Home > Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário

Doutores da Alegria: Jovens animam e evangelizam crianças no Santuário


Todas as quartas-feiras, o Santuário Nossa Senhora do Carmo fica repleto de fiéis de toda região que participam do tradicional Grupo de Oração. Mas você sabia que, paralelamente a isso, jovens da comunidade atuam com os doutores da alegria no Salão Paroquial? 

De maneira simplificada, os “doutores” são uma pastoral criada para evangelizar as crianças enquanto seus pais estão ouvindo a Palavra de Deus, louvando e rezando no grupo dentro da Igreja. 

Cerca de 60 voluntários ajudam no doutores da alegria (João Pedro Rodrigues / Cedida)

“Somos uma pastoral na qual tem como maior missão, evangelizar as crianças da forma mais pura de amor que Jesus ensinou, através de gestos e cuidados. Os doutores nos mostram muito mais do que palavras bonitas, simples atitudes de amor e carinho, mas faz com que desde pequenos esses recebam o amor de Deus”, explica um dos coordenadores do grupo, João Pedro de Sousa Rodrigues, 22.

A cada semana, os “doutores” possuem uma programação que envolve dança de músicas da Igreja, brincadeiras, teatro que tem a ideia de evangelizar e uma partilha da Palavra de Deus, de forma simples, com as crianças. “Fora isso, nós sempre procuramos trazer novas ideias para o momento e, todo final de encontro, fazemos algo especial com um tema”, afirma o coordenador.

Encontros contam com teatros, músicas, dinâmicas e partilha da Palavra (João Pedro Rodrigues / Cedida)

São cerca de 60 voluntários divididos em duas equipes: criação e mídia. Isabela Soares de Melo, 16, faz parte da equipe de criação desde 2018, contribuindo para a organização das brincadeiras e dos teatros. “Nosso trabalho é muito importante. Eu amo ficar dentro da igreja e das crianças.”

Isabela [na ponta da direita] junto com as voluntárias do doutores da alegria (Isabela Melo / Cedida)

“Os adolescentes da nossa comunidade realizam um trabalho imprescindível junto às crianças, onde também servem e se encontram, uma dupla finalidade: celebrar, através da alegria, o servir junto a cada um, acolhendo as crianças, onde os pais estão também se abastecendo”, destaca o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

Serviço 

Os “doutores” ocorrem todas às quartas-feiras, no Salão Paroquial, localizado na rua lateral da Igreja, ao lado da secretaria. As crianças podem ser levadas durante o horário do Grupo de Oração, por volta das 20h até o encerramento da espiritualidade. O serviço voluntário é gratuito. 

“Todos os jovens a partir do CES, FAC, JOAM, são convidados a dar sequência a este chamado que receberam, este amor de Deus que experimentaram em nossos acampamentos e, por isso, os doutores também são uma porta de entrada para seguirem aquilo que vivenciaram nos acampamentos”, diz padre Rodrigo Gomes.

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós será com missas, quermesse e caminhada

No próximo dia 15 de agosto, a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, do bairro União, celebrará com alegria e devoção o dia de sua padroeira. A programação especial contará com Santa Missa, momentos de oração e outras atividades que expressam o amor e a fé dos devotos. A capela fica localizada no km 2,5 […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Paróquia promove Semana da Família com missas diárias e curso sobre São José

De 10 a 16 de agosto, a Igreja no Brasil celebrará a Semana Nacional da Família, uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A data é um convite para que as comunidades se reúnam em oração, reflexão e ações concretas em favor da vida familiar, […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Subida ao Monte Carmelo: uma caminhada de fé, silêncio e encontro com Deus

Com paisagens marcadas pela natureza, partilhas e momentos de espiritualidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou no mês de julho a III Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, reunindo 56 participantes em um percurso de 60 km. A caminhada, que teve início no Centro de Formação da Paróquia e terminou na Igreja Matriz, nasce como […]