O canto, seja individual ou coletivo, ocupa um papel importante na igreja. É por meio dele que abrimos o caminho para adoração, transformação, comunhão e inspiração para chegarmos até ao Pai. Na Bíblia é possível encontrar diversos exemplos onde o canto exerce um papel importante ao ser colocado na frente dos exércitos e vencer batalhas como na queda do muro de Jericó.
No século XII, surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade, o canto coral é amplamente difundido e é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes que realizam um trabalho de grande aceitação.
No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o Coral da Catequese deu início a preparação de cerca de 13 crianças. Já foram três ensaios que buscaram prepará-los para as apresentações em eventos e missas. Nas aulas, são ensaiadas canções próprias das missas, adequadas para cada momento da liturgia, bem como noções básicas de canto e principalmente ensinamentos sobre a alegria em servir a Deus.
Ideia
Evelyn Rodenas e Paulo Alexandre da Silva são os responsáveis pela condução do coral. Em 2021, o casal teve a ideia de ensaiar crianças da comunidade para cantar algumas músicas natalinas na missa de Natal da Capela São Luís Gonzaga. O padre Rodrigo Gomes de Moreno aprovou a ideia, os ensaios deram certo e a apresentação emocionou a comunidade.
Primeira apresentação conduzida por Evelyn e Paulo ocorreu no Natal de 2021 (Pascom Paroquial / Arquivo)
Tempos depois, surgiu uma nova oportunidade. “O padre Rodrigo sempre teve a vontade de que crianças cantassem na missa das crianças que ocorrem no Santuário nos domingos de manhã. Ele conversou com a coordenadora da catequese, a Natalina, e nos foi feito o convite para dar início ao projeto.”
Projeto
O projeto desenvolvido pelo casal vai muito além da música. “Queremos que elas se tornem cristãos, que entendam o milagre que ocorre nas celebrações da Eucaristia. Vamos explicar sobre as partes da missa, sobre a liturgia, sobre o papel da música, mas principalmente sobre a riqueza de estar contribuindo com nosso pouco para que a graça de Deus chegue até o coração das pessoas.”
Os ensaios tiveram início recentemente e ainda não houveram apresentações do grupo. Em breve, eles farão parte da escala de músicos das missas das crianças que ocorre aos domingos de manhã.
Para o sacerdote, ensinar música aproxima de Deus e traz benefícios. “A música é um primeiro passo que sempre está próximo das liturgias, dos encontros, dos retiros e, como nos dizia Santo Agostinho, ‘quem canta reza duas vezes’. Participando dos ensaios e encontrando-se com outras crianças, elas fazem novas amizades e colocam seus dons a serviço da comunidade”, afirma o padre Rodrigo.
Maria Fernanda Navarro Manfrim, 41, é mãe da Maria Navarro Manfrim de 10 anos, que faz parte do Coral da Catequese. Segundo ela, a filha sempre gostou muito de cantar e participar das atividades da Igreja.
Maria Fernanda Manfrim ao centro com o marido e a filha do coral (Maria Fernanda Manfrim / Cedida)
“Acho de extrema importância ela fazer parte das atividades da igreja, pois Deus é tudo em nossas vidas, e diante do mundo que estamos vivendo hoje, precisamos orientar nossos filhos e estar cada vez mais próximos de Deus”, enfatiza Maria Fernanda Manfrim.
Serviço
O Coral da Catequese está sempre aberto para receber novas crianças. Devido às férias da Catequese, o projeto ficará pausado e retornará após esse período. Assim que retomarem as atividades, o mesmo será divulgado para ingresso de novas crianças.
“Nós trabalhamos a acolhida logicamente para todas as faixas etárias e as crianças são essenciais dentro do trabalho evangelizador e a música também é educacional, cria disciplina”, afirma o padre.
Todas as terças-feiras, às 20h30, na Capela do Salão Paroquial, ocorre o encontro espiritual Amigos do Trekking, um momento semanal de oração, louvor e adoração, promovido por campistas do Acampamento Trekking e aberto a toda comunidade. O projeto nasceu há cerca de 15 anos, quando um grupo de campistas começou a se reunir para rezar […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo convida todos os fiéis para participar das celebrações em honra a São Padre Pio, padroeiro da capela localizada no Parque Furquim. O tríduo preparatório será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, com a presença de padres convidados, e a Festa do Padroeiro ocorrerá no dia 23 […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo viveu momentos de intensa alegria e espiritualidade no mês de agosto, com a investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MECEs) e de acólitos. A comunidade paroquial acolheu, no total, 297 novos ministros no mês de agosto, sendo 87 no dia 09/08; 112 no dia 10/08; e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo lançou recentemente o livrinho para colorir “Colorindo com Nossa Senhora do Carmo”, uma iniciativa da Pastoral da Catequese com o objetivo de arrecadar recursos para a construção do Centro de Catequese da Capela São Luís Gonzaga, localizada no Parque Primavera. O material está sendo vendido por R$ 40,00 durante […]