No próximo dia 2 de março, a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade no Brasil, sempre 46 dias antes da Páscoa. No catolicismo, esse tempo é marcado por oração, jejum e penitência, que todo cristão é orientado a seguir.
São 40 dias marcados por oração, penitência e jejum (Pascom Paroquial / Arquivo)
Quaresma
“O Tempo Quaresmal é um grande retiro que vivenciamos através de um analisar da nossa própria conduta com gestos de interiorização, oração, espiritualidade, vivenciando o calvário próprio de Jesus”, destaca o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
A Quaresma recorda o período bíblico onde Jesus se retira para o deserto para orar e enfrenta tentações de satanás. Segundo o sacerdote, todos devem vivenciar intensamente este tempo para poder contemplar a ressurreição, a Páscoa de Cristo, que neste ano ocorrerá no dia 17 de abril.
Segundo o padre Rodrigo, momento é de vivenciarmos o calvário de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo)
Campanha da Fraternidade
Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fale com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). O objetivo é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
É a terceira vez que a Igreja no Brasil irá aprofundar esse tema, tendo como reflexão o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Quarta-feira
Na Quarta-feira de Cinzas, tradicionalmente, todas as Igrejas realizam o rito de imposição de cinzas nos fiéis. “A cinza lembra que do pó viemos e ao pó retornaremos. Então, a celebração recorda que a condição humana deve se desprover de toda vaidade, soberba, mas, sobretudo, nos unir de valores do alto que nos conduzem ao céu”, afirma o sacerdote.
As cinzas são um reconhecimento da mortalidade de cada ser humano, um sinal para que cada um se converta e um convite para crerem no Evangelho de Cristo.
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI. As cinzas usadas na celebração de quarta-feira vem dos ramos, que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o rito, o sacerdote e os designados por ele, fazem uma cruz com as cinzas na testa ou em cima da cabeça dos fiéis.
Rito de imposição das cinzas já ocorre desde o século XI (Pascom Paroquial / Arquivo)
Espiritualidade da comunidade
Angélica Bezerra Manzano Guimarães, 54, é coordenadora do Ministério dos Leitores e leiga consagrada (Oblata Beneditina). Ela conta que a Quaresma é tempo de viver intensamente o Tríduo Pascal: Paixão, morte e ressurreição de Cristo.
“A quaresma representa pra mim um tempo de preparação, de retiro, de recolhimento, de oração, de sacrifício, de preparação para vivenciar a semana maior da Igreja: a Semana Santa. Vivenciar isso é intensificar a preparação para o grande encontro com Deus”, afirma Angélica.
A oblata afirma que a Quaresma é a preparação para o grande encontro com Deus (Angélica Guimarães / Cedida)
A leiga consagrada conta que, durante a Quaresma, ela intensifica as orações. “Sigo a Liturgia da Horas, procuro fazer duas horas maiores (Laudes e Vésperas), faço comunhão diária (missa todos os dias), rezo o Santo terço diariamente. Além disso, procuro fazer a abstinência da carne às quartas e sextas-feiras. Por fim, o jejum de uma das refeições principais do dia.”
Ela afirma ainda que esse tempo é propício para vivenciar e descobrir quem nós somos e quem é Deus. “É um momento de buscarmos uma vida plena, entendendo que Deus deixou um caminho de santificação para cada um de seus filhos, na realidade de vida de cada um.”
Serviço
No dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, as missas na Igreja Matriz com imposição das cinzas serão às 7h15 e 19h30. À noite, haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia.
Já nas capelas, haverá missa no Parque Furquim e celebrações no Parque Alexandrina e Parque Primavera. Todas com o rito de imposição das cinzas.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu um momento de fé, ternura e gratidão no último domingo, 26 de outubro, durante a Santa Missa com bênção dos animais, celebrada pelo pároco, Pe. Edcarlos Amorim Moreira, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A celebração, que já se tornou uma […]
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo deu início a um novo projeto pastoral que tem fortalecido os laços de fé e trazido proximidade entre os fiéis: a visita dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística às casas da comunidade para momentos de oração, bênção e celebração da Palavra. A iniciativa, idealizada pelo pároco, Pe. Edcarlos […]
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]