Todos os anos, no dia 16 de julho, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo celebra o Dia da Padroeira com homenagens à Nossa Senhora do Monte Carmelo. Porém, neste ano de 2022 será diferente. A nossa “Carminha”, como é chamada pela comunidade, terá mensalmente, todo dia 16, um momento especial de devoção para lembrar da padroeira.
“A ideia surgiu porque eu nunca vi uma comunidade tão devota igual a Maristela, ao ponto de chamar a mãe de Jesus de Carminha. Um amor e respeito que passo admirar a cada dia mais e agora que a paróquia será elevada a Santuário de Nossa Senhora do Carmo, nada melhor que dedicarmos uma missa todo mês a ela”, fala Fernando Henrique Paiva Perucci, 40, atual Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e um dos idealizadores deste dia votivo.
Fernando conta que o dia votivo veio devido ao amor da comunidade por Nossa Senhora (Fernando Henrique / Cedida)
Quando a igreja é dedicada a algum santo, ou seja, tem algum padroeiro, aquela comunidade clama pela sua intercessão e proteção. Assim, ele passa a ser defensor da paróquia e dos fiéis. Na Maristela, a padroeira é Nossa Senhora do Carmo, tanto que o atual vigário da comunidade, padre Rafael Sotocorno, explica:
“Nossa Senhora defende os fiéis que são membros participantes daquele território, daquela igreja, daquele que pertence a paróquia. A importância de ter um santo padroeiro está em dedicar a nossa vida sobre a proteção, sobre a intercessão a Nossa Senhora do Carmo. Por isso que nós dedicamos as igrejas católicas.”
Padre Rafael afirma que ter santos padroeiros é uma forma de proteção (Pascom Maristela / Arquivo)
Essa intercessão e milagres vivenciados pela comunidade é exemplificada por Fernando, que só tem gratidão por Nossa Senhora do Carmo. “Minha esposa não podia engravidar. Então começamos uma novena e entregamos nas mãos de Nossa Senhora e, pela sua intercessão, podemos hoje presenciar, com nossos próprios olhos, os milagres do seu filho Jesus. Tenho gêmeas: Maria Clara e a Maria Fernanda.”
Assim, “a intenção em promover a devoção à Nossa Senhora e o dia do devoto é despertar nos corações uma devoção aquela que é a nossa defensora, a nossa padroeira, que leva os nossos pedidos para Deus Pai, que intercede a cada um de nós, para que Ele possa derramar as maravilhas em nós, destaca o padre.
A importância de Nossa Senhora do Carmo para a Maristela é tanta que um dos fiéis da Maristela escreveu uma música especialmente para essas celebrações. Devoto de Carminha desde os 12 anos, Manoel Baptista, 47, músico, compartilha que: “essa música fizemos em três pessoas – Vitão, Marcelinho e eu – a mais ou menos duas semanas, voltada para o dia de Nossa Senhora do Carmo”.
Manoel compôs uma música especialmente para Nossa Senhora do Carmo (Manoel Baptista / Cedida)
Ouça abaixo a música de Manoel cantada durante a celebração da Santa Missa do dia 16 de março:
Programação
Todo dia 16 de cada mês ocorrerá uma missa por cura e libertação onde terá o passeio do Santíssimo Sacramento, imposição dos escapulários, um momento especial com Nossa Senhora trazendo uma catequese especial à Mãe de Deus.
Esperamos que a comunidade abrace este dia e que juntos possamos elevar toda nossa gratidão à ela, nossa Carminha, pelas bênçãos recebidas em nossas vidas. Uma comunidade que ama, respeita, e honre a mãe de Jesus!
Com o objetivo de acolher, confortar e integrar os doentes e idosos na vida da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza, toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, a Missa da Saúde. A celebração, iniciada em 2024, é organizada com carinho e dedicação pela Pastoral da Saúde, e conta com a presença de […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]