O canto, seja individual ou coletivo, ocupa um papel importante na igreja. É por meio dele que abrimos o caminho para adoração, transformação, comunhão e inspiração para chegarmos até ao Pai. Na Bíblia é possível encontrar diversos exemplos onde o canto exerce um papel importante ao ser colocado na frente dos exércitos e vencer batalhas como na queda do muro de Jericó.
No século XII, surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade, o canto coral é amplamente difundido e é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes que realizam um trabalho de grande aceitação.
No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o Coral da Catequese deu início a preparação de cerca de 13 crianças. Já foram três ensaios que buscaram prepará-los para as apresentações em eventos e missas. Nas aulas, são ensaiadas canções próprias das missas, adequadas para cada momento da liturgia, bem como noções básicas de canto e principalmente ensinamentos sobre a alegria em servir a Deus.
Ideia
Evelyn Rodenas e Paulo Alexandre da Silva são os responsáveis pela condução do coral. Em 2021, o casal teve a ideia de ensaiar crianças da comunidade para cantar algumas músicas natalinas na missa de Natal da Capela São Luís Gonzaga. O padre Rodrigo Gomes de Moreno aprovou a ideia, os ensaios deram certo e a apresentação emocionou a comunidade.
Primeira apresentação conduzida por Evelyn e Paulo ocorreu no Natal de 2021 (Pascom Paroquial / Arquivo)
Tempos depois, surgiu uma nova oportunidade. “O padre Rodrigo sempre teve a vontade de que crianças cantassem na missa das crianças que ocorrem no Santuário nos domingos de manhã. Ele conversou com a coordenadora da catequese, a Natalina, e nos foi feito o convite para dar início ao projeto.”
Projeto
O projeto desenvolvido pelo casal vai muito além da música. “Queremos que elas se tornem cristãos, que entendam o milagre que ocorre nas celebrações da Eucaristia. Vamos explicar sobre as partes da missa, sobre a liturgia, sobre o papel da música, mas principalmente sobre a riqueza de estar contribuindo com nosso pouco para que a graça de Deus chegue até o coração das pessoas.”
Os ensaios tiveram início recentemente e ainda não houveram apresentações do grupo. Em breve, eles farão parte da escala de músicos das missas das crianças que ocorre aos domingos de manhã.
Para o sacerdote, ensinar música aproxima de Deus e traz benefícios. “A música é um primeiro passo que sempre está próximo das liturgias, dos encontros, dos retiros e, como nos dizia Santo Agostinho, ‘quem canta reza duas vezes’. Participando dos ensaios e encontrando-se com outras crianças, elas fazem novas amizades e colocam seus dons a serviço da comunidade”, afirma o padre Rodrigo.
Maria Fernanda Navarro Manfrim, 41, é mãe da Maria Navarro Manfrim de 10 anos, que faz parte do Coral da Catequese. Segundo ela, a filha sempre gostou muito de cantar e participar das atividades da Igreja.
Maria Fernanda Manfrim ao centro com o marido e a filha do coral (Maria Fernanda Manfrim / Cedida)
“Acho de extrema importância ela fazer parte das atividades da igreja, pois Deus é tudo em nossas vidas, e diante do mundo que estamos vivendo hoje, precisamos orientar nossos filhos e estar cada vez mais próximos de Deus”, enfatiza Maria Fernanda Manfrim.
Serviço
O Coral da Catequese está sempre aberto para receber novas crianças. Devido às férias da Catequese, o projeto ficará pausado e retornará após esse período. Assim que retomarem as atividades, o mesmo será divulgado para ingresso de novas crianças.
“Nós trabalhamos a acolhida logicamente para todas as faixas etárias e as crianças são essenciais dentro do trabalho evangelizador e a música também é educacional, cria disciplina”, afirma o padre.
Com alegria e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), celebra uma importante conquista de seu pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, que acaba de assumir o cargo de Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O mandato segue até […]
A espiritualidade, a alegria e o ardor missionário dos acampamentos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), chegaram longe. Pela primeira vez, um acampamento promovido por missionários da comunidade foi realizado em nível internacional, levando a experiência transformadora da fé a fiéis de diferentes países. A iniciativa nasceu após a participação do […]
Com o propósito de aproximar a juventude da Igreja e fortalecer a vivência da fé, o Grupo “Entre Nós” ocorre todas às terças-feiras, às 20h15, no auditório 1 da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP). Voltado para jovens a partir dos 17 anos, o grupo, fundado em agosto deste ano, tem como […]
Nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira), os catequistas da Diocese participaram de uma formação especial com o tema “Catequese Digital”. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), e teve como assessor Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG). A formação […]