Home > movimentos & pastorais > pastoral familiar

pastoral familiar

A Pastoral Familiar surgiu do apelo da Igreja Católica para que as principais células sociais tivessem um apoio concreto de fé e transformação social.

Assim, a missão é realizar um trabalho misericordioso, acolhedor, íntegro, defensor da vida e dos valores cristãos e isso só ocorre pela valorização do Sacramento do Matrimônio.

Há uma divisão de trabalho na pastoral em três setores: pré-matrimonial, com foco na juventude, casais de namorados e noivos; pós-matrimonial, para casais jovens e/ou de longa data; e casos especiais, como separação, divorciados, viúvos, casais de segunda união, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros e quem quer que precise de acolhimento.

Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Pastoral Familiar trabalha em vários setores específicos. Dentre elas estão o ECC (Encontro de casais com Cristo), ECJ (Encontro de Casais Jovens), Encontro “Bom Pastor” (para casais de 2ª união), Acampamento de Casais, Acampamento de Noivos e Acampamento de Família. As reuniões ocorrem toda quinta-feira, às 20h, no salão paroquial.