Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG).
A formação teve como objetivo refletir sobre os novos desafios e oportunidades da evangelização no mundo contemporâneo, marcado pelas tecnologias digitais e pela presença cada vez maior da inteligência artificial no cotidiano das pessoas.
Em entrevista, Dom Edson Oriolo destacou a importância da Igreja utilizar os recursos digitais como aliados na missão catequética: “A Catequese é uma preocupação da Igreja em falar sobre as verdades de Jesus Cristo, a Igreja e o homem. No contexto da sociedade contemporânea, precisamos de novas metodologias, metas e estratégias para anunciar cada vez mais essas verdades. O mundo digital também precisa receber a mensagem revelada”.
Dom Edson Oriolo debateu sobre a importância da IA na evangelização (Pascom Diocesana / Cedida)
Ao ser questionado sobre a inteligência artificial, o bispo reforçou a prudência e a sabedoria da Igreja: “A Igreja é sempre prudente na sua ação evangelizadora. Jesus Cristo não perdeu a oportunidade de evangelizar, e hoje também não podemos perder. O mundo digital precisa ser evangelizado, para que a mensagem revelada chegue ao coração de tantas pessoas”.
Dom Oriolo deixou ainda uma mensagem especial aos catequistas:
“A Igreja não pode perder oportunidade para evangelizar. O mundo digital também precisa ser evangelizado, mas é preciso lembrar que a vivência sacramental é fundamental. Os sacramentos são a presença real de Cristo e devem estar no centro da vida cristã.”
“Catequese é a pastoral do amor”
Para a catequista Vanessa Soares Rodrigues Simões, que atua na evangelização desde 2020, a formação foi um momento de renovação e aprendizado. Ela reforça que os recursos digitais, quando bem utilizados, são ferramentas importantes para a missão evangelizadora.
“Na evangelização e catequese, o uso da inteligência artificial tem crescido e acrescentado muito como forma de pesquisa e complementação de métodos e ideias. A catequese hoje utiliza o recurso digital como meio de evangelizar, atrair, divulgar e catequizar por meio das diferentes plataformas”, destaca Vanessa.
Vanessa Simões é catequista há 5 anos e avaliou positivamente a formação (Pascom Paroquial / Arquivo)
No entanto, a catequista ressalta que nada substitui a vivência comunitária: “Assim como Jesus usava todos os recursos que possuía para evangelizar, a Igreja hoje tem ao seu lado as redes sociais e aplicativos, mas não podemos esquecer que é a presença, o contato humano e principalmente a participação nas celebrações que fortalecem nossa fé e a vida em comunidade”.
Ao falar sobre sua vocação, ela completou com emoção: “Escolhi ser catequista porque acho maravilhosa a missão de levar Jesus aos pequeninos e ver a sede e o amor que eles têm pelas coisas de Deus. A catequese é a pastoral do amor!”
Um passo à frente
A formação mostrou que, diante dos avanços tecnológicos, a catequese é chamada a dialogar com o mundo atual sem perder sua essência: levar Jesus Cristo a todos. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo segue firme em sua missão de preparar catequistas cada vez mais comprometidos, criativos e preparados para anunciar a Boa Nova com entusiasmo e amor.
A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]
A celebração de Corpus Christi reunirá milhares de fiéis de toda a Diocese de Presidente Prudente no próximo dia 4 de junho (quinta-feira), em uma das manifestações públicas de fé mais tradicionais da Igreja Católica. Como já é tradição, as paróquias da 1ª Região Pastoral se reúnem para organizar uma única celebração solene no centro […]
O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]
A comunidade do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Carmo viveu um momento histórico e inesquecível neste sábado, 16 de maio de 2026. Às 11h, fiéis, pastorais, movimentos, religiosos e autoridades participaram da Santa Missa de Criação e Instalação do Santuário Diocesano, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. A celebração marcou oficialmente a […]