A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa caminhada de fé e a nos preparar para celebrar a Ressurreição do Senhor com um coração transformado.
Nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, inicia-se esse tempo litúrgico. Mais do que um período de sacrifícios, a Quaresma é uma oportunidade de aprofundar nossa relação com Deus e viver o Evangelho de forma mais autêntica.
Quaresma é um convite à oração, jejum e caridade (Pascom Paroquial / Arquivo)
“As leituras da missa, a liturgia e o próprio tempo litúrgico já nos levam ao recolhimento, à meditação e ao aprofundamento da fé. Esta é uma oportunidade para o cristão católico chegar ao ponto máximo da conversão e, assim, preparar-se bem para celebrar a Páscoa do Senhor”, explica o padre Edcarlos Amorim Moreira, pároco do Santuário.
Hora Quaresmal será realizada diariamente das 6h às 7h, exceto no domingo (Pascom Paroquial / Arquivo)
Preparação
Para viver bem esse período de 40 dias, o presbítero destacou algumas práticas essenciais: penitência, jejum, participação nas missas e momentos de espiritualidade, oração do Santo Rosário e entusiasmo ao Santíssimo Sacramento. Segundo ele, também é fundamental “praticar a caridade, pois todo jejum deve ser transformado em caridade e conversão”.
Gabriel Aparecido Boiago, 26 anos, catequista na comunidade, começou a vivenciar essa experiência quaresmal há três anos no Santuário. “Costumo intensificar minhas orações e me lembrar realmente que sou pó, que irei morrer e que, se não me converter o quanto antes, posso perder o céu”, afirma.
Para ele, a Quaresma é um tempo de recolhimento. “É um período para reflexão sobre a nossa morte, sobre o momento derradeiro da nossa vida e a entrada definitiva na vida eterna. Por isso, é tão importante escolher uma penitência para viver nesse tempo.”
Como penitência para este ano, Gabriel pretende participar da Hora Quaresmal diariamente às 6h, renunciando a um dos seus maiores prazeres: dormir até mais tarde. “Dormir é algo muito importante para mim (risos), então creio que vale a pena oferecer esse sacrifício a Deus.”
Outra fiel com propósitos quaresmais é Luciane de Souza Romero, 55 anos, engajada em acampamentos, pastorais e projetos da comunidade. Este será o quarto ano consecutivo em que ela vivencia esse tempo litúrgico na paróquia.
“É um tempo de profunda reflexão interior e uma grande oportunidade de crescimento espiritual e mudança de atitudes. Leva-me a oferecer minhas penitências e sacrifícios a Jesus, por amor a Ele, apesar de saber que tudo o que faço é tão pouco perto do amor infinito de Cristo”, afirma.
Luciane pretende aprofundar a oração a Jesus e a meditação em Maria (Luciane Romero / Cedida)
Como preparação para a Páscoa, Luciane busca meditar profundamente sobre as dores de Jesus e tudo o que Ele fez para nos salvar. “Também reflito sobre Maria, sua entrega total aos planos de Deus e sua confiança inabalável, mesmo sem entender tudo o que estava acontecendo. Para mim, seu exemplo é inspirador.”
Em relação às penitências, ela pretende rezar o Rosário às 4h da manhã, participar da Hora Quaresmal, intensificar os jejuns e oferecer outros sacrifícios pessoais. “Meu propósito é buscar crescimento interior, maior comunhão com Jesus e mais tempo de oração. Tenho sentido essa necessidade em minha vida”, conclui.
Programação
A programação especial da Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, com três missas na Igreja Matriz: às 7h15, 17h e 19h30. Durante as celebrações, será realizado o tradicional rito de imposição das cinzas, que registra a fragilidade humana e o chamado à conversão.
No mesmo dia, o Santuário começará a Hora Quaresmal, que acontecerá de 5 de março a 17 de abril, de segunda a sexta, das 6h às 7h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia. Esse momento de espiritualidade incluirá oração penitencial, desejo ao Santíssimo Sacramento, oração do terço e meditação do livro Imitação de Cristo .
Já no dia 1º de abril, terça-feira, os votos são convidados a receber o Sacramento da Confissão. Haverá um mutirão de confissões na Matriz, das 16h às 18h30 e das 20h às 22h.
“Pedimos que as pessoas realizem jejum às sextas-feiras, pratiquem penitências e transformem esses atos em caridade, oferecendo o que foi vivido neste Tempo Quaresmal. No final, será entregue um envelope de coleta para ajudar os irmãos carentes e contribuir com a Campanha da Fraternidade”, conclui o padre.
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]
Com o propósito de aproximar a juventude da Igreja e fortalecer a vivência da fé, o Grupo “Entre Nós” ocorre todas às terças-feiras, às 20h15, no auditório 1 da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). Voltado para jovens a partir dos 17 anos, o grupo, fundado em agosto deste ano, tem como […]
Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG). A formação […]