Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já abertas.
A formação intitulada “Discipulado” é um curso originado da antiga Escola de Formação de Evangelizadores, conhecida como Evangelização 2000. Implantado na paróquia ainda na década de 1990, o curso mantém até hoje sua metodologia baseada em ensinos, dinâmicas e vivências espirituais.
Última edição do evento ocorreu em 2018 (Missão Mariana Braga / Reprodução)
“O objetivo é aprofundar a espiritualidade e levar a pessoa a optar conscientemente por ser discípula de Jesus, tendo-O como seu único Mestre”, destaca Astromar Miranda Braga, um dos primeiros coordenadores da formação.
Voltado especialmente para aqueles que já passaram por uma primeira experiência de conversão — seja em acampamentos, no curso Enchei-vos ou em outras atividades de evangelização — o Discipulado convida os participantes a dar passos mais firmes e profundos na caminhada da fé.
Formação é realizada em três dias por meio de dinâmicas, orações e ensinos (Roberto Pellini / Cedida)
“O objetivo é oferecer um caminho de aprofundamento e posicionamento na vida cristã, levando os participantes a assumirem um verdadeiro compromisso com o seguimento de Jesus”, explica Roberto Pellini Junior, membro da Missão Mariana Braga e um dos coordenadores do curso.
Com uma programação intensa distribuída em três dias inteiros, o curso mescla ensinos, dinâmicas e momentos fortes de oração, buscando fortalecer a identidade do cristão como discípulo de Cristo. A iniciativa é organizada pelo FOCA (Formação de Carismáticos) da paróquia, em parceria com a Missão Mariana Braga.
Missionários ministrando o curso em Guarapuava (PR) em 2016 (Missão Mariana Braga / Reprodução)
Atualmente, 27 pessoas já estão inscritas, mas ainda há vagas disponíveis para esta edição. Segundo Roberto, o retorno do curso é uma oportunidade ímpar para a comunidade: “Trata-se de uma formação que sempre deu muitos frutos espirituais. Com certeza será um tempo de graça para todos que participarem”.
Luciane Moraes, 56 anos, membro do Ministério de Cura e Libertação e formadora, participou do Curso de Discipulado há cerca de 20 anos e relembra com gratidão a experiência transformadora: “Esse curso foi um divisor de águas na minha vida espiritual e pessoal. Ajudou-me a discernir a voz de Deus, a confiar plenamente em Suas mãos e aprofundou minha intimidade com Ele. Foi o despertar da minha vida missionária!”
Luciane destaca que o curso foi um divisor de águas em sua vida ministerial (Luciane Moraes / Cedida)
De acordo com ela, o curso é essencial aos fiéis da comunidade, pois fará com que os participantes compreendam seu chamado ministerial e será uma oportunidade de crescimento e amadurecimento na fé.
Serviço
As inscrições para o Curso do Discipulado, que será realizado entre os dias 25 e 27 de abril, seguem abertas clicando aqui. Destinado a servos de pastorais, movimentos, acampamentos, líderes, coordenadores, diretores e a todos que desejam crescer na missão evangelizadora, o curso tem como proposta proporcionar um aprofundamento na fé e na espiritualidade.
A idade mínima para participar é 25 anos, e o valor do investimento é de R$ 200,00. As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com a Missão Mariana Braga pelos telefones (18) 3903-3322 ou (18) 99711-2185 para mais informações e orientações sobre a inscrição.
A música sempre ocupou um lugar especial na liturgia da Igreja Católica. Muito mais do que embelezar as celebrações, ela ajuda os fiéis a rezarem, meditarem e elevarem o coração a Deus. Com esse propósito nasceu o grupo vocal Vozes do Carmelo, novo projeto musical do Santuário Nossa Senhora do Carmo, que reúne cantores e […]
A celebração de Corpus Christi reunirá milhares de fiéis de toda a Diocese de Presidente Prudente no próximo dia 4 de junho (quinta-feira), em uma das manifestações públicas de fé mais tradicionais da Igreja Católica. Como já é tradição, as paróquias da 1ª Região Pastoral se reúnem para organizar uma única celebração solene no centro […]
O Santuário Nossa Senhora do Carmo passa a contar com uma nova iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado com os fiéis: a criação da Pastoral da Escuta. A proposta é oferecer um espaço seguro de diálogo, acolhida e orientação para pessoas que enfrentam dificuldades pessoais, emocionais ou espirituais e necessitam de alguém disposto a ouvir […]
A comunidade do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Carmo viveu um momento histórico e inesquecível neste sábado, 16 de maio de 2026. Às 11h, fiéis, pastorais, movimentos, religiosos e autoridades participaram da Santa Missa de Criação e Instalação do Santuário Diocesano, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. A celebração marcou oficialmente a […]