Home > Grupo de Jovens “Eu Vou Além” retoma atividades semanais às terças-feiras

Grupo de Jovens “Eu Vou Além” retoma atividades semanais às terças-feiras


compartilhe nas redes

Após mais de um ano sem atividades presenciais na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o Grupo de Jovens “Eu Vou Além” retoma seus momentos de louvor e espiritualidade com a juventude. O primeiro encontro foi na terça-feira (03/08) e reuniu dezenas de adolescentes, jovens e adultos. 

Grupo mudou a data dos encontros e passa a ser toda terça-feira (Pascom Paroquial / Arquivo)

Nós sabemos que a Maristela tem uma juventude muito grande e atuante. Então, nosso objetivo é fazer com que eles estejam sempre abastecidos para poder evangelizar no dia a dia deles”, explica Danilo Henrique Ferreira Elias, 24, atual coordenador do grupo e diretor do acampamento CES (Confirmados no Espírito Santo).

O grupo foca, principalmente, na questão do conhecimento tanto da Palavra de Deus e da Igreja como no abastecimento espiritual. Entretanto, durante a pandemia, os coordenadores adaptaram as atividades para manter viva a chama do Espírito Santo no coração dos jovens. 

“Foi um período muito difícil porque é uma coisa que a gente sente muita falta e tenho certeza que a juventude também sentiu. A gente fez algumas lives quando pôde, dentro das regras de distanciamento e dos cuidados com a covid-19, mas agora a gente tá podendo voltar a se encontrar”, afirma o coordenador. 

Grupo busca unir o conhecimento e abastecimento espiritual (Arquivo / Cedida) 

O grupo

O atual Grupo de Jovens da Maristela surgiu em 2005 com o nome “Quero e Posso”. Onze anos depois, no dia 12 de fevereiro de 2016, passou a ser chamado de “Eu Vou Além”, ganhou um novo formato, coordenação e passou a realizar encontros todas as sextas-feiras, na paróquia. 

Em 2016, grupo ganhou novo nome como forma de reformulação (Lara Pedroso / Cedida) 

Atualmente, os seis coordenadores e voluntários, que os auxiliam durante os encontros semanais, decidiram mudar os momentos de louvor e espiritualidade que passaram a ser todas as noites de terça-feira .

“O Grupo de Jovens é uma manifestação da continuidade do trabalho que realizamos, seja na catequese, seja nos acampamentos. Após receberem os sacramentos da Comunhão e da Crisma, eles precisam dar sequência na vida da igreja e o grupo é uma destas portas”, destaca o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

Momento de espiritualidade com o Santíssimo Sacramento na Matriz (Lais Silva / Cedida) 

Antes da pandemia, o grupo realizava uma série de ações sociais, visita ao Lar de Idosos, orfanatos e eventos de conscientização. Para o padre Rodrigo, todo esse trabalho é positivo e traz uma mistura de alegria e fé. “O grupo de jovens é uma somatória de jovens com realidades diferentes, com histórias de vidas diferentes e um vai se completando no outro, criando propósitos, multiplicando valores, para que a gente possa pensar não apenas dentro do âmbito do local, onde é realizado o grupo, mas pensar em ações concretas.”

Grupo reunido na paróquia durante Santa Missa (Lais Silva / Cedida)

Experiências 

Lara de Oliveira Pedroso, 20, participa dos grupos semanais e faz parte da equipe. Sua jornada começou em 2014, após ter participado do acampamento CES. “O grupo de jovens traz para mim aquele espírito de comunidade, muitos ensinamentos, partilhas e testemunhos que acabam nos lembrando e trazendo de volta aquela chama que os acampamentos acendem em nós.” 

Lara Pedroso durante apresentação artística na paróquia (Lara Pedroso / Cedida)

Para ela, o que mais chama a atenção é a forma com que os grupos montam os teatros e as dinâmicas. “Tudo é feito com muito zelo e pensado em uma forma prática e palpável de explicar sobre Deus. A minha maior felicidade e realização é poder estar contribuindo para essa obra que muda tantas vidas, como mudou a minha.”

Outra frequentadora ativa do grupo e participante desde 2013 é a Lais Volpato Silva, 22, que ingressou após realizar um acampamento. “O grupo entrou na minha vida como uma forma de reencontrar meus amigos e de vivenciar momentos que me aproximam ainda mais de Jesus.”

Ela conta que o grupo sempre chamou muito sua atenção, pois consegue vivenciar os momentos de um jeito bem diferente. “Essa rotina de preparação e, principalmente, de reabastecimento que estávamos acostumados, fez muita falta nas minhas semanas. Fico muito feliz em estarmos de volta!” 

Teatros fazem parte da dinâmica do grupo (Arquivo / Cedida) 

Serviço 

O Grupo de Jovens “Eu Vou Além” é aberto a toda juventude e ocorre toda terça-feira, às 20h30, após a Missa na Igreja Matriz. Não é necessário retirar senha para participar presencialmente. O uso de máscara e o distanciamento social continuam obrigatório. 

“Poder participar no grupo e estar envolvido em um projeto tão grande da Igreja, toda semana, é uma coisa que com certeza marcou e mudou a minha vida. Se tem uma parte de mim que fixou na igreja e se apaixonou, o grupo tem uma grande parte nisso e é isso que eu busco passar para as outras pessoas”, destaca o coordenador, Danilo. 

leia também

CAPA

Santuário comemora 25 anos da Festa da Nações e prepara Show de Prêmios

Preparados? Organizada pela comunidade do Santuário Nossa Senhora do Carmo, a 25ª edição da Festa das Nações e o Show de Prêmios estão de volta. Fique por dentro de tudo o que ocorrerá neste ano e participe!  Prêmios  Em 2024, o Show de Prêmios ganhou um novo formato, com novos prêmios e instituições beneficiadas. Ao […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]