascom Paroquial / Arquivo)

Filho de Gilmar Barbosa (in memoriam) e Maria Aparecida de Brito Barbosa, Gustavo nasceu no dia 16 de maio de 2005, em Presidente Prudente (SP). Em 2020, no seu primeiro ano do Ensino Médio, escolheu se doar inteiramente para o projeto de Deus, em busca de evangelizar as pessoas. Assim, entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja. 

Reunião com pais dos seminaristas e o reitor da instituição religiosa (Gustavo Barbosa / Arquivo pessoal)

Desde criança, o jovem sonhava em ser professor e sempre esteve envolvido na igreja, tanto é que foi coroinha e acólito. Porém, “a vontade de ser seminarista foi despertada durante um acampamento chamado CES, enquanto nos preparávamos para receber o Sacramento da Crisma”, compartilha Gustavo. 

Para o seminarista, esse tempo foi de amadurecimento e discernimento. “Por mais que existam as dificuldades da caminhada, eu estou adquirindo muitos aprendizados, procurando colocar em Deus todas as coisas”, fala. 

Gustavo durante missões diocesana em Santo Anastácio (Gustavo Barbosa / Arquivo pessoal)

Seu maior desejo é se dedicar aos estudos e se tornar cada vez mais um discípulo de Cristo. Para ele, ser padre é se tornar um outro Cristo. “Claro, sem esquecer que o sacerdote também é humano e tem suas fraquezas e, com o auxílio de Deus, vão sendo vencidas durante o exercício do ministério visando à salvação das almas”, diz. 

Apresentação do TCC referente à conclusão da etapa do propedêutico neste ano (Gustavo Barbosa / Arquivo pessoal)

Gustavo tem a previsão de concluir os estudos em Teologia em 2031 e, enquanto isso, além de se dedicar à Igreja, também aproveita seus hobbies que envolvem conversar com amigos, assistir tv e se envolver com tecnologias.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Servir a Jesus no altar: conheça a missão dos coroinhas do Santuário Nossa Senhora do Carmo

Entre as diversas pastorais e serviços que ajudam a tornar as celebrações mais belas e organizadas no Santuário Nossa Senhora do Carmo, um grupo chama a atenção pela dedicação, alegria e testemunho de fé: os coroinhas. Presentes nas missas, procissões e celebrações especiais, eles desempenham uma importante missão junto ao altar, auxiliando os sacerdotes e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Vozes do Carmelo: grupo vocal une fé, música e tradição no Santuário

A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Santuário cria Pastoral da Escuta para acolhimento e orientação aos fiéis

O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]