Home > Peregrinos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo caminham até Aparecida em gesto de fé e gratidão

Peregrinos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo caminham até Aparecida em gesto de fé e gratidão


Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira.

A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e pela organização das peregrinações do Caminho da Fé. Devota de Nossa Senhora, Lucimar conta que a caminhada é uma forma de expressão da fé e gratidão à Mãe Aparecida.

“Fui convidada por um amigo a participar da peregrinação há alguns anos e acabei me apaixonando. Já realizei outras edições e cada uma é uma nova experiência espiritual”, relata.

Neste ano, 26 peregrinos participaram do trajeto. A primeira turma, com 10 integrantes, saiu de Águas da Prata (SP) no dia 25 de setembro, após a missa de envio celebrada na comunidade Maristela. Foram 12 dias de caminhada e 318 quilômetros percorridos até Aparecida. A segunda turma, formada por 16 peregrinos, iniciou o percurso em 1º de outubro, encontrando o primeiro grupo na cidade de Consolação (MG) e caminhando mais 140 quilômetros até o destino final.

Lucimar explica que o principal objetivo é fortalecer a fé e a devoção mariana: “Somos todos filhos da Imaculada. O Caminho da Fé sempre conduz à casa da Mãe. É um exercício de sacrifício e gratidão pelas graças recebidas, realizado em meio à natureza, que nos faz sentir a presença do Criador”.

Lucimar atuou como apoio nesta peregrinação (Lucimar / Cedida)

Experiências de fé e gratidão

Entre os participantes estava Rita Almeri de Moura Magosso, 48, que participa da comunidade desde 1997. Foi a primeira vez que ela fez a peregrinação,  uma decisão tomada em forma de agradecimento pelos 10 anos de sua empresa, a Vitta Fisioterapia e Fitness.

“Não digo que foi uma ideia, mas um desejo no coração. Fui acompanhada da minha sócia Juliana Marco e das alunas Satico Sakai e Paula Pretti”, conta Rita.

Rita realizou o trajeto com a sócia e amigas (Rita / Cedida)

“O que mais me marcou foi a simplicidade das pessoas, o cuidado de Nossa Senhora conosco e o poder da oração do terço. Fui para agradecer. Para mim, Nossa Senhora representa a simplicidade, a pureza e o amor materno”, destaca Rita. 

Outro peregrino que viveu essa experiência pela primeira vez foi Charles Domingos, 49, membro do Acampamento Magnificat.

“Era um sonho antigo. Eu já havia pago a viagem para abril de 2025, mas, por servir no Acampamento Magnificat de Sergipe, adiei para outubro. Apesar de não ter preparo físico, sabia que conseguiria. Fomos em um grupo de 26 peregrinos e partilhamos muitas histórias e testemunhos de vida”, compartilha.

Charles destacou a solidariedade e o amor fraterno vividos ao longo do caminho: “O caminho transmite uma paz imensa. Pessoas simples nos oferecem água, frutas, doces e palavras de fé. Isso nos faz repensar a vida e enxergar o amor de Maria em cada gesto. Ela sempre nos levanta e nos acolhe em seu colo”.

Charles conta que realizou a peregrinação pela primeira vez e voltaria sempre (Charles / Cedida)

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Charles afirmou que pretende repetir a peregrinação em 2026: “Já fui agraciado muitas vezes por Ela. Se Deus me der força, quero fazer o caminho todos os anos”.

A cada peregrinação, os fiéis renovam sua fé e seu amor à Mãe Aparecida. Para Lucimar, cada passo dado é uma oração e um testemunho de amor. “É emocionante ver pessoas de diferentes idades e histórias caminhando unidas pela fé. No final, quando avistamos o Santuário, o coração se enche de gratidão”, finaliza. 

Serviço

As peregrinações são organizadas pela paróquia, com acompanhamento espiritual e momentos de oração ao longo do trajeto. Para mais informações sobre as próximas edições e formas de participar, entre em contato com a Secretaria Paroquial pelos telefones: (18) 3223-5637 ou (18) 99773-4719 (whatsapp).

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Edcarlos assume presidência da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1

Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Acampamento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ultrapassa fronteiras e é realizado em Portugal

A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]