Todo cristão tem a responsabilidade de ser testemunha viva do amor de Jesus e não é à toa que Ele deixou o mandamento “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Marcos 16,15). Contudo, existem algumas pessoas que têm a vocação, ou seja, respondem ao chamado de Deus para servir, amar, viver em comunidade, transmitir essa presença Dele e se doam inteiramente à obra divina.
O primeiro passo para dizer “sim” a essa linda vocação é se tornar um seminarista e, na liberdade, responder a Ele, deixando de viver para si, mesmo em um mundo do qual o desejo pessoal prevalece. Como o próprio Papa emérito Bento XVI, em um encontro de seminaristas nos Estados Unidos (EUA), em 2008, disse: “são jovens que se encontram num tempo forte de busca de um relacionamento pessoal com Cristo, um encontro com Ele, na perspectiva de uma importante missão na Igreja”.
Este ano, o Santuário Nossa Senhora do Carmo enviou dois jovens ao seminário: Guilherme Marques Palma, de 14 anos, e André Junior da Silva Santos, de 20 anos. Ambos frequentam a Capela São Brás no Parque Alexandrina.
Mesmo com pouca idade, Guilherme já era ativo na igreja servindo no Acolitato e frequentava a catequese na capela. Ele conta que o desejo pelo sacerdócio surgiu aos cinco anos, durante uma missa no Santuário. “Cheguei em casa querendo brincar de celebrar a missa e daí foi preenchendo esta vontade de ser padre.”
Guilherme com sua família na Capela São Brás (Guilherme Palma / Cedida)
Durante os anos, ele teve como inspiração os padres Antônio Girotti (Tutti), Rafael Moreira, Rafael Sotocorno, Rodrigo Moreno e agora o padre Edcarlos. O jovem revela o motivo por ter respondido o chamado: “escolhi o sacerdócio por causa do serviço com a igreja, com a eucaristia, que é muito importante e porque o padre é a pessoa de Cristo”, fala Guilherme.
Guilherme recebendo do reitor a cruz diocesana (Guilherme Palma / Cedida)
Um pouco mais velho, o segundo vocacionado, André, também desde criança serve na igreja como acólito. Ele compartilha que seu chamado ocorreu há sete anos.
“Desde criança, eu gostava de brincar de missa ou de algumas coisas relacionadas à igreja. Porém, aos poucos, fui deixando de lado até meados de 2017, onde senti o chamado de Deus novamente, primeiro ao sacerdócio, depois para a vida religiosa”, conta o jovem.
Para ele, Deus é sua razão, assim como é n’Ele que encontra sua vida e os motivos para continuar. Foi nesse sentido que o levou a responder o seu chamado. “Senti o chamado a vivenciar mais radicalmente o batismo pelos conselhos evangélicos e dediquei-me à missão, até que após anos de procura e acompanhamento vocacional, encontrei na congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), o carisma que Deus sonhou para mim. Contemplar, anunciar, ser a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e assistir os pobres, que são os crucificados de hoje.”
Família do André reunida (André Santos / Cedida)
André ainda compartilha que sua inspiração inicial foi o padre Marcelo Rossi, já que era muito presente em sua infância e depois conheceu padres voltados à área intelectual, como o padre Paulo Ricardo e o padre Gabriel Vila Verde.
Diferente do outro vocacionado, André irá para uma casa da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), Província Getsêmani, localizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Colombo (PR).
“No discernimento vocacional aprendemos sobre uma ‘coisa’ chamada carisma, que podemos dizer que é o estilo de vida ou ainda a regra de vida. Nos passionistas, contemplamos a Paixão de Jesus Cristo e o carisma é Ser e Fazer memória da Sagrada Paixão. Comigo, eu buscava por um estilo de vida que tivesse esse carisma”, explica o jovem.
Prestes a ir para sua ‘nova casa’, o vocacionado descreve como estão sendo esses dias: “sinto um pouco de ansiedade e alegria, fico feliz por estar seguindo com a decisão. É difícil sair de casa e mudar de Estado, mas é preciso. Imagino que para estudar ou na própria vida secular, isto aconteceria hora ou outra. Mas ao mesmo tempo, meus pais me apoiam bastante e isso ajuda a vencer”.
Serviço
Se assim como Guilherme e André, você também sente um desejo em seguir o caminho sacerdotal, entre em contato com o Santuário, agende uma conversa com o padre Edcarlos.
Você também pode procurar o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) e participar do Acompanhamento Vocacional. O número é o (18) 99129-1537. É uma oportunidade de você conhecer a casa, ter contato com os seminaristas, saber mais sobre a rotina e discernir melhor a vocação.
Neste mês de outubro, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu uma profunda experiência de fé ao participar de uma peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, pelo tradicional Caminho da Fé, que atravessa a Serra da Mantiqueira. A iniciativa foi coordenada por Lucimar Faria, 55, responsável pelo Acampamento Magnificat e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo deu início a um novo projeto pastoral que tem fortalecido os laços de fé e trazido proximidade entre os fiéis: a visita dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística às casas da comunidade para momentos de oração, bênção e celebração da Palavra. A iniciativa, idealizada pelo pároco, Pe. Edcarlos […]
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]