Home > O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é uma proteção nos perigos

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é uma proteção nos perigos


O Escapulário é um sinal de salvação e uma salvaguarda nos perigos

Quem não o trará consigo como penhor de salvação eterna e proteção nos perigos, se Deus o concedeu ao mundo para honrar Sua Mãe e ajudar a salvar e proteger os seus filhos justos e pecadores?

Foi em 16 de julho de 1251 que Nossa Senhora, aparecendo a São Simão Stock, superior geral dos Carmelitas, entregou-lhe o escapulário dizendo: “Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

 

escapulário

 

Setenta anos mais tarde, aparece a Virgem ao Papa João XXII, confirma essa promessa e acrescenta outra, chamada a do privilégio sabatino, em que, mediante determinadas condições, a alma do confrade Carmelita será livre do Purgatório se lá estiver, no sábado a seguir de sua morte. Os Soberanos Pontífices consideram como pertencentes à Ordem do Carmo todos os que recebem o seu escapulário. Para que todos possam usufruir das graças inerentes ao Escapulário, Sua Santidade, o Papa PIO X, em 16 de Dezembro de 1910, concedeu que o Escapulário, uma vez imposto, pudesse ser substituído por uma medalha que tenha de um lado Nossa Senhora sob qualquer invocação (Carmo, Dores, Conceição, Fátima etc.), e do outro lado o Coração de Jesus, e benzida com o simples sinal da cruz, na intenção de substituir este Escapulário.

Em 28 de janeiro de 1964, o Papa Paulo VI concedeu ainda que todos os sacerdotes pudessem impor o Escapulário e substituí-lo pela respectiva medalha, pois até aí era um privilégio dos Padres Carmelitas e de outros sacerdotes que o pedissem à Santa Sé, e nisso se mostra o desejo da Santa Igreja de que todos o tragam.

Imposição do Escapulário por um sacerdote

Oração: Senhor Jesus Cristo, Salvador dos homens, abençoai este hábito de Nossa Senhora de Carmo, que, como sinal de Consagração a Maria, vai ser imposto ao vosso servo, para que, pela intercessão de Maria Santíssima, possa alcançar maior plenitude de graça. (Asperge o Escapulário com água benta)

Imposição: Recebe esse santo hábito, para que, trazendo-o com devoção, te defenda do mal e te conduza à vida eterna. Amém. (Coloca-o ao pescoço da pessoa)

– Participas desde este momento de todos os bens espirituais, de que gozam os religiosos do Carmo, em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

– Amém.

– O Senhor que se dignou admitir-te entre os confrades do Carmo, te abençoe; e mediante este sinal de consagração, faça-te forte na luta desta vida e te conduza à felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. (Asperge o Confrade com água benta)

[Com Aprovação Eclesiástica]

 

Por Canção Nova

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Edcarlos assume presidência da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1

Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Acampamento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ultrapassa fronteiras e é realizado em Portugal

A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Formação de catequistas destaca a importância da evangelização no mundo digital

Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG). A formação […]