Home > Maristela intensifica seu papel de ser uma Igreja Missionária

Maristela intensifica seu papel de ser uma Igreja Missionária


compartilhe nas redes

Entre os muitos trabalhos de evangelização da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, está a vivência de uma igreja em saída, ou seja, a presença dos sacerdotes em outros espaços, como hospitais, residências e estabelecimentos comerciais, levando a Palavra, a Eucaristia, bênçãos e celebrando sacramentos.

Para o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, é muito importante sermos uma Igreja missionária que vai ao encontro do outro. “Não apenas esperar que os outros venham a nós. É levar o Evangelho com a vida e sobretudo fazer com que a nossa vida seja um evangelho vivo”. 

Padre Rodrigo durante benção a residência em Prudente (Padre Rodrigo / Cedida)

Jesus deixou a missão de anunciar a Boa Nova, levar o Evangelho, o seu amor e foi um exemplo de envio missionário. Como cristãos, batizados, temos o compromisso de viver e levar o amor a cada dia. Entre muitas de suas pregações, o Papa Francisco fala de modo simples que: “Quando permitimos que Deus nos conduza para além de nós mesmos, a nossa vida muda e entendemos o verdadeiro sentido da nossa existência. Eis a fonte da ação evangelizadora, a necessidade do anúncio espontâneo.”

Evangelizar além do templo

Como pede o Papa Francisco, uma Igreja em saída vai além do encontro com os mais vulneráveis e enfermos. Na Maristela, os padres Rodrigo Gomes e Rafael Sotocorno visitam semanalmente lares, orfanatos, velórios, empreendimentos, em busca de levar o Evangelho. 

Padre Rafael Sotocorno durante visita a idosos da cidade (Padre Rafael / Cedida)

“No caso das bênçãos, tudo isso é feito de uma forma que as pessoas saibam que Deus está ali amparando e protegendo de todos os males”, explica o padre Rodrigo. 

Desde o ano passado (2020), devido à pandemia, em certas celebrações do calendário litúrgico, os sacerdotes se empenharam para levar o Santíssimo Sacramento aos fiéis, seja nas ruas ou hospitais da cidade.

Santíssimo Sacramento visitando hospitais de Prudente (Pascom Maristela / Arquivo)

Visitas aos fiéis

A presença do sacerdote para consagrar estabelecimentos comerciais, residências e dar bênção aos enfermos é cada dia mais comum e importante para os cristãos. Kátia Vaz Pascoal, 42, psicóloga e empresária, convidou o padre para abençoar sua loja antes da inauguração.  

“Sabemos o valor da bênção que ele pode nos dar, pois é o representante do próprio Deus, é instrumento da graça. A visita dele nos encheu de alegria, de paz e trouxe a luz do Espírito Santo. Nossa loja foi consagrada a Deus e à Nossa Senhora!”, destaca a empresária.  

Padre Rodrigo Gomes abençoando a loja de Kátia antes da abertura (Kátia Vaz Pascoal / Foto Cedida) 

Para Janaína Maria Tavares da Costa, 24, jornalista, a visita do sacerdote revigorou a alma, sua espiritualidade e serviu para renovar a fé e dar forças para enfrentar o tratamento contra o câncer.

Janaína explica que sua crença a faz ter esperança. “A espiritualidade é muito importante porque, junto com outros fatores, me faz seguir em frente, faz eu ter fé de um dia melhor, na minha cura!”

Padre Rodrigo durante a visita a Janaina e família (Padre Rodrigo / Foto cedida) 

Ela conta ainda que a visita gerou “um sentimento de felicidade, de gratidão, de ter disponibilizado um tempo dele para vir orar comigo, junto com a minha família”. 

