Home > Entenda mais sobre a Divina Misericórdia

Entenda mais sobre a Divina Misericórdia


compartilhe nas redes

Ao longo dos últimos dias, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo vem realizando a Novena da Divina Misericórdia, em preparação para a Festa da Misericórdia, que ocorrerá no próximo dia 11 de abril. 

Denominado de ‘Domingo da Misericórdia’ e, conforme as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a todos os representantes do país, essa data é marcada pelo Momento de Misericórdia, por meio do repicar dos sinos, com clamores e louvores. Este período representa a forma de manifestar sinais de esperança, fé e solidariedade, principalmente agora com a situação atual pela qual estamos vivendo. 

Na comunidade da Maristela,  o momento será realizado às 15h, diretamente da praça da Igreja, de forma on-line ou de dentro dos seus veículos na praça ou ao redor da igreja. 

Priscilla Braga, 45, voluntária na missão Mariana Braga, ministra da Eucaristia e uma das responsáveis por conduzir a Novena desde o início de 2020, relata que tem sido uma experiência única. “Começamos o ano passado, com o início da pandemia. O Astromar e eu abrimos uma live e falamos: ‘O que vamos fazer agora? Vamos rezar!’ E quando olhei no relógio, vi que era 15h. ‘Vamos rezar o Terço da Misericórdia’. Vimos que tinha algumas pessoas on-line, era 19 de março, e a partir daí não paramos mais”, destaca.

A ministra contou ainda que a devoção começou a fazer parte da sua vida quando recebeu uma relíquia de Santa Faustina de uma irmã do carmelo da cidade de Franca (SP). “Até então eu só tinha um conhecimento dessa devoção e foi a partir dessa relíquia que eu fui estudar, saber mais quem era a Santa Faustina, como aconteceu a aparição e o pedido de Jesus. A gente ter um pedacinho de uma veste de uma Santa, acaba sendo não só o chamado, mas um compromisso evangelização.”

História da Divina Misericórdia

No segundo domingo do Tempo Pascal, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída por São João Paulo II, no ano 2000, durante a missa de canonização de Maria Faustina Kowalska, a Santa Faustina. 

A devoção à Divina Misericórdia surgiu por meio de revelações à Santa, após passar por uma noite de provações físicas, morais e espirituais em fevereiro de 1931, na Polônia. O próprio Jesus Cristo se revela a ela de modo particular, expondo a centralidade do mistério da misericórdia divina. 

Sobre a sua primeira visão, ela conta: “Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Logo depois, Jesus me disse: ‘Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em vós’” (Diário 47).

Maria Faustina Kowalska, a Santa Faustina (Blog Divina Misericórdia / Reprodução)

Ao longo de um diário escrito pela Santa, há detalhes que Jesus a escolheu para ser a secretária, apóstola, testemunha e dispensadora da divina misericórdia.

Em uma das revelações, Jesus pediu: “Às três horas da tarde, implora a Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão…” (D 1320).

Testemunho

Sonia Maria Pádua de Castro Oliveira, 65, voluntária na Pastoral da Saúde e Leitores, conta que ela e sua família sempre foram devotos da Divina Misericórdia. “É muito linda a história e o testemunho da vida de Santa Faustina. Ela é muito simples, humilde e nos ensina o quanto devemos ser obedientes a Palavra de Jesus e a fazer a nossa entrega inteira ao seu Amor Misericordioso.”

A voluntária afirma que já recebeu muitas graças por meio da novena e o terço à Divina Misericórdia. Uma delas foi a cura de um tumor maligno raríssimo no ovário. Outra é a recuperação do marido que teve a Covid-19.

“Nessa pandemia mesmo, meu marido foi contaminado. Ele foi assintomático. Quando descobrimos, estava com os pulmões comprometidos, apresentou queda de saturação de oxigênio e foi para UTI. Meus filhos, os netos, alguns amigos e eu rezamos o terço da Misericórdia durante todo o tempo. Graças a Deus, a cura aconteceu! ”, diz Sonia.

Sonia durante visita a Wadowice, município da Polônia, onde fica o Santuário de Santa Faustina (Sonia Oliveira / Cedida)

Além de casos de recuperação da Covid-19, Priscilla Braga também conta que por meio da novena da Divina Misericórdia, as pessoas têm recebido diversas graças como a conquista do emprego, a vitória em causas judiciais que desenrolaram mesmo em meio a pandemia, pessoas que não conseguiam engravidar e tiveram filhos, crianças que nasceram prematuras e sobreviveram, cirurgia de câncer com sucesso e medicamentos que as pessoas faziam um tempo que tentavam ganhar e conseguiram.

Hora da Misericórdia

Diante dos ensinamentos à Santa, é possível compreender que Cristo espera que exatamente às três horas da tarde, façamos uma parada para clamar a misericórdia divina por si mesmo e pelos pecadores do mundo inteiro, como também recordemos na fé o seu sofrimento por cada pessoa. 

De acordo com o blog oficial da Divina Misericórdia, durante este tempo, não devemos apenas pedir a misericórdia, mas glorificar por este excelentíssimo atributo divino. O momento da oração pode ser realizado em qualquer lugar e apesar de ser recomendado que se faça a Via-Sacra, pode ser utilizada qualquer oração, como exemplo o terço da divina misericórdia.

Diversas paróquias celebram o dia da Divina Misericórdia (Pascom Paroquial / Arquivo)

Significado

A palavra “misericórdia” tem origem em dois termos latinos: “Miserere” e “cor”. A primeira palavra remete à piedade, compaixão implorada por quem se encontra numa grande tribulação. Já o termo “Cor” refere-se ao coração, que na compreensão cristã diz respeito ao centro da vida espiritual, sede dos sentimentos de alegria, dor, amor e serenidade. 

De fato, a misericórdia é a manifestação do amor de Deus e sua bondade gratuita para com os seres humanos, sem excluir ninguém. Tanto que sua misericórdia se evidenciou justamente quando Ele ofereceu seu único filho para morrer no lugar de todos, por meio da crucificação, e ofereceu perdão e reconciliação. 

Durante a Audiência Geral da última quarta-feira (07/04), o papa Francisco citou São João Paulo II, dizendo ao instituir a Festa da Divina Misericórdia, ele “nos recorda que a liturgia parece traçar o caminho da misericórdia que, enquanto reconstrói a relação de cada um com Deus, suscita também entre os homens novas relações de fraterna solidariedade”.

 

Rezemos juntos o Terço da Misericórdia

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se: Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro. Ao invés das Ave-Marias, reza-se: Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro (10 vezes). Ao final do terço, reza-se: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Oração de uma simplicidade impressionante, e cujos frutos mais ainda tornam estupefatas as pessoas!

Unidos na luta contra a pandemia, peçamos a misericórdia de Deus neste momento de tribulação no mundo inteiro. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração

Durante algumas celebrações aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo, você já deve ter se deparado com pessoas usando uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. A razão é que elas fazem parte do Apostolado da Oração (AO), movimento eclesial que procura viver a espiritualidade apostólica e eucarística, que nasce do Sagrado Coração de Jesus […]

CAPA

Santuário celebra Festa da Divina Misericórdia neste domingo (7)

Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.  “A celebração da Divina Misericórdia é para nós […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (2)

Juventude da Maristela impressiona na participação da Semana Santa

De 24 a 31 de março, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações especiais da tradicional Semana Santa 2024, com muitas novidades e intensa participação dos jovens na condução das atividades. Foi durante esses dias que a comunidade se uniu para celebrar todo triunfo de Cristo e anunciar sua paixão por […]