Home > FESTA DAS NAÇÕES: Maior festa gastronômica da região completa 25 anos

FESTA DAS NAÇÕES: Maior festa gastronômica da região completa 25 anos


compartilhe nas redes

Promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo, o evento oferece pratos típicos de 11 países, além de atividades para crianças, barracas de doces e diferentes bebidas; são mais de 50 itens no cardápio e 1.000 voluntários envolvidos

A 25ª edição da Festa das Nações está chegando e ocorrerá de 5 a 7 de julho, no IBC – Instituto Brasileiro do Café de Presidente Prudente (SP). Organizado pela comunidade do Santuário Nossa Senhora do Carmo, o maior evento gastronômico da região completa 25 anos e, além de contar com a tradicional culinária de 11 países, terá muitas novidades, como shows de prêmios e concurso Rei e Rainha das Nações. 

Festa homenageia Nossa Senhora do Carmo (Pascom Paroquial / Arquivo)

Mais do que arrecadar fundos, a festa tem como principal objetivo unir a comunidade para homenagear e celebrar a padroeira, Nossa Senhora do Carmo (comemorada em 16 de julho). Durante os três dias, a organização espera que milhares de pessoas passem pelo local e prestigiem o evento. 

Milhares de pessoas são esperadas nos três dias de festa (Pascom Paroquial / Arquivo)

“A expectativa como sempre é muito grande, já que nosso evento é uma festa já firmada e reconhecida em todo o Oeste Paulista e adjacências como a maior festa gastronômica da região. Assim, acreditamos que será coroada de êxito novamente e poderemos comemorar a semana de Nossa Padroeira com muita festa e alegria”, fala o atual coordenador geral da Festa das Nações, Celso Marques Caldeira, 58. 

Padre Edcarlos animando os voluntários durante o evento (Pascom Paroquial / Arquivo)

Neste ano, no qual celebra-se os 25 anos de festa, serão 17 barracas disponíveis em alusão aos países: Alemanha, Argentina, Arábia Saudita, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão e Portugal.

Pratos típicos são preparados com amor e cuidado pelos voluntários (Pascom Paroquial / Arquivo)

O público poderá se deliciar com mais de 50 opções de pratos, bebidas e sobremesas. No local, também encontrarão itens de artesanato produzidos por voluntárias da comunidade, artigos religiosos, cama elástica e piscina de bolinha para a garotada se divertir. Somado a isso, haverá a eleição de duas crianças para ser o Rei e Rainha das Nações, 3º sorteio do Show de Prêmios e novos ambientes com patrocinadores da festa. 

Voluntários usam a criatividade para promover as barracas (Pascom Paroquial / Arquivo)

Participante desde a segunda edição em 1999, Celso fala que chegar ao Jubileu de Prata da Festa das Nações é motivo de grande comemoração. “Primeiro porque continuamos a render graças à Nossa Senhora do Carmo durante este período; segundo porque mostra a força, a garra e a união de nossa comunidade; e, por fim, porque continuamos a produzir e a incrementar nossa comunidade para, cada vez mais, evangelizarmos todos aqueles que necessitam do colo e da Palavra de Jesus Cristo.”

Entre as tradicionais delícias do evento e presente desde a 1ª Festa das Nações está a barraca japonesa, com Yakisoba e Sushi.  A coordenação fica por conta do ministro da Eucaristia, Silvio Marques Jianelli,  67. 

“É uma alegria muito grande, pois participo desde o início, quando foi idealizada pelo amigo Airton e abraçada por toda nossa comunidade. Uma festa para homenagear Nossa Senhora. Porém, esta será minha última participação, pois minha esposa e eu estamos de mudança”, explica o coordenador. 

Barracas inventem na decoração para atrair os presentes (Pascom Paroquial / Arquivo)

Ele compartilha que os preparativos para a festa deste ano já começaram. “A equipe da coordenação se reuniu para tomar algumas providências necessárias. Definimos o preço dos pratos, datas para preparação do frango, macarrão, corte de legumes e definição da quantidade.”