Saúde e fé

Mesmo com a pandemia, as visitas dos religiosos aos enfermos continuam acontecendo dentro dos hospitais com autorização de cada unidade,  dependendo da enfermidade. Maria Assunção de Azevedo Guedes, médica e coordenadora do Grupo Inter Religioso “Mão Unidas” do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, explica que a parceria dos religiosos com a instituição para realização das visitas ocorre de duas formas: 

“Existe o acesso religioso, que tem plena liberdade no hospital, e o grupo inter-religioso, que são as modalidades religiosas que vão fazer ações dentro do hospital, de acordo com as atividades de cada religião e que participam de reuniões e formação”, explica Maria Assunção. 

Para a médica, o atendimento religioso espiritual para um paciente oncológico, assim como para toda área de saúde, é fundamental. “O objetivo do hospital é tratar doenças, tratar doentes, proporcionar alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual fazendo com que ele melhore a sua qualidade de vida.”

Padre Rodrigo durante bênçãos em hospital antes da pandemia (Padre Rodrigo / Cedida)

Voluntariado

Os sacerdotes também contam com o auxílio de agentes de pastorais. A Pastoral da Saúde e o Ministério Eucarístico são responsáveis por acompanhar os idosos e enfermos, em hospitais e residências da cidade. Ao todo, são cerca de 120 agentes e ministros na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. 

Agentes durante Congresso Diocesano da Pastoral da Saúde realizado em 2019 (Regina Teodoro / Cedida)

Regina Teodoro, 58, é ministra da Eucaristia e da agente da pastoral. Segundo ela, antes da pandemia eram realizadas visitas semanais nas casas dos idosos e enfermos, que estão impossibilitados de ir à Igreja para receber a Eucaristia, em hospitais e casas de repouso. 

“É muito importante a Igreja ir até o encontro daqueles que estão impossibilitados. Levar Jesus para os enfermos e idosos é uma grande alegria para nós e para eles. Eu costumo dizer que a gente vai levar Jesus e a gente volta cheia dEle!”, destaca a agente.  

As visitas, além de levarem uma Palavra de Fé ou um testemunho, auxiliam na vida espiritual dos fiéis. “As visitas contribuem para aquele momento de aflição, de angústia, porque eles recebem Jesus como um consolo. Receber Jesus na Eucaristia é um remédio para a alma”, afirma Regina.

Atualmente, devido à pandemia, as visitas estão suspensas por orientações da coordenação diocesana da Pastoral da Saúde. “ Nós não estamos mais fisicamente com os nossos enfermos, mas estamos espiritualmente. Continuamos mantendo contato, seja por ligação telefônica, por chamada de vídeo, para a pessoa saber que que isso logo vai passar”, explica a coordenadora. 

Fazendo a diferença 

O padre Rodrigo Gomes acredita que as visitas fazem total diferença. “Levar uma palavra, com sacramento, no caso da Unção dos Enfermos, levarmos também os sacramentais, no caso da água benta, do sal, bênçãos que são realizadas em casas, comércios, tudo isso também faz muita diferença.”

De acordo com o padre Rodrigo, a fé deixa as pessoas mais confiantes e auxilia no tratamento (Padre Rodrigo / Foto cedida) 

Ele também compartilha que “as pessoas se sentem muito mais confiantes nesse momento oracional e também sacramental. Lembramos que elas não estão sozinhas, além de todo o tratamento, da ciência que Deus capacitou aos homens para poderem cuidar e levar o seu melhor, a fé é o que encoraja, é algo que motiva a darmos sempre o nosso melhor para que todo o tratamento cumpra o seu êxito”. 

Serviço

Para as visitas, seja nos hospitais, casas de repousos, orfanatos, lares e comércios, entre em contato com a Secretaria Paroquial para fazer o seu agendamento. O telefone é o (18) 3223-5637 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (18) 99773-4719. Basta dizer que gostaria de receber a visita e o motivo, que a secretária irá verificar a disponibilidade dos sacerdotes e fazer o agendamento. 

Agende a visita do padre ligando na secretaria (Padre Rodrigo / Cedida)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]