Home > Natal: tempo de esperança

Natal: tempo de esperança


compartilhe nas redes

No mundo cheio de informações e cada vez mais rápido em que vivemos, o significado do Natal foi se modificando. Tanto que hoje em dia não é incomum ver crianças e adolescentes perceberem o Natal como um dia de festas e presentes.

Muito além disso, o Natal é a data em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, porém acredita-se que tenha sido oficializada no século IV d.C., durante o pontificado de Júlio I.

Jesus nasceu em uma estrebaria na cidade de Belém (Pascom Paroquial / Arquivo)

A bíblia narra o nascimento de Jesus no Evangelho de Mateus (1, 18-25 ) “(…) assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.” 

O Natal para os Cristão a celebração da Luz de Jesus (Pascom Paroquial / Arquivo)

Mas afinal, qual é o verdadeiro significado do Natal?

Convidamos o padre Rafael Sotocorno, atual vigário paroquial, para explicar mais sobre o significado e o motivo desta data ser tão especial para os cristãos. 

Padre Rafael Sotocorno explica sobre o Natal

Ensinamentos sobre o Natal

Precisamos ensinar aos nossos pequenos que a importância principal do Natal não é o Papai Noel, nem os presentes e nem as festas, mas sim Jesus. 

A coordenadora da Pastoral da Catequese, Natalina Soares da Silva,  fala que é importante deixar claro para as crianças a grandiosidade desta data. “Conversar sobre o porquê estamos comemorando, ou melhor, quem estamos celebrando, pode-se usar livros infantis para contar a história  do Natal, mostrar o presépio, a Sagrada Família, sempre esclarecendo que existem diversos símbolos e tradições no Natal, mas o mais importante deles é celebrar em família o nascimento do Nosso Senhor!” 

Menino Jesus deve ser o foco da nossa celebração (Pascom Paroquial / Arquivo)

Natalina ainda aconselha o que fazer nesse dia tão especial: “Durante a celebração do Natal, quando estamos cercados de nossos familiares, antes da comida e dos presentes, é importante manter a tradição de fazer uma oração em família, relembrando o grande amor de Deus por cada um de nós e o verdadeiro e maravilhoso significado do Natal! Construir essas memórias é importante para que as crianças tenham sempre essas lembranças no coração.” 

 Natal é umas das celebrações mais importante para os cristãos católicos (Pascom Paroquial / Arquivo)

O símbolo do Natal 

Além de tudo isso, o Natal também é um tempo de reflexão e de deixar que Jesus entre em nossos corações. Por isso, confira agora mensagens do que o Natal representa para alguns coordenadores de Pastorais e Movimentos de nossa paróquia.  

Coordenadores da Maristela transmitem mensagem de Natal

Programação 

O Menino Jesus está prestes a nascer. Anote na agenda e traga toda sua família para as celebrações de Natal e Ano Novo na Igreja Maristela. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]