Para a preparação do Yakisoba, são necessários um pouco mais de 1 tonelada de itens entre frango, macarrão e legumes (cebola, cenoura, repolho, alho poró, cebolinha, couve-flor).  Silvio fala que o número de voluntários não é exato, porém 

para o corte e preparação do frango trabalham com no mínimo 20 pessoas. Já no macarrão, mais de 30 pessoas e na preparação e embalagem dos legumes, cerca de 100 voluntários. Algumas pessoas da barraca trabalham em todos os processos.

Voluntários já começaram o preparado dos alimentos para a festa (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Nos dias da festa temos tudo organizado: chapeiros, auxiliar dos chapeiros, equipes de embalagem e confecção das porções, pessoal de transporte dos ingredientes da câmara fria até as chapas, pessoal para manusear os panelões das chapas até os embaladores, equipe para atendimento ao público, caixas  e  coordenadores para gerenciar toda essa engrenagem”, explica Silvio. 

Durante esses 25 anos, Silvio ainda conta sua trajetória. “Nas primeiras edições, trabalhei na Barraca Árabe. Depois fui para a Barraca Japonesa, onde permaneço até hoje. Escolhi servir neste evento primeiramente porque Jesus Cristo me escolheu e depois porque se trata de um grande congraçamento de nossa comunidade, é um verdadeiro encontro de irmãos que trabalham com uma felicidade e dedicação incrível, na certeza de que o trabalho realizado por nós é nossa resposta à Deus. É o nosso ‘eis-me aqui’.”

O Rei e Rainha das Naçõe

Como parte das novidades neste Jubileu de Prata, haverá o concurso do Rei e da Rainha das Nações formado por 10 crianças sendo 5 meninos e 5 meninas. “Cada criança já irá começar com um vínculo com alguma barraca. Vai ter, por exemplo, o príncipe árabe, a princesa alemã e isso ajudará a impulsionar a venda nas barracas”, explica a organizadora da ação, Veridianna Ferreira Berbel, 37. 

Segundo ela, serão vendidas fichas, no valor de dois reais, e a criança que mais vender, será o Rei e a Rainha das Nações. A ideia veio do padre, que já realizava a ação em outra comunidade. 

Concurso premiará duas crianças durante a festa (Arte / Divulgação)

No dia, eles farão os anúncios e as crianças começarão a vender. Em determinado momento, será realizado o desfile dos participantes para que o público presente na festa conheça os príncipes e as princesas de cada país. No domingo, último dia do evento, será feita a contagem das fichas e anunciados os vencedores. 

Além do título de Rei e Rainha das Nações, as crianças vencedoras irão ganhar um presente surpresa.

Show de Prêmios 

Em 2024, o Show de Prêmios ganhou um novo formato, com novos prêmios e instituições beneficiadas. Ao todo, serão oito sorteios durante o ano, incluindo o prêmio de um carro zero. Esta ação é em parceria com a Diocese de Presidente Prudente e irá beneficiar, além do Santuário, mais quatro entidades: Seminário Diocesano de Presidente Prudente, Irmãs Carmelitas de Presidente Epitácio, Associação São Martinho de Lima de Presidente Prudente e a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe. 

Diversos prêmios serão sorteados ao longo deste ano (Arte / Divulgação)

“Neste ano, em especial pelo Jubileu, nós também pensamos em trabalhar o lado social da nossa Festa e com isso nós nos juntamos com a Diocese, na pessoa do nosso bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, e vamos trabalhar em conjunto no Show de Prêmios”, explica João Celso Russi, organizador da premiação.

