O canto, seja individual ou coletivo, ocupa um papel importante na igreja. É por meio dele que abrimos o caminho para adoração, transformação, comunhão e inspiração para chegarmos até ao Pai. Na Bíblia é possível encontrar diversos exemplos onde o canto exerce um papel importante ao ser colocado na frente dos exércitos e vencer batalhas como na queda do muro de Jericó.
No século XII, surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade, o canto coral é amplamente difundido e é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes que realizam um trabalho de grande aceitação.
No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o Coral da Catequese deu início a preparação de cerca de 13 crianças. Já foram três ensaios que buscaram prepará-los para as apresentações em eventos e missas. Nas aulas, são ensaiadas canções próprias das missas, adequadas para cada momento da liturgia, bem como noções básicas de canto e principalmente ensinamentos sobre a alegria em servir a Deus.
Ideia
Evelyn Rodenas e Paulo Alexandre da Silva são os responsáveis pela condução do coral. Em 2021, o casal teve a ideia de ensaiar crianças da comunidade para cantar algumas músicas natalinas na missa de Natal da Capela São Luís Gonzaga. O padre Rodrigo Gomes de Moreno aprovou a ideia, os ensaios deram certo e a apresentação emocionou a comunidade.
Primeira apresentação conduzida por Evelyn e Paulo ocorreu no Natal de 2021 (Pascom Paroquial / Arquivo)
Tempos depois, surgiu uma nova oportunidade. “O padre Rodrigo sempre teve a vontade de que crianças cantassem na missa das crianças que ocorrem no Santuário nos domingos de manhã. Ele conversou com a coordenadora da catequese, a Natalina, e nos foi feito o convite para dar início ao projeto.”
Projeto
O projeto desenvolvido pelo casal vai muito além da música. “Queremos que elas se tornem cristãos, que entendam o milagre que ocorre nas celebrações da Eucaristia. Vamos explicar sobre as partes da missa, sobre a liturgia, sobre o papel da música, mas principalmente sobre a riqueza de estar contribuindo com nosso pouco para que a graça de Deus chegue até o coração das pessoas.”
Os ensaios tiveram início recentemente e ainda não houveram apresentações do grupo. Em breve, eles farão parte da escala de músicos das missas das crianças que ocorre aos domingos de manhã.
Para o sacerdote, ensinar música aproxima de Deus e traz benefícios. “A música é um primeiro passo que sempre está próximo das liturgias, dos encontros, dos retiros e, como nos dizia Santo Agostinho, ‘quem canta reza duas vezes’. Participando dos ensaios e encontrando-se com outras crianças, elas fazem novas amizades e colocam seus dons a serviço da comunidade”, afirma o padre Rodrigo.
Maria Fernanda Navarro Manfrim, 41, é mãe da Maria Navarro Manfrim de 10 anos, que faz parte do Coral da Catequese. Segundo ela, a filha sempre gostou muito de cantar e participar das atividades da Igreja.
Maria Fernanda Manfrim ao centro com o marido e a filha do coral (Maria Fernanda Manfrim / Cedida)
“Acho de extrema importância ela fazer parte das atividades da igreja, pois Deus é tudo em nossas vidas, e diante do mundo que estamos vivendo hoje, precisamos orientar nossos filhos e estar cada vez mais próximos de Deus”, enfatiza Maria Fernanda Manfrim.
Serviço
O Coral da Catequese está sempre aberto para receber novas crianças. Devido às férias da Catequese, o projeto ficará pausado e retornará após esse período. Assim que retomarem as atividades, o mesmo será divulgado para ingresso de novas crianças.
“Nós trabalhamos a acolhida logicamente para todas as faixas etárias e as crianças são essenciais dentro do trabalho evangelizador e a música também é educacional, cria disciplina”, afirma o padre.
Com o objetivo de acolher, confortar e integrar os doentes e idosos na vida da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza, toda primeira sexta-feira do mês, às 15h, a Missa da Saúde. A celebração, iniciada em 2024, é organizada com carinho e dedicação pela Pastoral da Saúde, e conta com a presença de […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]