No dia 07 de julho será o terceiro sorteio durante a Festa das Nações, com quatro premiações distintas, sendo: no 1º lugar: um pacote casal  para Porto Seguro (passagens + hotel) da S2 Milhas e Viagens; no 2º lugar: uma viagem casal para gramado de quatro dias da Muvi – Viagens Inteligentes (*as regras e especificações do produto sorteado estão disponíveis no site vivamuvi.com.br); no 3º lugar uma televisão e, em 4º lugar: mil reais em dinheiro. 

Lembrando que o Show de Prêmios será durante todos os meses deste ano e irá encerrar no dia 22 de dezembro, às 19h, quando o pároco do Santuário, padre Edcarlos Amorim Moreira, irá anunciar o ganhador do carro, um Fiat Mobi 0km. Confira todas as datas abaixo:

Ao todo, oito pessoas serão sorteadas (Arte / Divulgação)

Os números do “Show de Prêmios” poderão ser adquiridos com os coordenadores de pastorais e movimentos, na Secretaria da Igreja e com as entidades beneficentes e têm um custo de R$10,00. 

Preparações para os Jubileu de Prata

Para que o evento ocorra, as preparações já estão a todo vapor, com a participação da comunidade. Em torno de 700 a 1000 pessoas estarão envolvidas direta e indiretamente. 

Centenas de voluntários estão ligados ao evento (Pascom Paroquial / Arquivo)

A estrutura neste ano terá novidades, com a participação de exposições de empresas privadas. Tanto é que contará com um plano no patrocínio que está comercializando diferentes espaços para as marcas que pretendem apoiar a festa. 

“Existe um plano de mídia que envolve mídias digitais como instagram, e mídias tradicionais, como Outdoor, Faixa de Rua, Rádio, entre outras. Além disso, teremos oportunidade para as empresas participarem da festa apoiando as barracas, com presença em materiais decorativos, além de terem suas marcas divulgadas no telão digital, uma novidade na festa, e rádio interna. Teremos também espaços para empresas desenvolverem seus estandes e se relacionarem com o público”, explica  o publicitário, Fábio Rabello, 49. 

Empresas podem patrocinar ambientes da festa e aparecer no telão (Pascom Paroquial / Arquivo)

Para participar ou saber mais, as empresas poderão entrar em contato com a equipe pelo (18) 3223-5637 (WhatsApp) que a equipe organizadora agendará uma conversa e explicará todos os detalhes.

Serviço 

Com entrada gratuita, a abertura da 25ª edição da Festa das Nações ocorrerá na sexta-feira (05/07), às 18h, com a bênção do padre Edcarlos Amorim Moreira. No sábado (06/07), o evento tem início às 10h e vai servir as refeições no almoço e no jantar. No domingo (07/07), além do almoço, haverá o Show de Prêmios às 14h e a divulgação do Rei e da Rainha das Nações. O encerramento está previsto para às 16h.

Festa das Nações é considerada o maior evento gastronômico da região (Arte / Divulgação)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Edcarlos: conheça a história do nosso pároco que completou 49 anos

Nesta semana, o padre Edcarlos Amorim Moreira completou 49 anos de vida e mais de um ano à frente do Santuário Nossa Senhora do Carmo. Nesta matéria, você irá conhecer um pouco mais de suas raízes e história construída ao longo dos anos.  Filho de Manoel Moreira Neto e Ilza Amorim de Souza Moreira e […]

00CAPA

Novidade: Novena da Padroeira conta com teatros e homenagens

Dos dias 7 a 15 de julho, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realiza a Novena em homenagem à Padroeira. São nove dias que antecedem o dia da santa, que é celebrada em 16 de julho, com celebrações especiais. Convidamos você para conhecer um pouco de como tem sido esses dias e descubra mais sobre […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

25ª edição da Festa das Nações tem início nesta sexta (5)

O maior evento gastronômico de Presidente Prudente, promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo, chega à 25ª edição. O evento tem início nesta sexta-feira (05/07) e segue até o almoço de domingo (07/07). A famosa Festa das Nações, além de contar com diversos pratos típicos de 11 países, terá muitas novidades, como shows de prêmios […]